A maioria dos leitores Disney não gosta tanto do Mickey como do Pato, mas este mesmo grupo que não gosta do Mickey dá o braço a torcer quando se trata do norteamericano Paul Murry!
Abaixo, a matéria que eu escrevi sobre ele ano passado [ http://edicaoextrablog.blogspot.com/2010/01/grandes-mestres-disney-1-paul-murry_04.html ]:
Paul Murry nasceu no dia 25 de novembro de 1911, em Stanberry, uma pequena cidade situada no noroeste do Missouri, onde viveu e trabalhou em uma fazenda até os 26 anos. Murry gostava de desenhar, e nunca teve treinamento para se tornar desenhista, então ele aprendeu a desenhar por conta prória, e no ano de 1938, mudou-se para Hollywood onde trabalhou nos Estúdios Disney. Lá, fez animações com personagens como Pato Donald, Mickey, Pinóquio, Dumbo, e trabalhou também nos longas animados de sucesso "Alô, Amigos" e "Fantasia".
Começou com os quadrinhos em 1943, e trocou as telas pelos quadrinhos definitivamente em 1945. Começou sua carreira de quadrinista desenhando com o roteirista Bob Grant, onde fez as primeiras tiras do Zé Carioca, e após essa fase de tiras do Zé Carioca, começou a desenhar tiras para Mickey, Panchito, Quincas, Zé Grandão, João Honesto, e muitos outros personagens. Os grandes roteiristas de sucesso que acompanharam Murry nas suas primeiras tiras de jornal foram Bob Grant (nas suas primeiras tiras, com o papagaio Zé Carioca), Floyd Gottfredson (tendo com ele seu primeiro contato com o Mickey nos quadrinhos, personagem que iria marcar sua fama no futuro) e Bill Walsh (nas demais tiras de personagens como Panchito e Quincas, alternando com as tiras do Mickey de Gottfredson).
Murry fez diversas tiras com vários personagens diferentes nesse período de três anos em que trabalho com as tiras de jornal, e nesse período trabalhou muito com Quincas, personagem que, além de o acompanhar desde sua passagem pelas tiras de jornal até as suas histórias em quadrinhos das décadas seguintes, foi ele o primeiro personagem utilizado em sua primeira históriaem quadrinhos, (longa, não em tiras) para a revista Four Color Comic, em dezembro de 1946.
Rapidamente, em 1947, já estava trabalhando com a revista em quadrinhos Disney mais tradicional americana, a Walt Disney’s Comics and Stories. Sua estreia nessa revista se deu em janeiro de 1947, na edição n° 76 de Walt Disney's Comics and Stories, com a história O Pudim Vapt-Vupt (The Whipme-Whopme Pudding).
Ao longo de sua carreira, trabalhou com os mais variado personagens Disney. Mas um era especial, o camundongo Mickey! Assim, conseguiu desenhar as histórias que marcaram a sua fama, aventuras policiais com Mickey. Sempre, claro, acompanhado de seu abobalhado parceiro, Pateta. Murry fez um estrondoso sucesso com essas histórias, que exploravam o lado detetive do ratinho octogenário. Suas aventuras detetivescas com Mickey e Pateta foram publicadas originalmente entre 1953 e 1984, na revista Walt Disney's Comics and Stories, Mickey Mouse, entre outras revistas dessa época.
Murry foi o responsável pelas primeiras aparições nos quadrinhos do Superpateta (personagem, aliás, no qual também obteve grande sucesso, sendo considerado como o melhor artista do Super-herói comroupa de baixo), do Supergilberto, do Vespa Vermelha, do Dr. Estigma, de Kid Monius, de Ted Tampinha (contracenando esse vilões com Superpateta), entre outros. Também foi ele que imortalizou a aparência do detetive Mickey, de capote e chapéu.
Foi o responsável também pelo pseudo-romance entre o Mancha Negra e a Madame Min, que começou na aventura A Bruxa Adormecida No Bosque, publicada pela primeira vez na revista The Phantom Blot #4, em outubro de 1965, e publicado no Brasil pela primeira vez logo no ano seguinte, no gibi Mickey n°161. Ao longo de toda sua carreira, Murry nunca escreveu uma única história, mas seu traço inconfundível não deixou a desejar. Sua marca registrada é o Pateta com a mão em frente a sua boca, com uma expressão apatetada, imagem que figurou nas melhores histórias dele.
Depois de 1984, Paul Murry se desinteressou por quadrinhos, e em 4 de agosto de 1989, faleceu no isolamento de sua casa em Palmdale, no Deserto da Califórnia, onde morava nos últimos vinte anos, e recebia esporádicas visitas de seus 29 netos. Murry merecia um especial há tempos, e, antes tarde do que nunca, chegou, em dezembro de 2009, As Grandes Aventuras Do Mickey, um grande tributo ao trabalho de Murry, com uma seleção excelente de histórias.
Murry sempre deverá ser lembrado como um dos maiores artistas Disney que já viveram, figurando com classe na galeria de grandes mestres Disney. Ele conseguiu o que pouquíssimos artistas Disney conseguiram: fazer fama com o rato!
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E aconselho a todos que visitem a página de Murry na Wikipedia, que recentemente foi turbinada de informações pelo colecionador brasileiro e autoridade nacional em Paul Murry, Paulo Ricardo Abade Montenegro: http://pt.wikipedia.org/wiki/Paul_Murry
É sério, esse artigo na Wikipédia tá extremamente completo! Poucos (ou nenhum!) site no mundo tem tanta informação junta sobre o autor!
