Projeto Inducks

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


+7
Edu4rd0
Fabiano
Carlindojos
Lucas_Vinícius
Denis
Fauntleroy
T_thiago
11 participantes

    Pateta n° 04 [Setembro/2011] - Prévia em scans na pág. 01!


    Edu4rd0
    Membro Super
    Membro Super


    Mensagens : 1444
    Data de inscrição : 22/03/2011

    Pateta n° 04 [Setembro/2011] - Prévia em scans na pág. 01! - Página 2 Empty Re: Pateta n° 04 [Setembro/2011] - Prévia em scans na pág. 01!

    Mensagem por Edu4rd0 Dom Set 11, 2011 2:53 pm

    Boa prévia Thiago. Acho que vou comprar as revistas Pateta e Minie esse mês. Smile
    T_thiago
    T_thiago
    Membro Fantástico
    Membro Fantástico


    Lema : Aceita uma balinha de alcaçuz?
    Mensagens : 2753
    Agradecimentos Recebidos : 8
    Data de inscrição : 01/03/2011
    Idade : 39
    Localização : Jacareí/SP

    Pateta n° 04 [Setembro/2011] - Prévia em scans na pág. 01! - Página 2 Empty Re: Pateta n° 04 [Setembro/2011] - Prévia em scans na pág. 01!

    Mensagem por T_thiago Seg Set 12, 2011 11:04 pm

    Opinião sobre esta edição:

    Superpateta: Tarefa Agitada - Gostei, é uma historia simples, sem muita pretensão. Pra ser sincero parece que ela funciona muito bem como uma reapresentação do Superpateta, pois notem como ele é simples em apresentar o pateta se transformando, pensando em como agir, se realmente é algo que o superpateta pode dar conta, a forma como o herói age (um pouco diferente do pateta usual - por exemplo, a parte do voar em sentido anti-horário, isso é algo que o pateta não pensaria, mas o superpateta sempre foi um pouco menos pateta, mas ainda é pateta). Não é uma grande aventura ou hilária, mas pensando que esta é uma revista nova a historinha simples serve para os leitores novatos começarem com calma a conhecer o personagem.

    Mas é estranho o fim dessa HQ, porque diabos o aspirador sugou o furacão? só porque ele estava ligado no caminhão da central de eletricidade? WTF? Mas admito que fiquei igual o pateta quando o aspirador explidou no antepenultimo quadrinho... e acabei rindo desse quadro... é algo que só podia mesmo acontecer com o Pateta. Totalmente implaúsivel, mas ainda assim tá de boa, sai no lucro de ter matado a saudade do Pateta numa aventura inédita. Sempre lembrando que só os americanos e os brasileiros mesmo é que sabiam trabalhar com o superpateta, os dinamarqueses e italianos são medianos, mas nem por isso as HQs são ruins. Espero mais Superpateta na revista com certeza!

    Uma vez Pateta, Sempre Pateta - Esta foi a HQ mais ruinzinha da edição. Não que ela seja realmente ruim, mas é meio xarope ver a mulher raposa querendo levar vantagem sobre o Pateta e até mesmo o Pateta com amnésia não me empolgou. Eu gostei mais do Mickey, correndo atrás do amigo para tentar refrescar a sua memória. Na pág 19 tem uma gag que achei engraçada, bem típica do Pateta, quando o Mickey grita pra ele (durante a queda livre) "Diga, Eu me Lembro!" - E o Pateta responde "Setembro? A queda livre fica mais fácil em setembro" (versão resumida). Rá! Só o Pateta mesmo.

    Gilberto: Pipoca com Chiclete - Gilberto! Adorei essa HQ! Também é uma ótima história para reapresentar o Gilberto aos publico novato. mostra ele chegando na casa do pateta, o mesmo todo bobão alegre, dizendo que adora quando o sobrinho vem visitá-lo. Aí começa a história, mostrando que o Gilberto é um gênio, mas ainda assim tem suas falhas... achei bonito ver ele ajudando o pateta a criar a pipoca com chiclete, uma ideia que só podia vir da cabeça do pateta mesmo. A HQ cria um contraste interessante entre personalidades distintas. E no fim, a HQ termina mais bonitinha ainda, lembrando que apesar da inteligencia, gilberto adora o tio e ainda é só uma criança.

