Projeto Inducks

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


+12
sergiokid
D@nil.B
XANDRO ★
ERIC_Cavalier
Lucas
ROPS
kvp
Denis
Fauntleroy
Fabiano
Edu4rd0
T_thiago
16 participantes

    Almanaque do Pato Donald #02 [Junho/2011] - Previa em scans na pág 01!

    T_thiago
    T_thiago
    Membro Fantástico
    Membro Fantástico


    Lema : Aceita uma balinha de alcaçuz?
    Mensagens : 2753
    Agradecimentos Recebidos : 8
    Data de inscrição : 01/03/2011
    Idade : 39
    Localização : Jacareí/SP

    Almanaque do Pato Donald #02 [Junho/2011]  - Previa em scans na pág 01! Empty Almanaque do Pato Donald #02 [Junho/2011] - Previa em scans na pág 01!

    Mensagem por T_thiago Qua Jun 22, 2011 2:02 pm

    Tópico oficial para comentarmos a 2º edição do Almanaque do Pato Donald!

    Almanaque do Pato Donald #02 [Junho/2011]  - Previa em scans na pág 01! ALPD02

    Prévia em scans: https://projetoinducks.forumeiros.com/t189-almanaque-do-pato-donald-02-junho-2011#9043

    80 páginas! (De republicações)

    Histórias:

    1 - SuperDonald (10 págs) (1949)
    Roteiro e Desenho: Carl Barks
    Inducks: http://coa.inducks.org/story.php?c=W+WDC+107-02

    2 - O Superdonald Ataca Novamente! (11 págs) (1992)
    Roteiro e Desenho: Don Rosa
    Inducks: http://coa.inducks.org/story.php?c=D+91076

    3 - O Lado Bom (04 págs) (2005)
    Roteiro: Janet Gilbert / Desenho: Tino Santanach Hernandez
    Inducks: http://coa.inducks.org/story.php?c=D+2003-303

    4 - Torneio De Aeromodelismo (08 págs) (1957)
    Desenho: Tony Strobl
    Inducks: http://coa.inducks.org/story.php?c=W+OS++840-02

    5 - Um Clic Especial (08 págs) (1984)
    Trama: Per Wiking / Roteiro: Tom Anderson / Desenho: Vicar
    Inducks: http://coa.inducks.org/story.php?c=D++6050

    6 - Trapalhão? Como Não Sê-Lo? (08 págs) (1977)
    Roteiro: Primaggio Mantovi / Desenho: Carlos Edgard Herrero
    Inducks: http://coa.inducks.org/story.php?c=B+760209

    7 - Quando Ganhar Não Compensa (12 págs) (1957)
    Desenho: Tony Strobl
    Inducks: http://coa.inducks.org/story.php?c=W+DD+++38-02

    8 - Um Despertador De Graça (04 págs) (1975)
    Desenho: Tony Strobl
    Inducks: http://coa.inducks.org/story.php?c=S+73039

    9 - Trabalhos Escolares (05 págs) (1972)
    Desenho: Pete Alvarado
    Inducks: http://coa.inducks.org/story.php?c=S+71205

    10 - Tudo O Que Sobe... Desce! (10 págs) (1991)
    Roteiro e Desenho: Don Rosa
    Inducks: http://coa.inducks.org/story.php?c=D+90345


    Lançamento oficial: 20/06/2011
    (Distribuição Nacional)
    Preço: R$ 4,95

    Divulgação na Patonet:
    Inducks: http://coa.inducks.org/issue.php?c=br/APD2++++2

    --

    (Passem os links que vocês tiverem, que eu vou editando o post principal)


    Última edição por T_thiago em Qua Jun 22, 2011 11:32 pm, editado 2 vez(es)
    T_thiago
    T_thiago
    Membro Fantástico
    Membro Fantástico


    Lema : Aceita uma balinha de alcaçuz?
    Mensagens : 2753
    Agradecimentos Recebidos : 8
    Data de inscrição : 01/03/2011
    Idade : 39
    Localização : Jacareí/SP

    Almanaque do Pato Donald #02 [Junho/2011]  - Previa em scans na pág 01! Empty Re: Almanaque do Pato Donald #02 [Junho/2011] - Previa em scans na pág 01!

    Mensagem por T_thiago Qua Jun 22, 2011 2:04 pm

    Depois vou comentar com mais calama, hoje tb devo correr na banca para comprar minha edição, mas já digo que estou aliviado que a Abril finalmente resolveu começar a tratar das HQs antigas além dos arquvios digitais. Tem muita coisa neste (e nos outros almanaques) que não saia por aqui faz tempo.

