Projeto Inducks

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


+14
Denis
Edu4rd0
ERIC_Cavalier
Fabiano
D@nil.B
Pablo Gabriel
Tio Bin
sergiokid
MatheusG
ro455
Lucas
danilolessio
nidlow_forytre
T_thiago
18 participantes

    Debate: O que nós podemos fazer para melhorar o mercado de HQs Disney no Brasil?

    T_thiago
    T_thiago
    Membro Fantástico
    Membro Fantástico


    Lema : Aceita uma balinha de alcaçuz?
    Mensagens : 2753
    Agradecimentos Recebidos : 8
    Data de inscrição : 01/03/2011
    Idade : 39
    Localização : Jacareí/SP

    Debate: O que nós podemos fazer para melhorar o mercado de HQs Disney no Brasil? Empty Debate: O que nós podemos fazer para melhorar o mercado de HQs Disney no Brasil?

    Mensagem por T_thiago Sex Mar 18, 2011 9:49 am

    Vamos ver se esse tema levanta algumas questões interessantes a respeito do assunto.

    Só para posicionar melhor quem está por fora do assunto, é o seguinte:

    - Os quadrinhos Disney tiveram um certo destaque nos últimos tempos, novas revistas foram criada, as revistas de linha parecem que estão entrando nos eixos, as revistas estão tendo destaque na internet graças a blogues, comunidades e sites que voltaram a comentar sobre o asssunto. Enfim, é uma fase de crescimento do mercado. Mas ainda que os quadrinhos estejam numa boa fase, ainda há muito que se melhorar.

    - Não abri o topico para discutir o que a Editora Abril deve melhorar nos quadrinhos, pois isso já fazemos em outros topicos, criticando, sugerindo, questionando decisões e pedindo por novidades. A questão aqui não é "o que a Abril pode fazer para melhorar", e sim, "o que os colecionadores, fãs, leitores e consumidores podem fazer para ajudar?". Dá para perceber a distinção?

    - Algumas medidas acho que até já existem, por exemplo, muita gente aqui tem espaços na internet, na qual divulgam os quadrinhos da Disney para um publico que muitas vezes nem conhecem as revistas. Outros compram de tudo, mesmo que já tenham as histórias na coleção, afinal uma revista vendida, é uma revista que deixa de encalhar depois. Já vi relatos de colecionadores que compram até duas edições da mesma revista. Uma para ler e outra para guardar. (Eu não faço isso, mas entendo o sentimento de quem o faz). Tem gente que coloca as revistas na frente das revistas da Monica nas bancas (Rá!, eu já fiz isso algumas vezes). Tem adultos, pais hoje em dia, que apresentam aos seus filhos menores, os quadrinhos, a fim de levá-los a uma nova geração de leitores. Tem leitores que vivem em contato com o Maffia, sugerindo material, a fim de ajudar a melhorar a seleção das revistas atuais.

    - Enfim, esta é a ideia do topico. Para que possamos trocar ideias entre nós mesmo, sobre o que podemos fazer para ajudar. É certo que nós podemos fazer muito pouco, em face do que a própria Abril pode fazer em termos de mudanças editoriais que atraiam novos publicos, mesmo assim, acho que uma comunidade solidária, unida, também tem alguma força de expressão, de chamar a atenção de outros publicos.

    Debate: O que nós podemos fazer para melhorar o mercado de HQs Disney no Brasil? Mickey%2BMouse%2BQuestion.

    E aí? O que você tem a dizer sobre isso?

    nidlow_forytre
    nidlow_forytre
    Membro Senior
    Membro Senior


    Lema : gibis sempre
    Mensagens : 121
    Agradecimentos Recebidos : 0
    Data de inscrição : 28/02/2011
    Localização : Serra Talhada

    Debate: O que nós podemos fazer para melhorar o mercado de HQs Disney no Brasil? Empty Re: Debate: O que nós podemos fazer para melhorar o mercado de HQs Disney no Brasil?