    Pateta, O Patrulheiro do Deserto - Minha HQ preferida da edição. Me lembrou aqueles desenhos clássicos do Pateta, onde o personagem está fora do seu habitat natural, seguindo sempre um tema ou profissão, aqui no casa um Patrulheiro do Deserto. O narrador se faz presente, explicando a situação, enquanto o humor fica por conta do Pateta com gags visuais. Show! Certa parte da trama brinca um pouco da formula papaleguas e coyote, onde ironicamente o Pateta tem que perseguir um coyote no deserto. A situação vai ficando surreal, mas o humor desse tipo de situação leva as coisas a serem assim mesmo. os desenhos classicos do Pateta tambem tinha muita coisa sem noção, apenas em função do bom humor. Eu ri, eu gostei e por mim esse tipo de HQ podia sair sempre na mensal do personagem. E Massimo de Vita chuta bundas... Pateta ficou parecido visualmente com o Indiana Pateta!

    Ligações Perigosas 0 Gag simples, mas eu ri do horácio sem noção trocando as coisas na casa do Pateta XD
    avatar
    Rg_Killua
    Membro Senior
    Membro Senior


    Mensagens : 148
    Agradecimentos Recebidos : 0
    Data de inscrição : 07/03/2011

    Pateta n° 04 [Setembro/2011] - Prévia em scans na pág. 01! - Página 2 Empty Re: Pateta n° 04 [Setembro/2011] - Prévia em scans na pág. 01!

    Mensagem por Rg_Killua Qui Set 15, 2011 1:42 pm

    Achei ótima a edição, a melhor até agora, todas as histórias são divertidas Smile

    Pensei que era mesmo o Indiana Pateta na penúltima história...

    sergiokid
    sergiokid
    Membro Ultra
    Membro Ultra


    Mensagens : 1655
    Agradecimentos Recebidos : 1
    Data de inscrição : 28/02/2011

    Pateta n° 04 [Setembro/2011] - Prévia em scans na pág. 01! - Página 2 Empty Re: Pateta n° 04 [Setembro/2011] - Prévia em scans na pág. 01!

    Mensagem por sergiokid Ter Set 20, 2011 1:57 pm

    Depois do tio patinhas dando milho de pipoca prum dinossauro virar galinha, o Pateta suga um furacão com um aspirador de pó...

    Que saudade das rererererererererepublicações, se as inéditas forem todas "maravilhosas" assim.
    RogellParadox
    RogellParadox
    Membro Senior
    Membro Senior


    Lema : Let's get dangerous!!!
    Mensagens : 172
    Agradecimentos Recebidos : 0
    Data de inscrição : 13/08/2011
    Idade : 28
    Localização : Salvador, BA, BR

    Pateta n° 04 [Setembro/2011] - Prévia em scans na pág. 01! - Página 2 Empty Re: Pateta n° 04 [Setembro/2011] - Prévia em scans na pág. 01!

    Mensagem por RogellParadox Ter Set 20, 2011 2:10 pm

    hehe.
    aquela teoria do Ludovico bem que tem sentido, só que uma espécia só evolui ao longo dos anos(ok, séculos)..
    agora um dinossauro virar galinha só porque comeu milho por uns 5-10 minutos..
    c'mon!!!
    Edu4rd0
    Edu4rd0
    Membro Super
    Membro Super


    Lema : “Não me fale de blasfêmias, homem; eu bateria no sol, se o sol me insultasse.”
    Mensagens : 1444
    Agradecimentos Recebidos : 1
    Data de inscrição : 22/03/2011
    Idade : 34
    Localização : Aracaju

    Pateta n° 04 [Setembro/2011] - Prévia em scans na pág. 01! - Página 2 Empty Re: Pateta n° 04 [Setembro/2011] - Prévia em scans na pág. 01!

    Mensagem por Edu4rd0 Ter Set 20, 2011 2:12 pm

    Eu não acharia estranho se eles mostrassem um dinossauro que passou uns três anos comendo milho, depois virou uma mutação dino-galinha... Mas se transformar... Razz c'mon![2]
    T_thiago
    T_thiago
    Membro Fantástico
    Membro Fantástico


    Lema : Aceita uma balinha de alcaçuz?
    Mensagens : 2753
    Agradecimentos Recebidos : 8
    Data de inscrição : 01/03/2011
    Idade : 39
    Localização : Jacareí/SP

    Pateta n° 04 [Setembro/2011] - Prévia em scans na pág. 01! - Página 2 Empty Re: Pateta n° 04 [Setembro/2011] - Prévia em scans na pág. 01!