    Esse AL do Donald ficou show, muitas HQs e material de qualidade. Incluindo as relíquias de Don Rosa que mereciam sair nesta década.
    Edu4rd0
    Edu4rd0
    Membro Super
    Membro Super


    Lema : “Não me fale de blasfêmias, homem; eu bateria no sol, se o sol me insultasse.”
    Mensagens : 1444
    Agradecimentos Recebidos : 1
    Data de inscrição : 22/03/2011
    Idade : 35
    Localização : Aracaju

    Almanaque do Pato Donald #02 [Junho/2011]  - Previa em scans na pág 01! Empty Re: Almanaque do Pato Donald #02 [Junho/2011] - Previa em scans na pág 01!

    Mensagem por Edu4rd0 Qua Jun 22, 2011 3:04 pm

    Tá difícil de dizer qual almanaque está melhor! Várias HQs antigas. Tá bom demais!
    Fabiano
    Fabiano
    Membro Super
    Membro Super


    Mensagens : 1122
    Agradecimentos Recebidos : 2
    Data de inscrição : 01/03/2011
    Idade : 46
    Localização : Ribeirão Preto - SP

    Almanaque do Pato Donald #02 [Junho/2011]  - Previa em scans na pág 01! Empty Re: Almanaque do Pato Donald #02 [Junho/2011] - Previa em scans na pág 01!

    Mensagem por Fabiano Qua Jun 22, 2011 5:13 pm

    Curioso para ter esse almanaque em mãos... mas vai demorar um pouco.
    Fauntleroy
    Fauntleroy
    Membro Super
    Membro Super


    Lema : Avô Camões, pai Guimarães Rosa, filho Filipe Chamy.
    Mensagens : 1292
    Agradecimentos Recebidos : 2
    Data de inscrição : 03/06/2011
    Idade : 36
    Localização : São Paulo

    Almanaque do Pato Donald #02 [Junho/2011]  - Previa em scans na pág 01! Empty Re: Almanaque do Pato Donald #02 [Junho/2011] - Previa em scans na pág 01!

    Mensagem por Fauntleroy Qua Jun 22, 2011 6:11 pm

    Tenho três histórias... Estou indeciso se compro ou não... Almanaque bimestral acaba pesando.
    T_thiago
    T_thiago
    Membro Fantástico
    Membro Fantástico


    Lema : Aceita uma balinha de alcaçuz?
    Mensagens : 2753
    Agradecimentos Recebidos : 8
    Data de inscrição : 01/03/2011
    Idade : 39
    Localização : Jacareí/SP

    Almanaque do Pato Donald #02 [Junho/2011]  - Previa em scans na pág 01! Empty Previa

    Mensagem por T_thiago Qua Jun 22, 2011 11:30 pm

    Um Almanaque de 10 HQs! Muito conteúdo clássico para se colocar em perspectiva. Prééééévia:

    Almanaque do Pato Donald #02 [Junho/2011]  - Previa em scans na pág 01! Alpd0200

    Almanaque do Pato Donald #02 [Junho/2011]  - Previa em scans na pág 01! Alpd0201

    Almanaque do Pato Donald #02 [Junho/2011]  - Previa em scans na pág 01! Alpd0202

    Almanaque do Pato Donald #02 [Junho/2011]  - Previa em scans na pág 01! Alpd0203

    Almanaque do Pato Donald #02 [Junho/2011]  - Previa em scans na pág 01! Alpd0204

    Almanaque do Pato Donald #02 [Junho/2011]  - Previa em scans na pág 01! Alpd0205

    Almanaque do Pato Donald #02 [Junho/2011]  - Previa em scans na pág 01! Alpd0206

    Almanaque do Pato Donald #02 [Junho/2011]  - Previa em scans na pág 01! Alpd0207

    Almanaque do Pato Donald #02 [Junho/2011]  - Previa em scans na pág 01! Alpd0208

    Almanaque do Pato Donald #02 [Junho/2011]  - Previa em scans na pág 01! Alpd0209

    Almanaque do Pato Donald #02 [Junho/2011]  - Previa em scans na pág 01! Alpd0210

    Essa última HQ tem desenhos fabulosos do Rosa, é impressionante alguns quadros. O_O

    Fabiano
    Fabiano
    Membro Super
    Membro Super


    Mensagens : 1122
    Agradecimentos Recebidos : 2
    Data de inscrição : 01/03/2011
    Idade : 46
    Localização : Ribeirão Preto - SP

    Almanaque do Pato Donald #02 [Junho/2011]  - Previa em scans na pág 01! Empty Re: Almanaque do Pato Donald #02 [Junho/2011] - Previa em scans na pág 01!

