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    Quadrinhos versus a Literatura no Enem pela Veja [Reflexão]

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    Quadrinhos versus a Literatura no Enem pela Veja [Reflexão] Empty Quadrinhos versus a Literatura no Enem pela Veja [Reflexão]

    Mensagem por T_thiago Ter Out 18, 2011 9:26 am

    Achei o assunto pertinente. Afinal Veja é da Editora Abril e estamos sempre comentando a forma como a Abril trata sua linha de quadrinhos. A questão de certas classes brasileiras sempre verem os quadrinhos com preconceito em face a literatura também é uma questão cultural que sempre levanta suas polêmicas.

    Segue matéria que acabo de ler no Blog dos Quadrinhos.

    Fonte: http://blogdosquadrinhos.blog.uol.com.br/arch2011-10-01_2011-10-31.html#2011_10-14_12_35_31-135059040-28

    14.10.11

    Carta aberta à revista Veja

    Prezados,

    li com atenção à reportagem publicada na edição desta semana de "Veja", intitulada "A Pedagogia do Garfield", sobre a presença de questões de literatura na prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), elaborado pelo governo federal.

    Afora a validade e a pertinência da pesquisa realizada por docentes do Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), parece-me haver alguns equívocos na leitura do estudo e na forma como foi comparado com as histórias em quadrinhos.

    A respeito da leitura dos dados, a revista diz que "a literatura está virtualmente ausente do Enem" e que o importante para o jovem que presta a prova "é saber interpretar uma história em quadrinhos". Há, nisso, uma interpretação errônea do estudo, cujas conclusões são reproduzidas pela própria publicação.

    Tabela apresentada na reportagem dá conta de que o Enem pautou seus enunciados em textos de poesia (58 questões), crônica (21), romance (20), conto (5) e drama (1). O total, portanto, chega a 105 questões sobre gêneros literários, número maior que os demais itens, histórias em quadrinhos (32), crítica (21) e canção (14).

    Logo, há presença, sim, de literatura no exame, ao contrário do que sugere a reportagem. E presença três vezes maior que o volume de histórias em quadrinhos.

    Deve-se concordar, no entanto, com a interpretação de que romancistas importantes de nossa literatura - e o romance em si - tenham sido pouco ou quase nunca trabalhados em questões da prova. Isso se configura um ponto a ser reavaliado pelos responsáveis pelo Enem. Mas dificilmente irá gerar no ensino médio o desaparecimento da literatura caso a situação assim continue, como indica uma das entrevistadas da matéria.

    O outro ponto da reportagem que nos parece carecer de ajuste é no tocante à forma como a pesquisa foi comparada com as histórias em quadrinhos. Há dois aspectos a serem observados sobre isso.

    O primeiro é que se trata de analogias distintas. A literatura é composta de diferentes gêneros, como bem ilustra a arte que compõe a matéria e já citada nesta carta. O mesmo vale aos quadrinhos. Estes possuem uma gama ampla de gêneros, como as tiras cômicas, as histórias infantis, as de super-heróis e as reportagens em quadrinhos, para ficarmos em quatro exemplos.

    Vê-se, portanto, que comparar cinco gêneros literários (poesia, crônica, romance, conto e drama) com um rótulo que abriga diferentes outros gêneros, caso dos quadrinhos, configura algo inarticulável e, por consequência, nubla uma eventual tentativa articulação dessa ordem.

    O segundo aspecto a ser observado no tocante à forma como os quadrinhos foram trabalhados na matéria é a sugestão de que exista uma hierarquia de leituras, na qual tiras como "Garfield", "Mafalda" e "Hagar" - todas usadas no Enem - estariam num grau de complexidade e qualidade inferior ao literário. Isso fica expresso na matéria em trechos como:

    "A começar pela valorização desmesurada das histórias em quadrinhos - o segundo gênero mais cobrado na prova, atrás apenas de poesia (veja o quadro abaixo) -, o exame mostra desproporções e equívocos de toda ordem."
    "Não seria mau que, em uma prova destinada a avaliar todos os conteúdos do ensino médio, cerca de 13% das questões fossem dedicadas à cultura literária. Mas esse número inclui modalidades como histórias em quadrinhos e letras de canções populares, respectivamente segundo e sexto lugares entre os gêneros mais exigidos no Enem."
    "O Enem contribui para construir um país mais iletrado."

    Há um explícito tom de espanto da reportagem tanto sobre o volume de questões pautadas em histórias em quadrinhos (32) quanto pelo conteúdo por estas apresentado, que ajudaria a construir um país "iletrado".

    Uma vez mais, são comparações de ordens diferentes. Não se pode atribuir ao pouco volume de questões sobre romances e seus autores à pura presença de questões sobre quadrinhos que, reitera-se, aparecem em menor número que as literárias.