    Mensagem por T_thiago Ter Set 20, 2011 2:15 pm

    RogellParadox escreveu:hehe.
    aquela teoria do Ludovico bem que tem sentido, só que uma espécia só evolui ao longo dos anos(ok, séculos)..
    agora um dinossauro virar galinha só porque comeu milho por uns 5-10 minutos..
    c'mon!!!

    eu não vi problemas na hq... foi um exagero para exemplificar uma teoria cientifica. a graça é no absurdo da situação. vale lembrar que existe estudos em torno de alimentos que tenta causar mutações no dna de quem o ingere. a brincadeira da hq é apenas isso.

    mas depois pretendo comentar isso no topico do tio... aqui é mais sobre o pateta mesmo. Razz

    Porém na minha opinião, não tenho problema algum com estes absurdos que as vezes ocorre na fantasia do universo disney. é uma forma de dar uma perspectiva diferente ou trazer humor sem noção ao formato. é igual quando vc vê um desenho antigo e um objeto cortante cai em cima de um personagem, como o Tom de Tom & Jerry e por alguns segundos, ele vira dois Toms.
    Edu4rd0
    Edu4rd0
    Membro Super
    Membro Super


    Lema : “Não me fale de blasfêmias, homem; eu bateria no sol, se o sol me insultasse.”
    Mensagens : 1444
    Agradecimentos Recebidos : 1
    Data de inscrição : 22/03/2011
    Idade : 34
    Localização : Aracaju

    Pateta n° 04 [Setembro/2011] - Prévia em scans na pág. 01! - Página 2 Empty Re: Pateta n° 04 [Setembro/2011] - Prévia em scans na pág. 01!

    Mensagem por Edu4rd0 Ter Set 20, 2011 2:17 pm

    Mas isso é diferente. Em HQs mais antigas o humor era mais inteligente. Nesses casos parece preguiça do roteirista. Esse caso do aspirador eu não tenho a revista pra criticar de verdade, mas no caso do TP...
    sergiokid
    sergiokid
    Membro Ultra
    Membro Ultra


    Mensagens : 1655
    Agradecimentos Recebidos : 1
    Data de inscrição : 28/02/2011

    Pateta n° 04 [Setembro/2011] - Prévia em scans na pág. 01! - Página 2 Empty Re: Pateta n° 04 [Setembro/2011] - Prévia em scans na pág. 01!

    Mensagem por sergiokid Ter Set 20, 2011 2:18 pm

    Eu vi o Fabiano mostrar "o que ele faria" com o roteiro. Acho que ficou bem melhor mesmo.

    Gosto qdo amarram as coisas, tipo uma informação que o ludovico deu lá no início foi o que foi utilizado pra mudar a história, mas acho que foi bizarro a maneira como as coisas aconteceram.
    T_thiago
    T_thiago
    Membro Fantástico
    Membro Fantástico


    Lema : Aceita uma balinha de alcaçuz?
    Mensagens : 2753
    Agradecimentos Recebidos : 8
    Data de inscrição : 01/03/2011
    Idade : 39
    Localização : Jacareí/SP

    Pateta n° 04 [Setembro/2011] - Prévia em scans na pág. 01! - Página 2 Empty Re: Pateta n° 04 [Setembro/2011] - Prévia em scans na pág. 01!

    Mensagem por T_thiago Ter Set 20, 2011 2:19 pm

    Edu4rd0 escreveu:Mas isso é diferente. Em HQs mais antigas o humor era mais inteligente. Nesses casos parece preguiça do roteirista. Esse caso do aspirador eu não tenho a revista pra criticar de verdade, mas no caso do TP...


    Vamos no topico do TP falar disso? posta lá que a gente conversa. Razz
    sergiokid
    sergiokid
    Membro Ultra
    Membro Ultra


    Mensagens : 1655
    Agradecimentos Recebidos : 1
    Data de inscrição : 28/02/2011

    Pateta n° 04 [Setembro/2011] - Prévia em scans na pág. 01! - Página 2 Empty Re: Pateta n° 04 [Setembro/2011] - Prévia em scans na pág. 01!