    Mensagem por Fabiano Qui Jun 23, 2011 12:11 am

    Olha diferença dos traços da primeira e da segunda história. Ainda insisto que colocar Don Rosa sequenciando Carl Barks logo em seguida só desvaloriza o Rosa. Acho até injusto.
    T_thiago
    T_thiago
    Membro Fantástico
    Membro Fantástico


    Lema : Aceita uma balinha de alcaçuz?
    Mensagens : 2753
    Agradecimentos Recebidos : 8
    Data de inscrição : 01/03/2011
    Idade : 39
    Localização : Jacareí/SP

    Almanaque do Pato Donald #02 [Junho/2011]  - Previa em scans na pág 01! Empty Re: Almanaque do Pato Donald #02 [Junho/2011] - Previa em scans na pág 01!

    Mensagem por T_thiago Qui Jun 23, 2011 12:19 am

    Fabiano escreveu:Olha diferença dos traços da primeira e da segunda história. Ainda insisto que colocar Don Rosa sequenciando Carl Barks logo em seguida só desvaloriza o Rosa. Acho até injusto.

    1º - Coloca 30 anos de diferença entre a HQ do Barks e a do Rosa. É óbvio que há diferença no traço. Alias é mais do que esperado (apesar do traço do Rosa ser magnífico, mas "maluco" e "irreal" pra qualquer outro artista adotar, Barks era mais pé no chão).

    2º - O único culpado disso (barks antes de rosa) é exclusivamente culpa do própria Rosa, que insistia em fazer sequências de histórias do Barks, como a que existe nesta edição. Se é sequência, é mais do que certo e prático, publica-las juntas, para o máximo aproveitamento das referencias. Não tem nada mais chato do que ler uma sequencia e ter que caçar no armaria, a historia que precede ela, em busca de curiosidade e detalhes.

    3º - A unica injustiça pra mim, é A Abril não contextualizar corretamente estes eventos. Não há nenhuma notinha para o leitor novo explicando que Barks fez a 1ª HQ decadas antes do Rosa dá uma chupadinha no plot e criar uma sequencia. Mas fora isso, é uma delicia apreciar as duas juntos. Respeito a sua opinião de não gostar, mas eu sou do time que é mais do que a favor de que isso aconteça.

    Se diminui o Rosa mostrando que ele copiava certas ideias de Barks ou diminui o traço de Barks frente ao absurdo que é o traço de Rosa, são efeitos colateris aceitaveis para ter estas duas obras dentro de uma mesma revista. Na minha opinião.
    Fabiano
    Fabiano
    Membro Super
    Membro Super


    Mensagens : 1122
    Agradecimentos Recebidos : 2
    Data de inscrição : 01/03/2011
    Idade : 46
    Localização : Ribeirão Preto - SP

    Almanaque do Pato Donald #02 [Junho/2011]  - Previa em scans na pág 01! Empty Re: Almanaque do Pato Donald #02 [Junho/2011] - Previa em scans na pág 01!

    Mensagem por Fabiano Qui Jun 23, 2011 11:06 am

    Bom, você pensa com mais profundidade que eu sobre este aspecto. Eu só não gosto e pronto. Não paro para analisar.rsrs....
    As obras de Don Rosa são excelentes, só que, colocadas em sequência às de Carl Barks, elas ficam aquém, sim. Carl Barks impressiona muito mais tanto pelo traço, quanto pelas expressões dos personagens e pela aventura em si. Don Rosa desenha muito? Evidente que sim. Mas uma história em quadrinhos não vive pura e simplesmente do desenho em si, mas do espírito da coisa e do impressionismo que a trama dá.
    Don Rosa também consegue isso, mas é bem diferente de Barks. Um sequenciando o outro, fica algo estranho. É como você pegar um produto original e depois um outro pirata.
    Desculpa se estou sendo chato. Eu tenho uma opinião bem cri-cri diante desse fato. Sei que não agrada. Não quero forçar ninguém a concordar comigo. Só quero exercer meu direito de expressar minha indignação. A Abril fazendo esse tipo de coisa está desvalorizando as obras de Don Rosa - que eu repito que são excelentes - e supervalorizando as de Carl Barks.
    T_thiago
    T_thiago
    Membro Fantástico
    Membro Fantástico


    Lema : Aceita uma balinha de alcaçuz?
    Mensagens : 2753
    Agradecimentos Recebidos : 8
    Data de inscrição : 01/03/2011
    Idade : 39
    Localização : Jacareí/SP

    Almanaque do Pato Donald #02 [Junho/2011]  - Previa em scans na pág 01! Empty Re: Almanaque do Pato Donald #02 [Junho/2011] - Previa em scans na pág 01!