    Mensagem por nidlow_forytre Sex Mar 18, 2011 11:55 am

    a primeira medida não deve ser da abril e sim da disney fazendo novos desenhos animdos do mickey pateta,zé carioca poius se as crianças veem os personagens na tv vão tb querer os quadrinhos
    danilolessio
    danilolessio
    Membro Junior
    Membro Junior


    Mensagens : 46
    Agradecimentos Recebidos : 0
    Data de inscrição : 02/03/2011
    Idade : 42
    Localização : Sao Paulo

    Debate: O que nós podemos fazer para melhorar o mercado de HQs Disney no Brasil? Empty Re: Debate: O que nós podemos fazer para melhorar o mercado de HQs Disney no Brasil?

    Mensagem por danilolessio Sex Mar 18, 2011 7:05 pm

    Eu acho que o mercado brasileiro de quadrinhos disney é muito fraco em edicoes de luxo. Embora o nicho seja pequeno, tem publico!!!
    Lucas
    Lucas
    Membro Super
    Membro Super


    Lema : "Boa safra e baixos impostos!Esse é o meu lema!"
    Mensagens : 1174
    Agradecimentos Recebidos : 0
    Data de inscrição : 03/03/2011
    Idade : 28
    Localização : Curitiba/PR

    Debate: O que nós podemos fazer para melhorar o mercado de HQs Disney no Brasil? Empty Re: Debate: O que nós podemos fazer para melhorar o mercado de HQs Disney no Brasil?

    Mensagem por Lucas Sex Mar 18, 2011 8:27 pm

    nidlow_forytre escreveu:a primeira medida não deve ser da abril e sim da disney fazendo novos desenhos animdos do mickey pateta,zé carioca poius se as crianças veem os personagens na tv vão tb querer os quadrinhos


    Eu gostei da idéia,desenhos animados são uma boa opção hoje(tanto que eu gosto muito de assistir desenhos clássicos do Donald e do Mickey).Mas,eu não imagino e me limito ao publico mais jovem,chamar a atenção de colecionadores mais velhos também(todos aqui que eu saiba são maiores de 15 anos '-'),mas é uma opção,apesar que,muitas vezes,para o publico mais jovem,sao os blogs mesmo,mas fazer um conteúdo mais...digamos,mais "maduro"(como SPNA-Super Pato Novas Aventuras*)seria muito bacana.Eu sei que os quadrinhos Disney não são "imaturos",tanto que essa imagem de "Quadrinhos pra criança" mudou faz tempo,principalmente com o Don Rosa...mas deu pra entender minha idéia né?Fiquei com preguiça de expor com mais clareza,me desculpe,prometo que não faço mais isso lol!


    *Ver post no blog do Thiago,portallos,lá fala bastante do SPNA.
    nidlow_forytre
    nidlow_forytre
    Membro Senior
    Membro Senior


    Lema : gibis sempre
    Mensagens : 121
    Agradecimentos Recebidos : 0
    Data de inscrição : 28/02/2011
    Localização : Serra Talhada

    Debate: O que nós podemos fazer para melhorar o mercado de HQs Disney no Brasil? Empty Re: Debate: O que nós podemos fazer para melhorar o mercado de HQs Disney no Brasil?

    Mensagem por nidlow_forytre Sex Mar 18, 2011 9:31 pm

    Lucas escreveu:(todos aqui que eu saiba são maiores de 15 anos '-')
    eu só tenho 11
    Lucas
    Lucas
    Membro Super
    Membro Super


    Lema : "Boa safra e baixos impostos!Esse é o meu lema!"
    Mensagens : 1174
    Agradecimentos Recebidos : 0
    Data de inscrição : 03/03/2011
    Idade : 28
    Localização : Curitiba/PR

    Debate: O que nós podemos fazer para melhorar o mercado de HQs Disney no Brasil? Empty Re: Debate: O que nós podemos fazer para melhorar o mercado de HQs Disney no Brasil?

    Mensagem por Lucas Sex Mar 18, 2011 10:50 pm

    nidlow_forytre escreveu:
    Lucas escreveu:(todos aqui que eu saiba são maiores de 15 anos '-')
    eu só tenho 11


    Ahanm...corrigindo,todos aqui que eu saiba são maiores de 11 anos '-'
    ro455
    ro455
    Membro Super
    Membro Super


    Lema : Devagar e Sempre
    Mensagens : 1039
    Agradecimentos Recebidos : 0
    Data de inscrição : 27/02/2011
    Idade : 29
    Localização : Maringá/PR

    Debate: O que nós podemos fazer para melhorar o mercado de HQs Disney no Brasil? Empty Re: Debate: O que nós podemos fazer para melhorar o mercado de HQs Disney no Brasil?