    Mensagem por sergiokid Ter Set 20, 2011 2:22 pm

    É mesmo, aqui só teorias sobre o aspirador de pó puxando o furacão. Milho de transformação dinossauro-pipoca no outro tópico, do TP.
    T_thiago
    T_thiago
    Membro Fantástico
    Membro Fantástico


    Lema : Aceita uma balinha de alcaçuz?
    Mensagens : 2753
    Agradecimentos Recebidos : 8
    Data de inscrição : 01/03/2011
    Idade : 39
    Localização : Jacareí/SP

    Pateta n° 04 [Setembro/2011] - Prévia em scans na pág. 01! - Página 2 Empty Re: Pateta n° 04 [Setembro/2011] - Prévia em scans na pág. 01!

    Mensagem por T_thiago Ter Set 20, 2011 2:25 pm

    sergiokid escreveu:É mesmo, aqui só teorias sobre o aspirador de pó puxando o furacão. Milho de transformação dinossauro-pipoca no outro tópico, do TP.

    sobre a HQ do Pateta eu já dei minha opinião XD

    "Mas é estranho o fim dessa HQ, porque diabos o aspirador sugou o furacão? só porque ele estava ligado no caminhão da central de eletricidade? WTF? Mas admito que fiquei igual o pateta quando o aspirador explidou no antepenultimo quadrinho... e acabei rindo desse quadro... é algo que só podia mesmo acontecer com o Pateta. Totalmente implaúsivel, mas ainda assim tá de boa, sai no lucro de ter matado a saudade do Pateta numa aventura inédita. Sempre lembrando que só os americanos e os brasileiros mesmo é que sabiam trabalhar com o superpateta, os dinamarqueses e italianos são medianos, mas nem por isso as HQs são ruins. Espero mais Superpateta na revista com certeza!"


    Não acho que esse fato estrague a HQ, apenas a torna um pouco sem noção em um elemento. Acho que dentro do contexto (de mostrar o Superpateta tentando parar um furacão), ela até manda muito bem.
    sergiokid
    sergiokid
    Membro Ultra
    Membro Ultra


    Mensagens : 1655
    Agradecimentos Recebidos : 1
    Data de inscrição : 28/02/2011

    Pateta n° 04 [Setembro/2011] - Prévia em scans na pág. 01! - Página 2 Empty Re: Pateta n° 04 [Setembro/2011] - Prévia em scans na pág. 01!

    Mensagem por sergiokid Ter Set 20, 2011 2:30 pm

    T_thiago escreveu:
    sergiokid escreveu:É mesmo, aqui só teorias sobre o aspirador de pó puxando o furacão. Milho de transformação dinossauro-pipoca no outro tópico, do TP.

    sobre a HQ do Pateta eu já dei minha opinião XD

    "Mas é estranho o fim dessa HQ, porque diabos o aspirador sugou o furacão? só porque ele estava ligado no caminhão da central de eletricidade? WTF? Mas admito que fiquei igual o pateta quando o aspirador explidou no antepenultimo quadrinho... e acabei rindo desse quadro... é algo que só podia mesmo acontecer com o Pateta. Totalmente implaúsivel, mas ainda assim tá de boa, sai no lucro de ter matado a saudade do Pateta numa aventura inédita. Sempre lembrando que só os americanos e os brasileiros mesmo é que sabiam trabalhar com o superpateta, os dinamarqueses e italianos são medianos, mas nem por isso as HQs são ruins. Espero mais Superpateta na revista com certeza!"


    Não acho que esse fato estrague a HQ, apenas a torna um pouco sem noção em um elemento. Acho que dentro do contexto (de mostrar o Superpateta tentando parar um furacão), ela até manda muito bem.

    Eu tb achei legal esse superpateta "mais mortal", pois ele costuma ser quase invencível (talvez o mais dos herois disney) em outras HQs, qdo facilmente sai pra outro planeta e volta, atravessa tudo, tem visão de raio X, etc.
    Edu4rd0
    Edu4rd0
    Membro Super
    Membro Super


    Lema : “Não me fale de blasfêmias, homem; eu bateria no sol, se o sol me insultasse.”
    Mensagens : 1444
    Agradecimentos Recebidos : 1
    Data de inscrição : 22/03/2011
    Idade : 34
    Localização : Aracaju

    Pateta n° 04 [Setembro/2011] - Prévia em scans na pág. 01! - Página 2 Empty Re: Pateta n° 04 [Setembro/2011] - Prévia em scans na pág. 01!