    Mensagem por T_thiago Qui Jun 23, 2011 11:24 am

    Fabiano escreveu: A Abril fazendo esse tipo de coisa está desvalorizando as obras de Don Rosa - que eu repito que são excelentes - e supervalorizando as de Carl Barks.

    Mas Barks tem que ser mais valorizado que Rosa mesmo. Não pode de forma alguma ser diferente disso.

    Rosa ganhou fama por ter usado a sombra do Barks somado ao absurdo que é seu traço. Acho até bom que a Abril deixa bem claro isso, que Rosa é um herdeiro de Barks e não um artista solo. Muito do que o Rosa fez foi graças ao Barks. É a relação mestre e pupilo. Pra mim é assim e sempre será.

    Se o Rosa queria alcançar algo além disso, não deveria ter se aposentado com menos de 100 HQs produzidas... se ele queria alçar algo maior, deveria ter produzido mais, criados mais e usado menos Barks.

    Posso citar uma duzia de Italianos que merecem mais créditos que o Rosa, por terem ajudado a expandir o universo disney, criado estilos, criado ideias, assim como Barks.

    O Rosa não criou nada. Não criou personagens, não expandiu universo, seu estilo de traço não é pratico e comercial (leva-se tempo demais para finalizar uma unica HQ).

    Não que ele seja ruim. Ele é ótimo, mas acho que tem o ego inflado demais para quem fez tão pouco dentro do universo Disney.

    Nesse ponto, sou muito mais o Marco Rota do que o Rosa.


    Última edição por T_thiago em Qui Jun 23, 2011 3:10 pm, editado 1 vez(es)
    Fabiano
    Fabiano
    Membro Super
    Membro Super


    Mensagens : 1122
    Agradecimentos Recebidos : 2
    Data de inscrição : 01/03/2011
    Idade : 46
    Localização : Ribeirão Preto - SP

    Almanaque do Pato Donald #02 [Junho/2011]  - Previa em scans na pág 01! Empty Re: Almanaque do Pato Donald #02 [Junho/2011] - Previa em scans na pág 01!

    Mensagem por Fabiano Qui Jun 23, 2011 12:59 pm

    NoOoOssa! Eu sempre quis escrever tudo isso, mas estava com meduuuu.

    Ah, Ah, Ah.......
    Denis
    Denis
    Membro Super
    Membro Super


    Lema : Autoproclamado fã N°1 de William Van Horn
    Mensagens : 1266
    Agradecimentos Recebidos : 0
    Data de inscrição : 28/02/2011
    Idade : 32
    Localização : Itajubá - MG

    Almanaque do Pato Donald #02 [Junho/2011]  - Previa em scans na pág 01! Empty Re: Almanaque do Pato Donald #02 [Junho/2011] - Previa em scans na pág 01!

    Mensagem por Denis Qui Jun 23, 2011 1:45 pm

    Estou muito atrasado com minhas compras disneyanas mensais.

    Essa semana é feriado e acho que semana que vem já procuro os almanaques e o Dsney Gol #3.
    avatar
    kvp
    Membro Novo
    Membro Novo


    Mensagens : 6
    Agradecimentos Recebidos : 0
    Data de inscrição : 25/06/2011

    Almanaque do Pato Donald #02 [Junho/2011]  - Previa em scans na pág 01! Empty Re: Almanaque do Pato Donald #02 [Junho/2011] - Previa em scans na pág 01!

    Mensagem por kvp Sáb Jun 25, 2011 4:03 pm

    Não conheço muito da história do Barks e do Rosa, só o que leio no Portallos e aqui no fórum, mas na minha opinião o Rosa é espetacular, todas as histórias que li dele (bem poucas, acho que só em Disney Big e nos almanaques 1) são muito boas! Só elas valem o gibi inteiro!

    Concordo com a comparação em que eles são como mestre e pupilo, mas pra mim é aquele pupilo que superou o mestre, pelo menos em qualidade.
    Mas tem toda essa história que o Barks foi que CRIOU muito do universo Disney, então isto conta muito a favor dele, mas não acho as histórias dele espetaculares como acho as do Rosa.

