Fauntleroy escreveu:Em matéria de Zé, acho que o que mais gosto é Canini e o Zé dos anos 90. Que bom que os dois estão nas bancas...
Se não tivesse histórias de Canini na revista do Zé Carioca acho que não compraria mais.
Fauntleroy escreveu:Em matéria de Zé, acho que o que mais gosto é Canini e o Zé dos anos 90. Que bom que os dois estão nas bancas...
Denis escreveu:Essa questão da qualidade é importante também.
Como será?
Só o Fernando Ventura e o Arthur Faria Jr. para produzir as histórias?
Ufa, passado esse primeiro susto que essa notícia do Planeta Gibi deu em todo mundo, agora posso comentar e refletir um pouco mais sobre o assunto.
Zé Carioca e o Momento
Num primeiro momento eu acho simplesmente fantastico que a Abril esteja pensando em reativar a produção nacional. O impulso desta boa fase do mercado, as novas revistas e o advento da copa e olimpiadas aqui no Brasil parecem uma ótima oportunidade para colocar o Zé Carioca em perspectiva novamente. E acho que isso faria um bem danado ao personagem tanto nacionalmente quanto internacionalmente.
Então que a reativação da produção nacional com o zé carioca seja apenas o começo de algo muito maior. Espero que futuramente possamos a poder produzir historias com o Peninha brasileiro, assim como o Biquinho, a nossa Pata Lee (que hoje em dia iria brigar bem com a Tina da Turma da Monica), entre outras HQs do universo do Disney. Com certeza isso é um processo que pode muito bem levar até uma década para entrar no eixos, mas é bom ver que está começando de forma correta, com o Zé, que é legitamente nosso. Ninguem lá fora sabe fazer tão bem quanto nós.
Os Artistas e o melhor Zé?
Já ando vendo briga na internet porque os fãs começam a especular quem deve cuidar disso e quem não deve. Esta questão sempre vai levantar polemica e birra entre os leitores. Tem gente que gosta e desgostas de vários artistas. Não existe uma opinião correta ou errada.
Na minha opinião, eu espero que a Abril retorne com um Zé Carioca que era mais conhecido nos anos 90, moderno de descolado, mas ainda com alguma influencia do zé dos anos 80, genuinamente malandro. Acho que o Zé do Canini, no estilão favelão, não atinge o publico infantil hoje em dia. Canini só é bom para a velha guarda pelo que vejo por aí (salvo exceções). Também não queria que retomassem exatamente de onde parou, mas que tentasse dar uma atualizada no estilo de quadrinhos do Zé Carioca. Que tal seria se pedisse ao Carlos Mota fazer um zé carioca no estilo que ele faz as HQs do Pato Donald? Traço rico em detalhes, 4 linhas de quadro por pagina, melhor trabalho com as cores. Um estilo mais classico de traço, fugindo um pouco da influencia do estilo italiana que o Zé dos anos 90 possuia.
Quantos aos artistas que conhecemos hoje em dia, segue o que eu acho:
- Canini: Não queria que o Renato Canini retornasse. Deixem a lembrança desta grande artista no passado. Seria uma tremenda frustação ver ele voltar a desenhar hqs do zé de os leitores novatos desconsiderassem o artistas. O Canini já completou seu momento e sua obra na Disney, pedir para ele voltar, seria pedir para ele provar tudo de novo o que ele fez no zé no passado. Hoje em dia ele não tem saidenberg para ficar como parcerio, então se as novas hqs forem fracas de roteiro, o canini acabaria se sujando, manjando sua carreira no papagaio. realmente se EU fosse o Canini, jamais aceitaria voltar a ser um ativo na produção brasileira. Talvez pudesse voltar ocasionalmente... numa situação especial, para um especial, ou em algumas artes de capas e tal. E só.
- Ventura: Sinto muito pelo Fernado. Ele é um cara legal, tem a comunidade no orkut, faz um imenso trabalho no inducks e levantamento de arquivo historico dos quadrinhos disney no Brasil, mas o traço dele não combina em nada com Disney. A menos que ele aceitasse um traço mais classico, eu não quero ver mais historias do zé estilizadas por ele. Elas são fraquinhas, o traço é muito bizarro e acho que suas HQs destoam demais com tudo que já foi feito para o personagem. Acho que falta refinamento... é tudo muito simples no traço do fernando, e os exageros acabam desfarçando isso. Segue tambem uma certas semelhança com mangas, com quadros sem padronização, expressões faciais muito exageradas. Não curto e não acho que o estilo Disney combine e não acho que os leitores vão curtir. Muita gente puxa sardinha do Fernando no Orkut, mas nunca viram muitos trabalhos dele. Eu dei uma pesquisada um tempo atrás e tudo que vi, em nada me agradou. É obvio que ele tem talento, mas o estilo dele precisa mudar. Ou então ele ser apenas roteirista. Se chamassem ele apenas para roteiros, eu ficaria contente.