    Mensagem por ro455 Sáb Mar 19, 2011 9:28 am

    Deveriam investir em coleções ''livro'', One Shots, uma coleção nos conformes de CLD, talvez podia ser até uma continuação de OMD e uma nova publicação mensal, com certeza
    Lucas
    Lucas
    Membro Super
    Membro Super


    Lema : "Boa safra e baixos impostos!Esse é o meu lema!"
    Mensagens : 1174
    Agradecimentos Recebidos : 0
    Data de inscrição : 03/03/2011
    Idade : 28
    Localização : Curitiba/PR

    Debate: O que nós podemos fazer para melhorar o mercado de HQs Disney no Brasil? Empty Re: Debate: O que nós podemos fazer para melhorar o mercado de HQs Disney no Brasil?

    Mensagem por Lucas Sáb Mar 19, 2011 10:35 am

    ro455 escreveu:Deveriam investir em coleções ''livro'', One Shots, uma coleção nos conformes de CLD, talvez podia ser até uma continuação de OMD e uma nova publicação mensal, com certeza


    Seria fantástico '-'
    nidlow_forytre
    nidlow_forytre
    Membro Senior
    Membro Senior


    Lema : gibis sempre
    Mensagens : 121
    Agradecimentos Recebidos : 0
    Data de inscrição : 28/02/2011
    Localização : Serra Talhada

    Debate: O que nós podemos fazer para melhorar o mercado de HQs Disney no Brasil? Empty Re: Debate: O que nós podemos fazer para melhorar o mercado de HQs Disney no Brasil?

    Mensagem por nidlow_forytre Sáb Mar 19, 2011 6:47 pm

    Lucas escreveu:
    ro455 escreveu:Deveriam investir em coleções ''livro'', One Shots, uma coleção nos conformes de CLD, talvez podia ser até uma continuação de OMD e uma nova publicação mensal, com certeza


    Seria fantástico '-'
    2
    ro455
    ro455
    Membro Super
    Membro Super


    Lema : Devagar e Sempre
    Mensagens : 1039
    Agradecimentos Recebidos : 0
    Data de inscrição : 27/02/2011
    Idade : 29
    Localização : Maringá/PR

    Debate: O que nós podemos fazer para melhorar o mercado de HQs Disney no Brasil? Empty Re: Debate: O que nós podemos fazer para melhorar o mercado de HQs Disney no Brasil?

    Mensagem por ro455 Seg Mar 21, 2011 2:06 am

    nidlow_forytre escreveu:
    Lucas escreveu:
    ro455 escreveu:Deveriam investir em coleções ''livro'', One Shots, uma coleção nos conformes de CLD, talvez podia ser até uma continuação de OMD e uma nova publicação mensal, com certeza


    Seria fantástico '-'
    2

    Vou ter que enviar outro e-mail pra Abril mesmo, porque eles sempre querem insistir no erro!?
    Lucas
    Lucas
    Membro Super
    Membro Super


    Lema : "Boa safra e baixos impostos!Esse é o meu lema!"
    Mensagens : 1174
    Agradecimentos Recebidos : 0
    Data de inscrição : 03/03/2011
    Idade : 28
    Localização : Curitiba/PR

    Debate: O que nós podemos fazer para melhorar o mercado de HQs Disney no Brasil? Empty Re: Debate: O que nós podemos fazer para melhorar o mercado de HQs Disney no Brasil?

    Mensagem por Lucas Seg Mar 21, 2011 8:18 am

    ro455 escreveu:
    nidlow_forytre escreveu:
    Lucas escreveu:
    ro455 escreveu:Deveriam investir em coleções ''livro'', One Shots, uma coleção nos conformes de CLD, talvez podia ser até uma continuação de OMD e uma nova publicação mensal, com certeza


    Seria fantástico '-'
    2

    Vou ter que enviar outro e-mail pra Abril mesmo, porque eles sempre querem insistir no erro!?