    ROPS
    ROPS
    Membro Junior
    Membro Junior


    Mensagens : 73
    Agradecimentos Recebidos : 0
    Data de inscrição : 02/03/2011
    Idade : 32
    Localização : Osasco/SP

    Almanaque do Pato Donald #02 [Junho/2011]  - Previa em scans na pág 01! Empty Re: Almanaque do Pato Donald #02 [Junho/2011] - Previa em scans na pág 01!

    Mensagem por ROPS Dom Jun 26, 2011 6:14 pm

    Não gostei muito das histórias dessa edição... mas as do Barks/Rosa valeram a compra!!!
    E ainda bem que trocaram aquele papel molengo da capa, e a revista ficou mais bonita com esse papel fosco.
    T_thiago
    T_thiago
    Membro Fantástico
    Membro Fantástico


    Lema : Aceita uma balinha de alcaçuz?
    Mensagens : 2753
    Agradecimentos Recebidos : 8
    Data de inscrição : 01/03/2011
    Idade : 39
    Localização : Jacareí/SP

    Almanaque do Pato Donald #02 [Junho/2011]  - Previa em scans na pág 01! Empty Re: Almanaque do Pato Donald #02 [Junho/2011] - Previa em scans na pág 01!

    Mensagem por T_thiago Seg Jun 27, 2011 2:23 pm

    Comecei a ler os Almanaques pelo Pato Donald. Smile

    Mas li apenas Superdonald na dobradinha Barks/Rosa.

    E as HQs criam essa contraste que o Fabiano tanto diz ser ruim. Você pega a historia do Rosa, após ler a HQ do Barks e percebe que o Rosa sugou tudo que tinha que sugar da obra-prima do Barks e pouca coisa na HQ acaba sendo original.

    O começo da história é quase identica. Todos os detalhes pequenos que Barks uma em sua história, o Rosa destrincha, como mostrando a tal Rua Secreta, numa gag visual com personagens escondidos em todo canto. Idem aos cientistas no laboratorio dizendo "pow, de novo o professor mandou a formula pela metade?".

    Quem não lê a obra de Barks perde muito da releitura que o Don Rosa faz na HQ. É por isso que acho que Barks/Rosa nessa dobradinha é quase que obrigatoria. Vc pode apreciar a obra de Barks solo, mas a do Rosa ela fica muito melhor se vc tiver a do Barks para poder se atender aos minimos detalhes.

    Não que a hsitoria seja ruim, o Rosa consegue ser muito mais humorado do que Barks, com as piadas dos Sobrinhos do Donald nunca descobrindo os superpoderes do Tio, por exemplo. É gag atrás de gag. Sem mencionar nas piadinahs de background que o Rosa coloca em toda parte.

    Mas continua achando que aprecisar Rosa, sem ter em mãos o material original que o artista usa para criar sua obra, prejudica a desgutação da HQ.

    Por isso acho muito importante estas dobradinhas, principalmente quando trata-se de sequencias de HQs do Barks.

    Barks cria um puta plot para uma HQ, deixa ela memorável. Aí vem o Rosa e refina as gags e detalhes da obra de Barks, tornando ao mesmo tempo diferenta, mas parecida com o original. Pronto, feita a homenagem.

    Superdonald mostra isso perfeitamente neste almanaque.
    T_thiago
    T_thiago
    Membro Fantástico
    Membro Fantástico


    Lema : Aceita uma balinha de alcaçuz?
    Mensagens : 2753
    Agradecimentos Recebidos : 8
    Data de inscrição : 01/03/2011
    Idade : 39
    Localização : Jacareí/SP

    Almanaque do Pato Donald #02 [Junho/2011]  - Previa em scans na pág 01! Empty Re: Almanaque do Pato Donald #02 [Junho/2011] - Previa em scans na pág 01!

    Mensagem por T_thiago Seg Jun 27, 2011 2:29 pm

    Alias eu fiquei com uma baita pena do Donald na HQ do Rosa, quando o Huguinho fala de modo sarcastico "e nós deviamos ter orgulho de um tio como vc?" - putz, que chute no saco. senti lá no fundo do coração uma tristeza por ver a cara do donald depois disso...

    e no fim, ele meio que continua sem saber o que o sobrinho realmente sentia pelo tio, ainda que isso tenha sido revelado aos leitores.

    as vezes as HQs são tão crueis com o Donald. Sad
    Edu4rd0
    Edu4rd0
    Membro Super
    Membro Super


    Lema : “Não me fale de blasfêmias, homem; eu bateria no sol, se o sol me insultasse.”
    Mensagens : 1444
    Agradecimentos Recebidos : 1
    Data de inscrição : 22/03/2011
    Idade : 35
    Localização : Aracaju

    Almanaque do Pato Donald #02 [Junho/2011]  - Previa em scans na pág 01! Empty Re: Almanaque do Pato Donald #02 [Junho/2011] - Previa em scans na pág 01!