    Mensagem por Edu4rd0 Ter Set 20, 2011 2:32 pm

    E essa é a graça do Super Pateta. Ele é super poderoso, mas é um pateta. Very Happy
    Denis
    Denis
    Membro Super
    Membro Super


    Lema : Autoproclamado fã N°1 de William Van Horn
    Mensagens : 1266
    Agradecimentos Recebidos : 0
    Data de inscrição : 28/02/2011
    Idade : 32
    Localização : Itajubá - MG

    Pateta n° 04 [Setembro/2011] - Prévia em scans na pág. 01! - Página 2 Empty Re: Pateta n° 04 [Setembro/2011] - Prévia em scans na pág. 01!

    Mensagem por Denis Ter Set 20, 2011 5:22 pm

    A graça do Superpateta é essa mesmo.

    Ele ser invencível, ter todos poderes possíveis.

    Resolver tudo de uma vez e de maneira avassaladora.

    Sendo só atrapalhado por sua patetice.
    Lucas_Vinícius
    Lucas_Vinícius
    Membro Senior
    Membro Senior


    Mensagens : 139
    Agradecimentos Recebidos : 0
    Data de inscrição : 07/06/2011
    Idade : 29
    Localização : Natal/RN

    Pateta n° 04 [Setembro/2011] - Prévia em scans na pág. 01! - Página 2 Empty Re: Pateta n° 04 [Setembro/2011] - Prévia em scans na pág. 01!

    Mensagem por Lucas_Vinícius Ter Set 20, 2011 5:50 pm

    T_thiago escreveu:
    RogellParadox escreveu:hehe.
    aquela teoria do Ludovico bem que tem sentido, só que uma espécia só evolui ao longo dos anos(ok, séculos)..
    agora um dinossauro virar galinha só porque comeu milho por uns 5-10 minutos..
    c'mon!!!

    eu não vi problemas na hq... foi um exagero para exemplificar uma teoria cientifica. a graça é no absurdo da situação. vale lembrar que existe estudos em torno de alimentos que tenta causar mutações no dna de quem o ingere. a brincadeira da hq é apenas isso.

    mas depois pretendo comentar isso no topico do tio... aqui é mais sobre o pateta mesmo. Razz

    Porém na minha opinião, não tenho problema algum com estes absurdos que as vezes ocorre na fantasia do universo disney. é uma forma de dar uma perspectiva diferente ou trazer humor sem noção ao formato. é igual quando vc vê um desenho antigo e um objeto cortante cai em cima de um personagem, como o Tom de Tom & Jerry e por alguns segundos, ele vira dois Toms.

    Eu tb gosto desse tipo de humor. Mas o pessoal exagera muito... Meu, vamos parar de só criticar, criticar, olhem pra graça da hq! Wink Very Happy
    sergiokid
    sergiokid
    Membro Ultra
    Membro Ultra


    Mensagens : 1655
    Agradecimentos Recebidos : 1
    Data de inscrição : 28/02/2011

    Pateta n° 04 [Setembro/2011] - Prévia em scans na pág. 01! - Página 2 Empty Re: Pateta n° 04 [Setembro/2011] - Prévia em scans na pág. 01!

    Mensagem por sergiokid Ter Set 20, 2011 6:44 pm

    Lucas, criticar faz parte, elogiamos tb ora. Pra isso serve uma discussão, acho que aqui o teor n eh so de reclamação ou elogios, mas um meio termo legal.
    Edu4rd0
    Edu4rd0
    Membro Super
    Membro Super


    Lema : “Não me fale de blasfêmias, homem; eu bateria no sol, se o sol me insultasse.”
    Mensagens : 1444
    Agradecimentos Recebidos : 1
    Data de inscrição : 22/03/2011
    Idade : 34
    Localização : Aracaju

    Pateta n° 04 [Setembro/2011] - Prévia em scans na pág. 01! - Página 2 Empty Re: Pateta n° 04 [Setembro/2011] - Prévia em scans na pág. 01!

