1 -
O Crime do Cel. Cintra - achei simpatica a HQ que abre o almanaque. É bom ver o Coronel Cintra sobre determinada perspectiva, ainda que a solução da HQ seja simples e o desfecho mais simplório ainda (por isso que gosto das HQs italianas longas do Rato, o roteiro é mais complexo e trabalhado). Mas gostei da história, achei perfeita para começar o almanaque. Já entrar no clima do "universo do rato".
2 -
Detetive Muito Particular - Apesar de gostar da HQ ela é cheia de furos. como o Pateta tento uma agência de detetives, que dá a entender ser apenas dele, e ele estar perseguindo bandidos por conta própria. há muitas historias assim nesse periodo? não sei, mas achei esquisito. além do que, é uma HQ que combinaria tanto no almanaque do mickey, quanto do Pateta, já que ele é a estrela da HQ. mesmo assim ela é divertidinha. sem ser levada a sério.
3 -
Um Mergulhador Em Órbita - quando comecei a ler essa HQ, já percebi que ela seria bacana e provavelmente é a melhor do almanaque na minha opinião (melhor até que a gigantona Mancha na História). Eu gosto quando o roteirista permite que o leitor voe nas asas da imaginação. que ainda que seja impossível, o mickey vai do mar ao espaço, e ainda entra na atmosfera terrestre como um meteoro e um simples paraquedas barra isso. A HQ é tosca aos prantos, mas foi isso que me agradou. Ela é "imaginativa", faz o leitor ficar pensando "uau, que legal se isso fosse possível". São poucas as HQs hoje em dia e até do passado que permitem esse tipo de viagem sem noção. Além do que tb adorei o Pateta no começo prometendo recuperar um colar que está perdido no meio do oceano. XD - uma HQ que não esquecerei tão fácil.
4 -
Mancha e a Máquina do Tempo: - posso dar uma critica de leve nesta HQ antes de dar minha opinião sobre a história? notaram a quantidade absurda de vultos pretos de pessoas e objetos em todas as partes da história? é sério isso me tirou muito do sério. O_O
lanças pretas, algemas pretas, chápeus de vinking pretos, coadjuvantes pretos. até mesmo os personagens quando entram naqueles quadros de viagens no tempo, estão pretos!! Ficava a todo tempo pensando se isso foi um erro da restauração da HQ ou se a original dos anos 70 é assim tambem. Olhando alguns quadros no inducks percebo que sim, parte da hq tem mesmo esse exagero de vultos pretos... mas nem tudo bate... as lanças nas paginas que tem no inducks estão cinzas e com seus contornos pretas. No almanaque de agora, todas em todas as pa´ginas estão com lanças pretas. Não imagino o que diabos aconteceu... mas que incomoda essa falta de contorno, pintura dentro da HQ, me atrapalhou.
Ainda mais uma historia que utiliza o mancha negra, o único personagem que deveria ser uma "mancha negra" na página. XD
Quanto a história em si. Ela é ótima, não leva o troféu o melhor do almanaque por conta desse detalhe acima. o Saidenberg demonstrou que pesquisou para escrever a mesma. Vocabulário da época de cada viagem histórica, detalhes históricos etc. Todos os personagens tem sua representividade na HQ, o pardal para a máquina, lampadinha de suporte tenico e gags, pateta para gags, gilberto para conhecimento histórico (o garoto falam linguas antigas, uau!!), chiquinho e francisquinho para relacionar com as meninas do egito e tb manter o nucleo infantil atento... até o mancha é legal, ainda que meio abobalhado como a produção nacional gostava de transformá-lo (por exmeplo, qualé do bigode de feno? sério?). A brincadeira ao longo das partes da historia com o tradutor é ótimo, os fatos historicos tb divertem e no final, até o urtigão entra para sacanear o manja.
O impressionante é como o saidenberg com maestria fecha todas as pontas soltas da história EXATAMENTE na última pagina. todo mundo que veio do passado, o destino do mancha, a piada com o urtigão e até mesmo o final feliz para as garotinhas escravas. me impressionei com a qualidade e agilidade do roteiro.
Conclusão final: Um belo almanaque. Acredito que melhor que o primeiro sim, já que eu já nem me lembro mais quais eram as HQs do primeiro almanaque (não se destacaram? ou minha memoria está fraca?). mas realmente pegar certos classicos do passado é preciso ter cuidado. Não sei porque essa HQ da produção B tem tantos vultos, mas hoje em dia isso deve incomodar sim os leitores que está acostumados com don rosa e hqs italianas com bom colorido e detalhes ricos em cena. nem coadjuvantes ao fundo hoje em dia são vultos pretos.
mas senti um pouco de saudade do Mickey de Murry, assim como o Mickey aventura dos anos 90/80 da Dinamarca. Mas tudo é perdoado já que a obra prima do saidenberg dos anos 70, realmente ocupa um merecido espaço na revista.