    "Cade o profissionalismo?"

    kkk
    ro455
    ro455
    Membro Super
    Membro Super


    Lema : Devagar e Sempre
    Mensagens : 1039
    Agradecimentos Recebidos : 0
    Data de inscrição : 27/02/2011
    Idade : 29
    Localização : Maringá/PR

    Debate: O que nós podemos fazer para melhorar o mercado de HQs Disney no Brasil? Empty Re: Debate: O que nós podemos fazer para melhorar o mercado de HQs Disney no Brasil?

    Mensagem por ro455 Seg Mar 21, 2011 6:22 pm

    Lucas escreveu:
    ro455 escreveu:
    nidlow_forytre escreveu:
    Lucas escreveu:
    ro455 escreveu:Deveriam investir em coleções ''livro'', One Shots, uma coleção nos conformes de CLD, talvez podia ser até uma continuação de OMD e uma nova publicação mensal, com certeza


    Seria fantástico '-'
    2

    Vou ter que enviar outro e-mail pra Abril mesmo, porque eles sempre querem insistir no erro!?

    "Cade o profissionalismo?"

    kkk

    Deve estar no rabo orifício anal XD
    MatheusG
    MatheusG
    Membro Pro
    Membro Pro


    Mensagens : 969
    Agradecimentos Recebidos : 7
    Data de inscrição : 28/02/2011
    Localização : São Paulo - SP

    Debate: O que nós podemos fazer para melhorar o mercado de HQs Disney no Brasil? Empty Re: Debate: O que nós podemos fazer para melhorar o mercado de HQs Disney no Brasil?

    Mensagem por MatheusG Seg Mar 21, 2011 8:38 pm

    O que nós podemos fazer? Hmmm... taí algo pra pensar...

    Eu faço o que posso divulgando na patonet (Very Happy) , e aconselho alguns amigos meus que gostam de ler a experimentar... Quem sabe não crio algum leitor novo?

    Os fãs pouco podem fazer, além de divulgar os lançamentos e auxiliar a Editora mandando sugestões de como agir. Fora isso, pouco podemos fazer (claro, a gente sempre pode aumentar as vendas das revistas se cada um de nós comprássemos 2 exemplares de cada edição XD)
    T_thiago
    T_thiago
    Membro Fantástico
    Membro Fantástico


    Lema : Aceita uma balinha de alcaçuz?
    Mensagens : 2753
    Agradecimentos Recebidos : 8
    Data de inscrição : 01/03/2011
    Idade : 39
    Localização : Jacareí/SP

    Debate: O que nós podemos fazer para melhorar o mercado de HQs Disney no Brasil? Empty Re: Debate: O que nós podemos fazer para melhorar o mercado de HQs Disney no Brasil?

    Mensagem por T_thiago Seg Mar 21, 2011 9:01 pm

    MatheusG escreveu:O que nós podemos fazer? Hmmm... taí algo pra pensar...

    Eu faço o que posso divulgando na patonet (Very Happy) , e aconselho alguns amigos meus que gostam de ler a experimentar... Quem sabe não crio algum leitor novo?

    Os fãs pouco podem fazer, além de divulgar os lançamentos e auxiliar a Editora mandando sugestões de como agir. Fora isso, pouco podemos fazer (claro, a gente sempre pode aumentar as vendas das revistas se cada um de nós comprássemos 2 exemplares de cada edição XD)

    Vc entendeu o que eu quis dizer no post principal Matheus. Não que os outros acima estejam errado (há muitos que OUTROS podem fazer).

    Eu penso um pouco no mercado de mangá e animê, desde dos anos 90 o brasileiro é louco por essa cultura de entretenimento japones, mas a maior propagando que tais canais possuem por aqui, parece mesmo vir dos fãs. São eles que parecem manter o mercado quente (até onde eles podem manter em alta). As empresas realmente fazem muito pouco (e é comum fazer e ainda serem inconpetentes). Mas os fãs, a propaganda boca a boca, deles relativo a animes e mangás é impressionante.