    Mensagem por Edu4rd0 Qua Set 21, 2011 9:34 am

    Até por que elogiar não tem tanta graça. Se todo mundo vier aqui e escrever: é bom, é legal etc., o fórum acaba! Tem que ter discussão de opiniões. E claro, ter a mente aberta para reconhecer se você está certo, errado, ou apenas tem uma opinião diferente.. Very Happy
    T_thiago
    T_thiago
    Membro Fantástico
    Membro Fantástico


    Lema : Aceita uma balinha de alcaçuz?
    Mensagens : 2753
    Agradecimentos Recebidos : 8
    Data de inscrição : 01/03/2011
    Idade : 39
    Localização : Jacareí/SP

    Pateta n° 04 [Setembro/2011] - Prévia em scans na pág. 01! - Página 2 Empty Re: Pateta n° 04 [Setembro/2011] - Prévia em scans na pág. 01!

    Mensagem por T_thiago Qua Set 21, 2011 7:18 pm

    Pessoal estava aqui pensando numa coisa sobre essa HQ do Superpateta e do aspirador de pó que suga um furacão. Será que o desfecho do aspirador sugar o furacão não está atrelado a alguma brincadeira, crença, mito ou ditado popular do país de origem em que ela foi produzida?

    Porque não tem apenas o detalhe do aspirador ter sugado o furacão, mas do pateta ter ligado o aparelho na tomada da central elétrica. Não sei, fiquei com isso na cabeça. Pode não ser que o roteirista tenha ficado retardado, pode ser que seja alguma referencia de origem de onde ela foi feita. Alguma marca de aspirador famoso que brinca que suga até furacão ou algum ditado que a eletricidade da região é tão forte que se ligar um aspirador na central, ele suga até mesmo um furacão.

    Falo isso porque quem lê e acompanha mangás topa muito com situações similares, onde os personagens fazem ou acontecem coisas estranhas que o leitor brasileiro fica sem entender. A cultura de lá é rica em crenças e costumes que não fazem sentido pra gente. Por isso muitos mangás quando publicados por aqui, possuem duas paginas no fim com um glossario, onde é explicado tais situações diferentes de nossa cultura, fazendo assim que o leitor entenda o contexto original da história.

    Será que essa HQ do Pateta não cai nessa situação cultural? Eu não duvidaria. Lembra daquela HQ (GAG) do Don Rosa que saiu em TP no final do ano passado, como o ultimo material publicável do Rosa, que fazia referencia a uma marca e logo famoso lá fora, mas que pra gente não fazia sentido? (fez depois que foi explicado na net qualé da Gag).

    O que acham?
    sergiokid
    sergiokid
    Membro Ultra
    Membro Ultra


    Mensagens : 1655
    Agradecimentos Recebidos : 1
    Data de inscrição : 28/02/2011

    Pateta n° 04 [Setembro/2011] - Prévia em scans na pág. 01! - Página 2 Empty Re: Pateta n° 04 [Setembro/2011] - Prévia em scans na pág. 01!

    Mensagem por sergiokid Qua Set 21, 2011 7:29 pm

    Achei interessantíssimo seu ponto de vista Thiago. Se for uma coisa dessas, seria realmente muito legal, e ai eu acho que em algum ponto da revista (qual?) isso poderia ser explicado.

    Nunca parei pra pensar nisso, mas realmente muito legal, principalmente se for propaganda da marca, rsrs
    T_thiago
    T_thiago
    Membro Fantástico
    Membro Fantástico


    Lema : Aceita uma balinha de alcaçuz?
    Mensagens : 2753
    Agradecimentos Recebidos : 8
    Data de inscrição : 01/03/2011
    Idade : 39
    Localização : Jacareí/SP

    Pateta n° 04 [Setembro/2011] - Prévia em scans na pág. 01! - Página 2 Empty Re: Pateta n° 04 [Setembro/2011] - Prévia em scans na pág. 01!