    Mensagem por Edu4rd0 Seg Jun 27, 2011 2:50 pm

    Nada dos almanaques por aqui ainda. Ao menos passei em duas bancas ontem, e em uma hoje e nada... Razz
    Fauntleroy
    Fauntleroy
    Membro Super
    Membro Super


    Lema : Avô Camões, pai Guimarães Rosa, filho Filipe Chamy.
    Mensagens : 1292
    Agradecimentos Recebidos : 2
    Data de inscrição : 03/06/2011
    Idade : 36
    Localização : São Paulo

    Almanaque do Pato Donald #02 [Junho/2011]  - Previa em scans na pág 01! Empty Re: Almanaque do Pato Donald #02 [Junho/2011] - Previa em scans na pág 01!

    Mensagem por Fauntleroy Seg Jun 27, 2011 3:08 pm

    Essa do Rosa eu tenho num almanaque de 96. Preciso reler.
    Lucas
    Lucas
    Membro Super
    Membro Super


    Lema : "Boa safra e baixos impostos!Esse é o meu lema!"
    Mensagens : 1174
    Agradecimentos Recebidos : 0
    Data de inscrição : 03/03/2011
    Idade : 28
    Localização : Curitiba/PR

    Almanaque do Pato Donald #02 [Junho/2011]  - Previa em scans na pág 01! Empty Re: Almanaque do Pato Donald #02 [Junho/2011] - Previa em scans na pág 01!

    Mensagem por Lucas Seg Jun 27, 2011 7:21 pm

    Ah,é grana pra caramba que esses almanques levam hein?


    Vou ver se compro amanhã.
    ERIC_Cavalier
    ERIC_Cavalier
    Membro Senior
    Membro Senior


    Mensagens : 213
    Agradecimentos Recebidos : 4
    Data de inscrição : 06/04/2011
    Localização : São Paulo

    Almanaque do Pato Donald #02 [Junho/2011]  - Previa em scans na pág 01! Empty Re: Almanaque do Pato Donald #02 [Junho/2011] - Previa em scans na pág 01!

    Mensagem por ERIC_Cavalier Seg Jun 27, 2011 8:47 pm

    Não sabia que já tinham sido lançados. Preciso ir na banca.

    Fabiano escreveu:Olha diferença dos traços da primeira e da segunda história. Ainda insisto que colocar Don Rosa sequenciando Carl Barks logo em seguida só desvaloriza o Rosa. Acho até injusto.

    Eu sou de opinião completamente contrária. Como o Thiago disse, acho que valoriza o trabalho do Rosa, já que ele sempre é baseado em histórias do Barks.
    Desnecessário ficar comparando os dois. O Rosa faz as histórias pra homenagear ou pra complementar a obra do Barks, não para substituir ou tentar ser melhor.

    Eu sou fã número um dessas dobradinhas e sempre que sairem, comprarei, mesmo já tendo essas histórias em minha coleção.
    Denis
    Denis
    Membro Super
    Membro Super


    Lema : Autoproclamado fã N°1 de William Van Horn
    Mensagens : 1266
    Agradecimentos Recebidos : 0
    Data de inscrição : 28/02/2011
    Idade : 32
    Localização : Itajubá - MG

    Almanaque do Pato Donald #02 [Junho/2011]  - Previa em scans na pág 01! Empty Re: Almanaque do Pato Donald #02 [Junho/2011] - Previa em scans na pág 01!

    Mensagem por Denis Seg Jun 27, 2011 10:16 pm

    O que fica claro é como o Rosa se aproveita das histórias e ideias do Barks.

    O quão meticuloso e caprichoso ele é fazendo essa homenagem, por assim dizer.

    Entendo o ponto do Fabiano e do Thiago, quanto a "pouca criatividade" própria de Keno.

    Mas esse é o caminho que ele escolheu, e ele o faz com grande maestria.

    Eu também gosto das histórias em sequência.
    Fabiano
    Fabiano
    Membro Super
    Membro Super


    Mensagens : 1122
    Agradecimentos Recebidos : 2
    Data de inscrição : 01/03/2011
    Idade : 46
    Localização : Ribeirão Preto - SP

    Almanaque do Pato Donald #02 [Junho/2011]  - Previa em scans na pág 01! Empty Re: Almanaque do Pato Donald #02 [Junho/2011] - Previa em scans na pág 01!