- Arthur Faria Jr: O Arthur tem um estilo muito semelhante ao Saidenberg. Na minha opinião este é o melhor roteirista que temos atualmente para reativar a produção de quadrinhos no Brasil. Eu chamaria o Arthur, ele fez um excelente trabalho nos anos 80 e 90, com ótimas HQs. Gosto bastante dele.
- Carlos Mota: Pra mim seria a combinação perfeita: Arthur e Mota. Roteiros bem humorados e criativos do Arthur e o belíssimo traço e estilo barkaniamo do Mota fariam o Zé Carioca renascer das cinzas, com o orgulho de toda uma geração. Seria perfeito.
- Marcelo Cassaro e Paulo Borges: Cassaro nos roteiros e Borges nos desenhos. Ambos são responsáveis por Cavaleiro das Dívidas, a HQ que reformulou o Morcego Verde. Essa dupla tambem é perfeita, não sei o que eles fazem hoje em dia, mas se eu fosse a Abril tentaria recontra-los para reativar a produção do Zé Carioca. O melhor do zé dos anos 90 veio destes dois artistas. E o pessoal hoje em dia não fala muito deles. Talvez pelo pouco tempo que ficaram nos estudios da Abril. Mas na minha opnião, eles são excelentes. Tudo que vi dos dois, eu adorei.
Um novo estilo?
E depois das HQs normais, eu realmente consideraria uma brainstorm entre a equipe criativa para criar um novo universo ao personagem. Talvez mais integrado ao universo da Disney tradicional. Com mais frequentes as participações do universo do Donald e do Mickey ao universo do Zé. Com até mesmo o Panchito. Eu nunca gostei do Zé ser tão isolado do resto dos personagens Disney. Ok eles não moram perto geograficamente, mas isso é ruim, pois ele é facilmente ignorado no mundo todo. Eu pensaria um pouco nesse fator. Assim como pensaria um pouco em um Zé P&B (Preto e Branco), como a Turma da Monica Jovem, tentando integrar ao estilo mangá. CLARO QUE isso só depois das HQs normais (e não uma substituição do estilo... seria algo a mais, como um especial).
Enfim, é isso.
Zé Carioca em 2012! Espero que reformulado, com novas aventuras, muita qualidade e sabendo homenagear de forma inteligente, estes 50 anos de Zé!
Obs: Alias é bem ridiculo a forma como o Leo falou do forum lá na comunidade do Orkut. Xingou a equipe do forum, xingou o forum, xingou a comunidade de membros... muita imaturidade dele isso. Eu não lembro de uma única pessoa daqui ter ofendido ele. Ela saiu daqui porque quis, ninguem o convidou a sair ou deixar de participar. Ele alega que não fizeram o que ele mandou que fizessem (tirar algumas das funções da lateral do forum), como se só ele tivesse opinião que o forum devesse obrigatoriamente seguir. Achei muita sacanegm o que ele fez lá, denegrindo o forum porque não obedeceram um pedido dele. Vacilo total essa agressão publica desnecessária. Para um adulto como ele, ficar fazendo esse tipo de mimimi na net é bem ridiculo. Estou totalmente chateado com ele.
Denis escreveu:E criar uma revista de republicação só nacional.
T_thiago escreveu:Denis escreveu:E criar uma revista de republicação só nacional.
pra isso teria o almanaque do personagem, não?
alias isso justificaria as razões de deixar esse almanaque bimestral.
T_thiago escreveu:isso mesmo, o zé holandes sai de vez em quando por lá... não é tão frequente assim... e nem há tantas assim para segurar na mensal por tantos anos. (e não queria estas hqs por aqui não..nem faço tanta questão, não regularmente... uma vez por ano? talvez... acharia sacanagem zé holandes ser mais frequente do que indiana pateta por aqui. )
Denis escreveu:A França ainda produz também? Nem sabia...