    Mensagem por T_thiago Qua Set 21, 2011 7:32 pm

    Lembrando que muitas as histórias do Zé Carioca passam por esse processo cultural que se fossem publicadas lá fora com maior frequencia, teria muito leitor sem entender referencias de marcas, personalidades e costumes nacionais. Não é algo que deve acontecer só com nossas histórias... todos os estúdios disney atual devem ter coisas assim. Cabe claro a editora selecionar materiais mais universais, de compreensão de todos, ou quando ficar muito regional ou ter um detalhe que o publico não compreende direito explicar, como ocorrem com os glossarios nos mangás.
    sergiokid
    sergiokid
    Membro Ultra
    Membro Ultra


    Mensagens : 1655
    Agradecimentos Recebidos : 1
    Data de inscrição : 28/02/2011

    Pateta n° 04 [Setembro/2011] - Prévia em scans na pág. 01! - Página 2 Empty Re: Pateta n° 04 [Setembro/2011] - Prévia em scans na pág. 01!

    Mensagem por sergiokid Qua Set 21, 2011 7:33 pm

    T_thiago escreveu:Lembrando que muitas as histórias do Zé Carioca passam por esse processo cultural que se fossem publicadas lá fora com maior frequencia, teria muito leitor sem entender referencias de marcas, personalidades e costumes nacionais. Não é algo que deve acontecer só com nossas histórias... todos os estúdios disney atual devem ter coisas assim. Cabe claro a editora selecionar materiais mais universais, de compreensão de todos, ou quando ficar muito regional ou ter um detalhe que o publico não compreende direito explicar, como ocorrem com os glossarios nos mangás.

    Isso, isso, isso
    T_thiago
    T_thiago
    Membro Fantástico
    Membro Fantástico


    Lema : Aceita uma balinha de alcaçuz?
    Mensagens : 2753
    Agradecimentos Recebidos : 8
    Data de inscrição : 01/03/2011
    Idade : 39
    Localização : Jacareí/SP

    Pateta n° 04 [Setembro/2011] - Prévia em scans na pág. 01! - Página 2 Empty Re: Pateta n° 04 [Setembro/2011] - Prévia em scans na pág. 01!

    Mensagem por T_thiago Qua Set 21, 2011 7:36 pm

    sergiokid escreveu:
    T_thiago escreveu:Lembrando que muitas as histórias do Zé Carioca passam por esse processo cultural que se fossem publicadas lá fora com maior frequencia, teria muito leitor sem entender referencias de marcas, personalidades e costumes nacionais. Não é algo que deve acontecer só com nossas histórias... todos os estúdios disney atual devem ter coisas assim. Cabe claro a editora selecionar materiais mais universais, de compreensão de todos, ou quando ficar muito regional ou ter um detalhe que o publico não compreende direito explicar, como ocorrem com os glossarios nos mangás.

    Isso, isso, isso

    Não duvidaria se o mesmo não possa se aplicar na HQ de capa do Tio patinhas, dos italianos brincarem com algo que lhes é familiar em alguma referencia pop cultural de dinossauros virando galinhas. Talvez seja uma Gag de lá... e pra nós parece tão besta.

    Apesar que esse ponto parece fazer bem mais sentido nesta HQ do Pateta do que na do Tio Patinhas. Mas é algo a se considerar, afinal, os roteiristas da Disney não podem ser tão jumentos assim, toda ideia geralmente se origina de algum lugar.
    sergiokid
    sergiokid
    Membro Ultra
    Membro Ultra


    Mensagens : 1655
    Agradecimentos Recebidos : 1
    Data de inscrição : 28/02/2011

    Pateta n° 04 [Setembro/2011] - Prévia em scans na pág. 01! - Página 2 Empty Re: Pateta n° 04 [Setembro/2011] - Prévia em scans na pág. 01!

    Mensagem por sergiokid Qua Set 21, 2011 8:01 pm

    T_thiago escreveu:
    sergiokid escreveu:
    T_thiago escreveu:Lembrando que muitas as histórias do Zé Carioca passam por esse processo cultural que se fossem publicadas lá fora com maior frequencia, teria muito leitor sem entender referencias de marcas, personalidades e costumes nacionais. Não é algo que deve acontecer só com nossas histórias... todos os estúdios disney atual devem ter coisas assim. Cabe claro a editora selecionar materiais mais universais, de compreensão de todos, ou quando ficar muito regional ou ter um detalhe que o publico não compreende direito explicar, como ocorrem com os glossarios nos mangás.

