por André Marcon Qua Mar 02, 2011 10:56 am
.
Meu nome é André Maurício Marcon, tenho 33 anos e moro na cidade de Pedreira, interior de São Paulo.
Atualmente publico charges no jornal "Imprensa Regional" daqui de Pedreira e mantenho três blogs, que podem ser acessados na minha assinatura.
Minha infância foi rodeada por gibis da Disney, mas também por quadrinhos da Turma da Mônica, Luluzinha, Recruta Zero, personagens da Harvey Comics, da Hanna-Barbera, do Ely Barbosa, Trapalhões versão infantil e tantos e tantos outros títulos infantis (Nunca gostei de gibi de super-heróis, logo Marvel e DC passaram em brancas nuvens naqueles idos).
Bem, eu cresci e deixei os gibis de lado e passei a me interessar por quadrinhos e conteúdo mais "maduro": "Chiclete Com Banana", "Geraldão", "Piratas do Tietê", "Heavy Metal" entre outras passaram a fazer parte de minha preferência. Devo dizer que nesse período perdi completamente contato com gibis Disney, Mônica e quejandos, tanto que me desfiz de todos os gibis que eu tinha.
Uns bons 10 anos se passaram e fiquei sabendo que seria lançada uma biografia em quadrinhos do Tio Patinhas em razão dos 40 anos de seu gibi no Brasil. Nostálgico, comprei o primeiro volume e ao ler os textos introdutórios de cada capítulo da "Saga do Tio Patinhas" onde são citadas HQs da Carl Barks usadas como base para os capítulos, uma torrente de lembranças permeou minha mente de me fez recordar daqueles maravilhosos gibis da infância. A altíssima qualidade dos desenhos e roteiros de Don Rosa me tomaram de assalto e me fizeram interessar novamente por quadrinhos Disney.
Pouco tempo depois, a Abril lançou " O Melhor da Disney - As Obras Completas de Carl Barks" que colecionei e sanei minha vontade de ler e reler as HQs citadas por Don Rosa na sua "Saga". Nesse meio tempo, eu colecionei também os gibis do Tio Patinhas que traziam HQs de Don Rosa e pude notar que houveram algumas mudanças no meio-tempo em que deixei de ler os quadrinhos Disney:
- O Tio Patinhas McPato não tinha mais esse sobrenome: agora era "McPatinhas", o que achei horrível e desnecessário.
- A moeda corrente de Patópolis não era mais a mesma do Brasil: virou simplesmente "Pataca". Menos mau.
Desde então dei preferência a títulos Disney que trouxessem apenas HQs de Don Rosa que eu ainda não tenho, salvo uma ou outra exceção. Não sou nenhum colecionador propriamente dito.
Minha atual lista de gibis Disney cadastrada no Inducks é esta:
http://coa.inducks.org/browsecollec.php?sortbycode=1&user=Andr%C3%A9+Marcon
No orkut, em 2006 entrei em comunidades sobre Disney, entre elas "Mestre Cark Barks" (A original), "Cark Barks", "Don Rosa" entre outras e na primeira já cheguei "dando voadora" no peito da turma que descia o pau no Don Rosa. Posteriormente "sosseguei o facho" (mentira) e algum tempo depois fui sumariamente expulso da "Mestre Carl Barks" sem a menor justificativa e foi aí que "baixei" na "Quadrinhos Disney", onde estou até hoje. Ah! Pouco tempo depois a comunidade "Mestre Carl Barks" original foi deletada pelo dono...
.