    Mensagem por Fabiano Seg Jun 27, 2011 10:49 pm

    T_thiago escreveu:Comecei a ler os Almanaques pelo Pato Donald. Smile

    Mas li apenas Superdonald na dobradinha Barks/Rosa.

    E as HQs criam essa contraste que o Fabiano tanto diz ser ruim. Você pega a historia do Rosa, após ler a HQ do Barks e percebe que o Rosa sugou tudo que tinha que sugar da obra-prima do Barks e pouca coisa na HQ acaba sendo original.

    O começo da história é quase identica. Todos os detalhes pequenos que Barks uma em sua história, o Rosa destrincha, como mostrando a tal Rua Secreta, numa gag visual com personagens escondidos em todo canto. Idem aos cientistas no laboratorio dizendo "pow, de novo o professor mandou a formula pela metade?".

    Quem não lê a obra de Barks perde muito da releitura que o Don Rosa faz na HQ. É por isso que acho que Barks/Rosa nessa dobradinha é quase que obrigatoria. Vc pode apreciar a obra de Barks solo, mas a do Rosa ela fica muito melhor se vc tiver a do Barks para poder se atender aos minimos detalhes.

    Não que a hsitoria seja ruim, o Rosa consegue ser muito mais humorado do que Barks, com as piadas dos Sobrinhos do Donald nunca descobrindo os superpoderes do Tio, por exemplo. É gag atrás de gag. Sem mencionar nas piadinahs de background que o Rosa coloca em toda parte.

    Mas continua achando que aprecisar Rosa, sem ter em mãos o material original que o artista usa para criar sua obra, prejudica a desgutação da HQ.

    Por isso acho muito importante estas dobradinhas, principalmente quando trata-se de sequencias de HQs do Barks.

    Barks cria um puta plot para uma HQ, deixa ela memorável. Aí vem o Rosa e refina as gags e detalhes da obra de Barks, tornando ao mesmo tempo diferenta, mas parecida com o original. Pronto, feita a homenagem.

    Superdonald mostra isso perfeitamente neste almanaque.

    Eu só não concordo com essa dobradinha, Thiago. Acho que não precisávamos pensar em Don Rosa como seguidor dos trabalhos de Barks. Se lermos Don Rosa separadamente - pode até ser na mesma revista desde que não seja a sequência - veremos muitas qualidades nas obras de Don Rosa. Mas quando lemos ela em sequência à trama de Carl Barks, vemos apenas a sequência em si e percebemos que algumas mudanças nessas tramas (por causa do estilo diferenciado), além de serem gritantes, às vezes chegam a ser irritantes também.

    Dois exemplos: em Perdidos nos Andes e Volta a Quadradópolis: tanto o nevoeiro que os patos enfrentaram para chegar à cidade quanto as galinhas quadradas impressionavam bem mais nas histórias de Barks. O que Don Rosa fez ficou muito aquém. Mas não seria aquém se essa sequência saísse no final da Disney Big porque não teríamos como comparar com um grau de facilidade tão ágil.

    Na história Em Busca do Ouro, vemos a pata que Tio Patinhas se apaixonou certa vez, de acordo com sua saga - a Dora Cintilante. Nessa trama, ela aparece como uma para acabada, magricela demais e visual bem judiado. Na história sequencial (O último trenó para Dawson) a Dora cintilante não impressiona tanto porque ela não aparenta mais tanto sofrimento de alguém que só viveu do básico em um local praticamente sem nada para ela, ali, a não ser suas lembranças de antigamente.

    Por mais brilhante que Don Rosa seja, colocando uma história como sequência de Carl Barks, não há como não comparar certas coisas. Prefiro ler suas histórias separadamente porque dessa forma eu vou prestar mais atenção em outras coisas.
    T_thiago
    T_thiago
    Membro Fantástico
    Membro Fantástico


    Lema : Aceita uma balinha de alcaçuz?
    Mensagens : 2753
    Agradecimentos Recebidos : 8
    Data de inscrição : 01/03/2011
    Idade : 39
    Localização : Jacareí/SP

    Almanaque do Pato Donald #02 [Junho/2011]  - Previa em scans na pág 01! Empty Re: Almanaque do Pato Donald #02 [Junho/2011] - Previa em scans na pág 01!