    Isso, isso, isso

    Não duvidaria se o mesmo não possa se aplicar na HQ de capa do Tio patinhas, dos italianos brincarem com algo que lhes é familiar em alguma referencia pop cultural de dinossauros virando galinhas. Talvez seja uma Gag de lá... e pra nós parece tão besta.

    Apesar que esse ponto parece fazer bem mais sentido nesta HQ do Pateta do que na do Tio Patinhas. Mas é algo a se considerar, afinal, os roteiristas da Disney não podem ser tão jumentos assim, toda ideia geralmente se origina de algum lugar.

    É, na do TP n deve ter nada a ver n, deve ser o lance da "evolução" mesmo.
    Fauntleroy
    Fauntleroy
    Membro Super
    Membro Super


    Lema : Avô Camões, pai Guimarães Rosa, filho Filipe Chamy.
    Mensagens : 1292
    Agradecimentos Recebidos : 2
    Data de inscrição : 03/06/2011
    Idade : 36
    Localização : São Paulo

    Pateta n° 04 [Setembro/2011] - Prévia em scans na pág. 01! - Página 2 Empty Re: Pateta n° 04 [Setembro/2011] - Prévia em scans na pág. 01!

    Mensagem por Fauntleroy Qua Set 21, 2011 8:30 pm

    Pode ser mesmo uma referência cultural, infelizmente vai ser difícil descobrir se isso procede...
    Lucas_Vinícius
    Lucas_Vinícius
    Membro Senior
    Membro Senior


    Mensagens : 139
    Agradecimentos Recebidos : 0
    Data de inscrição : 07/06/2011
    Idade : 29
    Localização : Natal/RN

    Pateta n° 04 [Setembro/2011] - Prévia em scans na pág. 01! - Página 2 Empty Re: Pateta n° 04 [Setembro/2011] - Prévia em scans na pág. 01!

    Mensagem por Lucas_Vinícius Qui Set 22, 2011 5:28 pm

    T_thiago escreveu:Pessoal estava aqui pensando numa coisa sobre essa HQ do Superpateta e do aspirador de pó que suga um furacão. Será que o desfecho do aspirador sugar o furacão não está atrelado a alguma brincadeira, crença, mito ou ditado popular do país de origem em que ela foi produzida?

    Porque não tem apenas o detalhe do aspirador ter sugado o furacão, mas do pateta ter ligado o aparelho na tomada da central elétrica. Não sei, fiquei com isso na cabeça. Pode não ser que o roteirista tenha ficado retardado, pode ser que seja alguma referencia de origem de onde ela foi feita. Alguma marca de aspirador famoso que brinca que suga até furacão ou algum ditado que a eletricidade da região é tão forte que se ligar um aspirador na central, ele suga até mesmo um furacão.

    Falo isso porque quem lê e acompanha mangás topa muito com situações similares, onde os personagens fazem ou acontecem coisas estranhas que o leitor brasileiro fica sem entender. A cultura de lá é rica em crenças e costumes que não fazem sentido pra gente. Por isso muitos mangás quando publicados por aqui, possuem duas paginas no fim com um glossario, onde é explicado tais situações diferentes de nossa cultura, fazendo assim que o leitor entenda o contexto original da história.

    Será que essa HQ do Pateta não cai nessa situação cultural? Eu não duvidaria. Lembra daquela HQ (GAG) do Don Rosa que saiu em TP no final do ano passado, como o ultimo material publicável do Rosa, que fazia referencia a uma marca e logo famoso lá fora, mas que pra gente não fazia sentido? (fez depois que foi explicado na net qualé da Gag).

    O que acham?

    É pq eu acho q a lógica aki é a "lógica simples". Tipo, o pateta liga o aspirador num lugar onde a energia é "mais forte", por consequência o as pirador tb fica "mais forte" e aí suga o furacão, por aí.
    Eu acho q o problema do pessoal éq parece q eles leem a hq e esperam uma coisa super lógica e tals, quando na verdade é algo bem simples assim! Laughing

    Conteúdo patrocinado


    Pateta n° 04 [Setembro/2011] - Prévia em scans na pág. 01! - Página 2 Empty Re: Pateta n° 04 [Setembro/2011] - Prévia em scans na pág. 01!

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui Mar 28, 2024 6:44 pm