    São fansubs, sites de noticias, eventos por todo o brasil, pirataria desemfreada dos produtos (que tb prejudica o mercado no mesmo nivel que pulveriza o vicio e novos interessados) etc. Nessa linha, os fãs de outros quadrinhos são fracos... na Marvel e DC os EUA possuem aqueles eventos enormes como Comic-Con, os fãs realmente são malucos por lá (não só os de quadrinhos).

    Aí fico com essa ideia, que se uma comunidade for realmente barulhenta e unida, muita coisa além do normal pode ser feito, assim como vc deu o exemplo do Edição Extra. Existem tantos sites de quadrinhos do Brasil e tão poucos parecem divulgar Disney (vide o Blog dos Quadrinhos na UOL, quase nunca se fala de Disney lá, ou o Universo HQ que tb fala mais sobre outras coisas do que Disney, tirando um ou outro artigo excelente sobre tal universo que tem lá, e podia ter muito mais.)

    Mas finalizando, nada me tira da cabeça que o sucesso dos mangás aqui no Brasil vem dos fãs e do boca a boca que é feito, porque vc mal vê marketing da JBC e Panini em cima destes materias, principalmente a Panini que promove a muito bem a Marvel e DC e meio que cuspe nos mangás quando trata-se de divulgação.

    Os fãs podem sim, talvez não muito, mas podem... era esse o meu ponto e vc entedeu certinho Matheus. Smile
    MatheusG
    MatheusG
    Membro Pro
    Membro Pro


    Mensagens : 969
    Agradecimentos Recebidos : 7
    Data de inscrição : 28/02/2011
    Localização : São Paulo - SP

    Debate: O que nós podemos fazer para melhorar o mercado de HQs Disney no Brasil? Empty Re: Debate: O que nós podemos fazer para melhorar o mercado de HQs Disney no Brasil?

    Mensagem por MatheusG Seg Mar 21, 2011 9:42 pm

    T_thiago escreveu:Aí fico com essa ideia, que se uma comunidade for realmente barulhenta e unida, muita coisa além do normal pode ser feito.

    Exato! Se não for uma comunidade dispersa, se unirmos e realmente nos empenharmos, poderemos conseguir bons resultados... Os quadrinhos são feitos para nós, então nós temos o direito (nem direito, temos o dever mesmo) de auxiliar, criticar e sugerir!

    T_thiago
    T_thiago
    Membro Fantástico
    Membro Fantástico


    Lema : Aceita uma balinha de alcaçuz?
    Mensagens : 2753
    Agradecimentos Recebidos : 8
    Data de inscrição : 01/03/2011
    Idade : 39
    Localização : Jacareí/SP

    Debate: O que nós podemos fazer para melhorar o mercado de HQs Disney no Brasil? Empty Re: Debate: O que nós podemos fazer para melhorar o mercado de HQs Disney no Brasil?

    Mensagem por T_thiago Seg Mar 21, 2011 11:10 pm

    MatheusG escreveu:temos o dever mesmo) de auxiliar, criticar e sugerir!

    ... e divulgar (e muito) cheers
    T_thiago
    T_thiago
    Membro Fantástico
    Membro Fantástico


    Lema : Aceita uma balinha de alcaçuz?
    Mensagens : 2753
    Agradecimentos Recebidos : 8
    Data de inscrição : 01/03/2011
    Idade : 39
    Localização : Jacareí/SP

    Debate: O que nós podemos fazer para melhorar o mercado de HQs Disney no Brasil? Empty Re: Debate: O que nós podemos fazer para melhorar o mercado de HQs Disney no Brasil?

    Mensagem por T_thiago Ter Mar 22, 2011 4:46 pm

    Vou dar continuidade ao meu raciocinio que estava usando na conversa com o Matheus a respeito do que os fãs podem fazer.

    Estava lendo no topico do Don Rosa, o Rogelho comentando sobre reuniões de fãs que acontecem na Europa, um grupo fechado e tal, que precisa de convite etc. Leiam lá no topico.

    Isso tb acabou me lembrando do grupo Esquilos Scans que já existe a algum tempo e é também um grupo reservado e fechado de fãs dos quadrinhos Disney (o Matheus faz parte do grupo se não me engando).

    Eu não entendo muito bem grupos assim. Quer dizer, eu entendo a paixão que eles possuem pelos quadrinhos e pelo colecionismo e tal, mas pra mim, grupos assim desperdiçam um potencial de divulgação dos quadrinhos Disney.