    Mensagem por T_thiago Ter Jun 28, 2011 8:46 am

    Ontem eu li mais um pouquinho do Almanaque do Donald:

    3 - O Lado Bom: É uma história simples, mas não deixa de ser divertida. O Donald passa a ver o lado bom das coisas que lhe acontecem ao seu redor. O gozado é ver que mesmo que ele leva na esportiva tudo que acontece, o habitual azar do pato continua a segui-lo. XD

    4 - Torneio De Aeromodelismo: Uma história da década de 50 do Strobl. Para se ver como a brincadeira com aparelhos eletronicos comandados pelo cérebro é tão velho quanto a propria HQ. E mesmo velha, ela ainda parece algo novo, afinal ainda não existe tecnologia que permita que faça o que o Donald faz com seu avião na HQ. Um belo exemplo de um argumento que vence décadas. Um clássico bacana.

    5 - Um Clic Especial: Adorei essa história. Segue a linha de uma HQ, uma profissão, que o Carl Barks tanto adorava criar com o Donald. Vicar manda bem na arte e nos angulos dessa HQ e o Donald atrapalhando todo mundo num evento esportivo porque ele quer captar uma unica foto para o jornal que trabalha, para não ser despedido é diversão garantida. XD

    6 - Trapalhão? Como Não Sê-Lo?: Ah, o Peninha! Não tem como um alamanque do Donald existir sem ao menos uma historia com o Peninha arranjando confusão! E nesta ele irrita até mesmo os sobrinhos do Donald. XD - O mais engraçado é que no fim ele acaba trollando o Donald, huahuahuauha. XD

    7 - Quando Ganhar Não Compensa: Outro personagem que não pode faltar num almanaque assim é o Gastão. Outro clássico do Strobl! A HQ é bacana, mas nada demais. De fato enquanto escrevo aqui, já nem lembro mais o final dela. XD - vou ter que correr pro almanaque e relembrar. XD


    continua... (em breve)
    XANDRO ★
    XANDRO ★
    Membro Light
    Membro Light


    Mensagens : 452
    Agradecimentos Recebidos : 0
    Data de inscrição : 20/03/2011
    Idade : 43
    Localização : Salvador/Feira/Riachão do Jacuipe - BA

    Almanaque do Pato Donald #02 [Junho/2011]  - Previa em scans na pág 01! Empty Re: Almanaque do Pato Donald #02 [Junho/2011] - Previa em scans na pág 01!

    Mensagem por XANDRO ★ Ter Jun 28, 2011 8:54 am

    Devido as minhas comemorações de festa junina,não passei na banca sexta e só deu para passar ontem onde peguei/comprei minhas edições(chegastes por aqui)Disney GOL(apesar de não gostar muito bem do tema-mas tou colecionando a tal-excelente a HQ inédita do Super Pato-todas as HQ inéditas para mim em referências a de republicação, claro)Almanaque do Tio & Donald(Todas as HQs inédita para mim tb)destacando a excelente seleção/qualidade grafica, tudo muitissimo bem colado e a capa totalmente sem o odiavel(para mim)vernil...indiscultivel tb a seleção de HQs,tudo muito perfect...meus parabéns ao Paulo Maffia que nessa segunda roda de almanaques brocou,como é ótimo ele ouvir a nós os fãs de HQs/gibis Disney e que venha MAIS!Very Happy
    D@nil.B
    D@nil.B
    Membro Super
    Membro Super


    Lema : "Aprendi que tesouro é o que EU acho valioso, não os OUTROS! Assim é que a vida deve ser!" - Patinhas MacPato
    Mensagens : 1058
    Agradecimentos Recebidos : 3
    Data de inscrição : 05/03/2011
    Localização : Brasil |̲̅<̲̅Θ̲̅>̲̅|

    Almanaque do Pato Donald #02 [Junho/2011]  - Previa em scans na pág 01! Empty Re: Almanaque do Pato Donald #02 [Junho/2011] - Previa em scans na pág 01!

    Mensagem por D@nil.B Ter Jun 28, 2011 9:40 pm

    Realmente, a qualidade dessas segundas edições é muito superior às priemiras! principalmente o tipo de papel! Puxa, enfim um papel de capa melhor que os das mensais! Menos mole e difícilmente dobravél. Very Happy

    A melhor HQ da edição foi a Tudo O Que Sobe... Desce!. Laughing Ri muito com a cena de Donald quicando entre os diversos toldos do prédio! Razz Adorei o jeito que Rosa explorou a falta de medo do Donald, e depois o aumento dele! Very Happy Fantástica, a estória!

    Conteúdo patrocinado


    Almanaque do Pato Donald #02 [Junho/2011]  - Previa em scans na pág 01! Empty Re: Almanaque do Pato Donald #02 [Junho/2011] - Previa em scans na pág 01!

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex Abr 26, 2024 10:29 am