    Existem pesquisas que comprovam o volume de informações a serem acionadas pelos leitores no processo de construção de sentido de uma tira cômica, como as elencadas pela reportagem e trabalhadas no Enem. Ler um texto assim, verbal escrito e visual, integra a Lei de Diretrizes Básicas da Educação e as orientações dos PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais), ambos instaurados no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

    Pertence aos PCN também a nomenclatura "Linguagens, códigos e suas tecnologias", usada para o ensino médio e que causou outro estranhamento exposto na reportagem ("... podem ser usados para avaliações de gramática (se é que a palavra ainda faz sentido no meio das tais linguagens, códigos e suas tecnologias)".

    Nesse ponto, o Enem acerta. As histórias em quadrinhos, em seus diferentes gêneros, configuram um texto peculiar para a produção do sentido, por conta da articulação entre imagem e palavra . Tal articulação soa simples, mas não é.

    No Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) aplicado em 2007 a alunos do terceiro ano do ensino médio, 78,8% dos estudantes tiveram rendimento "abaixo do adequado", ou seja, inferior ao esperado para a série que cursam, em uma prova que contava com uma tira de "Hagar, o Horrível" entre as questões, mesmo personagem e série utilizado no Enem.

    Não é de estranhar que vestibulares importantes, como o da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), valham-se do recurso das tiras para compor suas questões (no caso da Unicamp, elas estão presentes desde 1990). As capacidades esperadas do aluno estão não apenas na articulação entre imagem e palavra, mas na construção do sentido de humor pretendido a partir delas.

    É de suma importância o levantamento feito pelos docentes da UFRGS e trazido a público por "Veja". Mais do que uma pesquisa, trata-se de um alerta sobre os rumos como a literatura vem sendo trabalhada num dos principais mecanismos de seleção ao ingresso universitário vigentes no país e que carece de constante leitura crítica.

    Mas não se pode atribuir aos acertos do exame uma suposta culpa pelos equívocos. Literatura e quadrinhos são produções textuais de diferentes ordens, com distintos gêneros autônomos, cada um igualmente válido e com peculiaridades próprias no processo de construção do sentido. Espera-se que o estudante brasileiro seja proficiente nesse processo plural de leitura.

    Sem mais,

    Paulo Ramos
    Jornalista e professor do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Paulo


    O que acham?
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    Mensagem por Fauntleroy Ter Out 18, 2011 9:30 am

    Eu comentei isso no Facebook dias atrás. Achei de uma cretinice ímpar, digna dessa revista hipócrita que é a Veja: falar que quadrinho é literatura de gente inculta e vinte páginas depois apresentar uma extensa matéria analisando... NOVELA DAS OITO

    Piada de mau gosto total.
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    Mensagem por T_thiago Ter Out 18, 2011 9:32 am

    Fauntleroy escreveu:Eu comentei isso no Facebook dias atrás. Achei de uma cretinice ímpar, digna dessa revista hipócrita que é a Veja: falar que quadrinho é literatura de gente inculta e vinte páginas depois apresentar uma extensa matéria analisando... NOVELA DAS OITO

    Piada de mau gosto total.

    Putz...
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    Mensagem por Fauntleroy Ter Out 18, 2011 9:34 am

    Pra mim, uma matéria puramente baseada em ignorância e preconceito. Acho que nem vale perder tempo rechaçando cada absurdo escrito.

    Comentei também no Facebook que até fico aliviado. Ainda bem que meus queridos quadrinhos Disney nada têm a ver com essa Veja e sua turma, mesmo sendo da mesma "casa"...

    P.S.: Espero que esse "Putz" do Thiago tenha sido pra Veja, não pra mim! Neutral
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    Mensagem por Lucas_Vinícius Ter Out 18, 2011 9:44 am

    Fauntleroy escreveu:Eu comentei isso no Facebook dias atrás. Achei de uma cretinice ímpar, digna dessa revista hipócrita que é a Veja: falar que quadrinho é literatura de gente inculta e vinte páginas depois apresentar uma extensa matéria analisando... NOVELA DAS OITO

    Piada de mau gosto total.

    Disse tudo!
    Li a revista na banca e achei a "reportagem" tão idiota q quando acabei fiquei meio... Porra! Perdi meu tempo! Q merda! Razz
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    Mensagem por sergiokid Ter Out 18, 2011 9:53 am

    A reportagem deve ter sido bem escrota mesmo, só pelos trechos que o professor cita. Esse é o nosso Brasil. Analisar BBB pode, ler histórias em quadrinhos não pode. Zorra total é "humor", quadrinhos são "incultos"
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    Mensagem por Fauntleroy Ter Out 18, 2011 9:57 am

    Um dos títulos em destaque na matéria era: NEM PRECISA LER
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    Mensagem por T_thiago Ter Out 18, 2011 10:02 am

    O que acho escroto em certos trabalhos jornalisticos é que sempre tem um culpado. jovens não leem livros? culpem os quadrinhos. jovens saem por aí matando? culpem os videogames. jovens usam drogas e não respeitam a lei? culpem os programas de tv.