    Grupos fechados, membros secretos, baixa divugação e que impedem de que qualquer novato venha a se interessar pelo que eles tanto amam. Esse tipo de grupo eu não gosto tanto assim (não estou dizendo que os odeios ou tenho raiva, apenas acho a prática de se fechar, algo não benéfico).

    Mais uma vez volto a usar a análogia dos mangás. Os fãs fazem eventos, todo mundo participam, grupos na internet são abertos para qualquer um, e a comunidade desse meio cresce de forma absurda. Os "mangás lovers" não se fecham entre si, mas eles querem sempre é que mais e mais pessoas entrem nesse meio, para que mais coisas saiam no Brasil e da forma mais rapida possivel. Quanto mais gente curtindo, mais o mercado cresce.

    E nesse quesito, os poucos grupos de Disney que existem na internet, são fechados, restristos a si mesmos. Estas reuniões queo Rogelho participa, não poderia ser documentada na internet? com fotos, vídeos dos membros, galeria de revistas e reuniões de colecionadores internacionais... olha que legal seria isso. Por não abrir o evento para todos?

    Idem ao Esquilo Scans, a meta do grupo é preservar a memória Disney, escaneando os quadrinhos disney da década de 40/50/60 e tal. Mas depois de que eles morrerem, quem vai preservar isso se a organização é fechada? É um grupo que poderia fazer muito mais do que escanear pra um clubinho exclusivo os quadrinhos antigos da abril. Porque não um portal de noticias, informações,curiosidade e até mesmo alguns quadrinhos de download para leitores novatos, uma área de degustação, para atrair novas pessoas, criar um interesse público e tal? Tem um potencial tão grande pra ser muito mais do que um clube fechado.


    Por isso gosto do trabalho de alguns blogs mais atuais, comoo Edição Extra, Planeta Gibi, Clarim Diario e Portallos (eu ainda quero melhorar muito meu blog por sinal, ele ainda é fraquinho). Mas são exemplos de sites que trazem materias de verdade sobre quadrinhos disney, curiosidade, scans, artes, entrevista e etc. mantém e criam um interesse do publico. Claro que podiam ser melhores, mas ainda existe potencial para crescer (no meu caso só falta tempo mesmo, queria ganhar pra isso, mas uma pena que não ganhe). Material que contam as historias dos quadrinhos e dos personagens, ao mesmo tempo que divulgam o que está nas bancas, fazem resenhas (nem todos, mas resenhas são importantes e muito) e mantém o público interessado.

    E agora temos este forum, um lugar exclusivo para postar e falar dos quadrinhos Disney. Mais um local com um tremendo potencial para atrair mais leitores e interessados... uma comunidade de verdade.

    Tudo isso só para dizer que o fã podem sim fazer alguma coisa... e ainda acho que fazemos muito pouco, a memoria dos quadrinhos disney não existe apenas por scans de revistas antigas, mas pelos leitores do passado que precisam ser resgatados e dos leitores futuros, que precisam ser apresentados a este universo... e não dá para esperarmos da Abril ou da Disney isso... nós mesmo podemos ter tal meta... pois são os leitores que entendem deste universo, sabendo o que é bom ou não, o que funciona ou não, o que os novatos ou veteranos esquecidos devem dar uma olhada ou não.

    Acho que quem muda um mercado, são os fãs quando querem mudanças. Mas primeiro, os fãs atuais precisam parar de se esconderem. Saiam das sombras!!

    E aí? Vc vai ter coragem de ler tudo o que escrevi?

    affraid
    nidlow_forytre
    nidlow_forytre
    Membro Senior
    Membro Senior


    Lema : gibis sempre
    Mensagens : 121
    Agradecimentos Recebidos : 0
    Data de inscrição : 28/02/2011
    Localização : Serra Talhada

    Debate: O que nós podemos fazer para melhorar o mercado de HQs Disney no Brasil? Empty Re: Debate: O que nós podemos fazer para melhorar o mercado de HQs Disney no Brasil?