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E vocês? Gostam do Murry?
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Abaixo, a matéria que eu escrevi sobre ele ano passado [ http://edicaoextrablog.blogspot.com/2010/01/grandes-mestres-disney-1-paul-murry_04.html ]:
Paul Murry nasceu no dia 25 de novembro de 1911, em Stanberry, uma pequena cidade situada no noroeste do Missouri, onde viveu e trabalhou em uma fazenda até os 26 anos. Murry gostava de desenhar, e nunca teve treinamento para se tornar desenhista, então ele aprendeu a desenhar por conta prória, e no ano de 1938, mudou-se para Hollywood onde trabalhou nos Estúdios Disney. Lá, fez animações com personagens como Pato Donald, Mickey, Pinóquio, Dumbo, e trabalhou também nos longas animados de sucesso "Alô, Amigos" e "Fantasia".
Começou com os quadrinhos em 1943, e trocou as telas pelos quadrinhos definitivamente em 1945. Começou sua carreira de quadrinista desenhando com o roteirista Bob Grant, onde fez as primeiras tiras do Zé Carioca, e após essa fase de tiras do Zé Carioca, começou a desenhar tiras para Mickey, Panchito, Quincas, Zé Grandão, João Honesto, e muitos outros personagens. Os grandes roteiristas de sucesso que acompanharam Murry nas suas primeiras tiras de jornal foram Bob Grant (nas suas primeiras tiras, com o papagaio Zé Carioca), Floyd Gottfredson (tendo com ele seu primeiro contato com o Mickey nos quadrinhos, personagem que iria marcar sua fama no futuro) e Bill Walsh (nas demais tiras de personagens como Panchito e Quincas, alternando com as tiras do Mickey de Gottfredson).
Murry fez diversas tiras com vários personagens diferentes nesse período de três anos em que trabalho com as tiras de jornal, e nesse período trabalhou muito com Quincas, personagem que, além de o acompanhar desde sua passagem pelas tiras de jornal até as suas histórias em quadrinhos das décadas seguintes, foi ele o primeiro personagem utilizado em sua primeira históriaem quadrinhos, (longa, não em tiras) para a revista Four Color Comic, em dezembro de 1946.
Rapidamente, em 1947, já estava trabalhando com a revista em quadrinhos Disney mais tradicional americana, a Walt Disney’s Comics and Stories. Sua estreia nessa revista se deu em janeiro de 1947, na edição n° 76 de Walt Disney's Comics and Stories, com a história O Pudim Vapt-Vupt (The Whipme-Whopme Pudding).
Ao longo de sua carreira, trabalhou com os mais variado personagens Disney. Mas um era especial, o camundongo Mickey! Assim, conseguiu desenhar as histórias que marcaram a sua fama, aventuras policiais com Mickey. Sempre, claro, acompanhado de seu abobalhado parceiro, Pateta. Murry fez um estrondoso sucesso com essas histórias, que exploravam o lado detetive do ratinho octogenário. Suas aventuras detetivescas com Mickey e Pateta foram publicadas originalmente entre 1953 e 1984, na revista Walt Disney's Comics and Stories, Mickey Mouse, entre outras revistas dessa época.
Murry foi o responsável pelas primeiras aparições nos quadrinhos do Superpateta (personagem, aliás, no qual também obteve grande sucesso, sendo considerado como o melhor artista do Super-herói comroupa de baixo), do Supergilberto, do Vespa Vermelha, do Dr. Estigma, de Kid Monius, de Ted Tampinha (contracenando esse vilões com Superpateta), entre outros. Também foi ele que imortalizou a aparência do detetive Mickey, de capote e chapéu.
Foi o responsável também pelo pseudo-romance entre o Mancha Negra e a Madame Min, que começou na aventura A Bruxa Adormecida No Bosque, publicada pela primeira vez na revista The Phantom Blot #4, em outubro de 1965, e publicado no Brasil pela primeira vez logo no ano seguinte, no gibi Mickey n°161. Ao longo de toda sua carreira, Murry nunca escreveu uma única história, mas seu traço inconfundível não deixou a desejar. Sua marca registrada é o Pateta com a mão em frente a sua boca, com uma expressão apatetada, imagem que figurou nas melhores histórias dele.
Depois de 1984, Paul Murry se desinteressou por quadrinhos, e em 4 de agosto de 1989, faleceu no isolamento de sua casa em Palmdale, no Deserto da Califórnia, onde morava nos últimos vinte anos, e recebia esporádicas visitas de seus 29 netos. Murry merecia um especial há tempos, e, antes tarde do que nunca, chegou, em dezembro de 2009, As Grandes Aventuras Do Mickey, um grande tributo ao trabalho de Murry, com uma seleção excelente de histórias.
Murry sempre deverá ser lembrado como um dos maiores artistas Disney que já viveram, figurando com classe na galeria de grandes mestres Disney. Ele conseguiu o que pouquíssimos artistas Disney conseguiram: fazer fama com o rato!
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E aconselho a todos que visitem a página de Murry na Wikipedia, que recentemente foi turbinada de informações pelo colecionador brasileiro e autoridade nacional em Paul Murry, Paulo Ricardo Abade Montenegro: http://pt.wikipedia.org/wiki/Paul_Murry
É sério, esse artigo na Wikipédia tá extremamente completo! Poucos (ou nenhum!) site no mundo tem tanta informação junta sobre o autor!
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E vocês? Gostam do Murry?
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