    Quer dizer, nunca a culpa recai sobre os pais que não educam, sobre a escola que tem ensino de qualidade inferior ou até mesmo o meio societário em que vivemos.

    é mais fácil culpar os hoobies. quadrinhos, games e tv. são eles que tornam os jovens pessoas horríveis, sem alma e coração.

    claro...
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    Mensagem por Fauntleroy Ter Out 18, 2011 10:09 am

    É verdade. É psicologismo de boteco, pra não dizer termos chulos.

    Agora, são os mesmos veículos que saem se babando para elogiar Umberto Eco, Federico Fellini e Alain Resnais, entre outras grandes celebridades culturais... QUE ADORAM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS!

    Acho absurdo ficar hierarquizando cultura. Uma boa história do Tio Patinhas é tão relevante e inspiradora quanto um bom conto de Kafka, por exemplo.
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    Mensagem por Rg_Killua Ter Out 18, 2011 1:29 pm

    Pff, vou ler na banca essa edição só pra conferir o lixo que ficou -.- Já tinha lido matérias rídiculas na Veja antes, nem me espanto mais.
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    Mensagem por Edu4rd0 Ter Out 18, 2011 2:16 pm

    O pior de tudo é que o que acontece é justamente o contrário: os quadrinhos abrem as portas para a leitura! Quantas crianças começaram a ler através de quadrinhos, seja Disney ou TM?

    O que acontece é que sempre se culpa o inocente da questão. As pessoas não leem? Culpa dos quadrinhos e vídeo-games..

    Absurdo! Quantos pais você conhece que dão livros de presente a seus filhos?, ou que Incentivam a leitura? Quantas escolas cobram livros de verdade para as provas, ou fazem campanhas para conscientização da leitura?

    O que é mais fácil? Dê esmolas e bolsas, culpe o mercado de quadrinhos. Vamos esconder a falta de investimento na educação, os motivos reais da falta de cultura do Brasil. É isso que eles querem..
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    Mensagem por Carlindojos Ter Out 18, 2011 7:14 pm

    Eu vou dar uma olhada nessa matéria pra tirar melhor as conclusões,mas pelo que eu vi esta reportagem foi muito preconceituosa e prepotente,rebaixando um gênero de leitura dessa maneira,muitos quadrinhos tem grandes mensagens,como por exemplo os da Mafalda,são muito críticos e inteligentes,isso já basta para nos dar uma ideia de como os quadrinhos não são inferiores a literatura.Uma verdadeira falta de respeito para com os artistas que produzem HQs e para com os leitores de quadrinhos.
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    Mensagem por Edu4rd0 Qua Out 19, 2011 9:31 am

    Lembrei agora que meu irmão se formou em história, e o tema de sua monografia foi justamente sobre quadrinhos: "a memória do holocausto nas histórias em quadrinhos", aprovada com média 10,0. As HQs são uma forma de arte das mais inteligentes e completas. Só um cego não vê isso...
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    Mensagem por tourinho538 Qua Out 19, 2011 3:59 pm

    T_thiago escreveu:O que acho escroto em certos trabalhos jornalisticos é que sempre tem um culpado. jovens não leem livros? culpem os quadrinhos. jovens saem por aí matando? culpem os videogames. jovens usam drogas e não respeitam a lei? culpem os programas de tv.

    Quer dizer, nunca a culpa recai sobre os pais que não educam, sobre a escola que tem ensino de qualidade inferior ou até mesmo o meio societário em que vivemos.

    é mais fácil culpar os hoobies. quadrinhos, games e tv. são eles que tornam os jovens pessoas horríveis, sem alma e coração.

    claro...

    Sempre metem pau nos games e nos quadrinhos.
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    Mensagem por Bobodisney Dom Out 23, 2011 6:15 pm

    Coisas assim são típicas dessa revista Veja.
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    Mensagem por RogellParadox Seg Out 24, 2011 7:40 am

    Essa é a educação brasileira.
    Não investe em educação e ainda pensa que pode reclamar de algo...
    Como praticamente todos os usuários acima disseram, o que se valoriza no Brasil são essas porcarias de "A Fazenda", "BBB", "Zorra Total", dentre muitas outras...

    Conheço pouquíssima pessoas que leiam quadrinhos.
    Vá perguntar alguém os desenhistas, ou sobre algum desenho animado, ninguem sabe.
    Vá perguntar sobre quem venceu o BBB do ano retrasado, todos vão saber..

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