    Mensagem por nidlow_forytre Ter Mar 22, 2011 8:16 pm

    T_thiago escreveu:Vou dar continuidade ao meu raciocinio que estava usando na conversa com o Matheus a respeito do que os fãs podem fazer.

    Estava lendo no topico do Don Rosa, o Rogelho comentando sobre reuniões de fãs que acontecem na Europa, um grupo fechado e tal, que precisa de convite etc. Leiam lá no topico.

    Isso tb acabou me lembrando do grupo Esquilos Scans que já existe a algum tempo e é também um grupo reservado e fechado de fãs dos quadrinhos Disney (o Matheus faz parte do grupo se não me engando).

    Eu não entendo muito bem grupos assim. Quer dizer, eu entendo a paixão que eles possuem pelos quadrinhos e pelo colecionismo e tal, mas pra mim, grupos assim desperdiçam um potencial de divulgação dos quadrinhos Disney.

    Grupos fechados, membros secretos, baixa divugação e que impedem de que qualquer novato venha a se interessar pelo que eles tanto amam. Esse tipo de grupo eu não gosto tanto assim (não estou dizendo que os odeios ou tenho raiva, apenas acho a prática de se fechar, algo não benéfico).

    Mais uma vez volto a usar a análogia dos mangás. Os fãs fazem eventos, todo mundo participam, grupos na internet são abertos para qualquer um, e a comunidade desse meio cresce de forma absurda. Os "mangás lovers" não se fecham entre si, mas eles querem sempre é que mais e mais pessoas entrem nesse meio, para que mais coisas saiam no Brasil e da forma mais rapida possivel. Quanto mais gente curtindo, mais o mercado cresce.

    E nesse quesito, os poucos grupos de Disney que existem na internet, são fechados, restristos a si mesmos. Estas reuniões queo Rogelho participa, não poderia ser documentada na internet? com fotos, vídeos dos membros, galeria de revistas e reuniões de colecionadores internacionais... olha que legal seria isso. Por não abrir o evento para todos?

    Idem ao Esquilo Scans, a meta do grupo é preservar a memória Disney, escaneando os quadrinhos disney da década de 40/50/60 e tal. Mas depois de que eles morrerem, quem vai preservar isso se a organização é fechada? É um grupo que poderia fazer muito mais do que escanear pra um clubinho exclusivo os quadrinhos antigos da abril. Porque não um portal de noticias, informações,curiosidade e até mesmo alguns quadrinhos de download para leitores novatos, uma área de degustação, para atrair novas pessoas, criar um interesse público e tal? Tem um potencial tão grande pra ser muito mais do que um clube fechado.


    Por isso gosto do trabalho de alguns blogs mais atuais, comoo Edição Extra, Planeta Gibi, Clarim Diario e Portallos (eu ainda quero melhorar muito meu blog por sinal, ele ainda é fraquinho). Mas são exemplos de sites que trazem materias de verdade sobre quadrinhos disney, curiosidade, scans, artes, entrevista e etc. mantém e criam um interesse do publico. Claro que podiam ser melhores, mas ainda existe potencial para crescer (no meu caso só falta tempo mesmo, queria ganhar pra isso, mas uma pena que não ganhe). Material que contam as historias dos quadrinhos e dos personagens, ao mesmo tempo que divulgam o que está nas bancas, fazem resenhas (nem todos, mas resenhas são importantes e muito) e mantém o público interessado.

    E agora temos este forum, um lugar exclusivo para postar e falar dos quadrinhos Disney. Mais um local com um tremendo potencial para atrair mais leitores e interessados... uma comunidade de verdade.

    Tudo isso só para dizer que o fã podem sim fazer alguma coisa... e ainda acho que fazemos muito pouco, a memoria dos quadrinhos disney não existe apenas por scans de revistas antigas, mas pelos leitores do passado que precisam ser resgatados e dos leitores futuros, que precisam ser apresentados a este universo... e não dá para esperarmos da Abril ou da Disney isso... nós mesmo podemos ter tal meta... pois são os leitores que entendem deste universo, sabendo o que é bom ou não, o que funciona ou não, o que os novatos ou veteranos esquecidos devem dar uma olhada ou não.

    Acho que quem muda um mercado, são os fãs quando querem mudanças. Mas primeiro, os fãs atuais precisam parar de se esconderem. Saiam das sombras!!

