Bem, resolvi deixar os almanaques do fim de agosto encostado e ler as mensais de setembro para não começar a acumular as leitores. republicações eu leio depois, o negócio é ler as HQs inéditas e fresquinhas (ainda que muito republicação seja inédita pra mim):
Em Algum Lugar Do Passado: Vi o pessoal debatendo alguns comentários para trás quanto a questão da faixa acima do logo da capa do gibi. Eu já me manifestei contra essa prática, não gosto dessa ideia de diminuir a arte de jogar o cabeçalho pra baixo, enfim de apertar a capa do gibi... fica uma chamada exagerada acima e outra no canto do gibi, parece saturar demais as coisas. Quanto a "melhor história", com certeza é um exagero editorial, talvez feito na sangria de uma HQ homenageando Barks e tal, com certeza ficaria melhor como "
Uma homenagem aos 77 anos do Pato Donald nos Quadrinhos". Não precisava ser mais do que isso.
Quanto a HQ em si, achei ela sensacional. Existem duas óticas em torno dela, a primeira é a da trama principal, o Donald com algum trauma psicologico na qual ele não consegue se recuperar e as memórias do passado que são uma homenagem a alguns períodos memoráveis da carreira do pato. A trama principal eu achei ótima, pois apresenta um Donald realmente com um problema real, que assola adultos e jovens. Traumas acontecem assim, o subconsciente de cada pessoa é algo complexo, as vezes o incomodo psicologico é algo mesmo que a pessoa nem sabe de onde vem ou é algo bobo, como no caso essa culpa do Donald por não ter ajudado mais a Vovó Donalda quando morava com ela. Coisas que podiamos fazer no passado, mas não tinhamos maturidade para entender o como isso fosse importante, que só percebemos quando crescemos, e cria-se esse bloqueio no subconsciente. Eu gostei bastante dessa ideia para a história, mostrando algo mais adulto e real mesmo, que assola milhares de pessoas no mundo todo. Mesmo sem a homenagem, eu já curtiria a trama principal.
Quanto as homenagens, eu diria que elas foram medianas. A primeira aparição do donald, algumas HQs de Barks e uma da margarida que segundo o blog do Mac é inédita no Brasil (porque ela foi homenageada? é importante lá fora? é o marco de alguma coisa dos responsáveis pela HQ?). Fabricantes de Terremotos é uma das HQs do Barks que mais adoro, acho-a memorável sim, mas a outras apenas considero como histórias bacanas do Barks, acredito que existam muitas outras melhores do grande mestre que poderiam ter sido usadas. Tambem representa pouco a história do pato donald em si, mostrando apena sum começo da carreira do pato nos quadrinhos, deixando de lado muitas facetas e tal. Tempo é curto nas páginas, então faz sentido. Ao menos gostei dessa informação cronológica de que o Donald vivia mesmo no sítio da Vovó Donald, o que bate com o Donald Menino, série de HQs que injustiçadamente é deixada de lado no Brasil (e eu acho tão legal estas HQs que poderiam fazer fama ao público infantil).
Não é a melhor HQ dos últimos 77 anos, não é exatamente a melhor homenagem que já li nesse sentido de prestar um serviço de memória ao leitor, mas nem por isso ela faz feio, dando um plot bacana e adulto, e aproveitando dele para resgatar estes bonitos momentos do PD.
Um Perfeito Guaxinim Achei a HQ apresada, e assim como o Filipe comentou, é meio estranho ver um Donald meio retrancado. Mais estranho ainda é ver que a HQ é do Daan Jippes que em geral trabalha muito bem com o personagem. Mas não achei a história ruim, pelo contrário parecia uma daqueles desenhos animados antigos, quando o protagonista não ataca, ele apenas se defende de forma que o atacante (no caso o Silva) só de ferre. XD - Uma boa saída para um Donald que no momento parecia mais preocupado em ir a festa a fantasia da Margarida do que ficar de mimimi com o Silva. As cenas da tartaruga ficaram ótimas nesse sentido de comédia.
Dito tudo isso, adorei a mensal do Donald ter este mês uma história longa, ocupando várias páginas do que HQs curtas, que sempre acabam revezando um mesmo tempo ou genero. Ler algo diferente na mensal do pato este mês foi revigorante.