    E aí? Vc vai ter coragem de ler tudo o que escrevi?

    affraid
    li tudo e digo que concord
    MatheusG
    MatheusG
    Membro Pro
    Membro Pro


    Mensagens : 969
    Agradecimentos Recebidos : 7
    Data de inscrição : 28/02/2011
    Localização : São Paulo - SP

    Debate: O que nós podemos fazer para melhorar o mercado de HQs Disney no Brasil? Empty Re: Debate: O que nós podemos fazer para melhorar o mercado de HQs Disney no Brasil?

    Mensagem por MatheusG Ter Mar 22, 2011 8:34 pm

    Sim eu li tudo (valeu por acabar com minha noite, Thiago XD)

    Concordo com muuuita coisa do que vc escreveu (se for falar de cada uma esta mensagem ficará maior do que a tua XD)

    Sobre os Esquilos são totalmente aberto ao público, e na verdade, Thiago, você que gosta de escanear, seria um ótimo membro. Quase sempre tá escrito na homepage do site "Join Us", ou coisa parecida... Não precisa ser convidado, é só achar um jeito de entrar (que foi como eu fiz). A função do grupo é, em primeiro lugar, digitalizar todo o material Disney já lançado (ou o quanto pudermos!), tudo isso juntando fãs e fazendo amizades.

    Além disso, a divulgação de Disney que o grupo faz não é da forma de notícias fresquinhas, é mais um arquivo, vide as biografias de dezenas de mestres Disney que estão lá, ou as várias curiosidades do site. Ah, e tem tb o blog dos Esquilos (blogdosesquilos.blogspot.com). Dêem uma passada lá, todo dia uma tirinha nova do Donald por lá, é bem bacana.

    Daqui do fórum, eu sei que o danilolessio, o Paulo Vasconcellos, o Cláudio Juris e o Sergiokid são esquilos (mais alguém?)

    Se o número de fãs Disney por aqui fosse beeeeeeem maior, seria fácil criar um evento de encontro de fãs, mas como são poucos, e estão espalhados Brasil afora, é difícil...
    T_thiago
    T_thiago
    Membro Fantástico
    Membro Fantástico


    Lema : Aceita uma balinha de alcaçuz?
    Mensagens : 2753
    Agradecimentos Recebidos : 8
    Data de inscrição : 01/03/2011
    Idade : 39
    Localização : Jacareí/SP

    Debate: O que nós podemos fazer para melhorar o mercado de HQs Disney no Brasil? Empty Re: Debate: O que nós podemos fazer para melhorar o mercado de HQs Disney no Brasil?

    Mensagem por T_thiago Ter Mar 22, 2011 9:06 pm

    MatheusG escreveu:Sobre os Esquilos são totalmente aberto ao público, e na verdade, Thiago, você que gosta de escanear, seria um ótimo membro. Quase sempre tá escrito na homepage do site "Join Us", ou coisa parecida... Não precisa ser convidado, é só achar um jeito de entrar (que foi como eu fiz). A função do grupo é, em primeiro lugar, digitalizar todo o material Disney já lançado (ou o quanto pudermos!), tudo isso juntando fãs e fazendo amizades.

    Além disso, a divulgação de Disney que o grupo faz não é da forma de notícias fresquinhas, é mais um arquivo, vide as biografias de dezenas de mestres Disney que estão lá, ou as várias curiosidades do site. Ah, e tem tb o blog dos Esquilos (blogdosesquilos.blogspot.com). Dêem uma passada lá, todo dia uma tirinha nova do Donald por lá, é bem bacana.

    Vou tentar ser curto nesta mensagem Matheus, exatamente para não terminar mais ainda com a sua noite. XD - Sim, eu sei que os Esquilos Scans tem aquele site com bastante curiosidade Disney, tem o blog com as tirinhas diarias, mas parte da essencial do grupo ainda parece muito o de um clube fechado e reservado. Tem a burocracia de aceitação, a hierarquia entre outras coisas (ao menos pelo que li do próprio FAQ existente no site). Para qualquer leitor que chega no site do Esquilo e ve tudo aquilo, ele sai de lá as vezes sabendo menos do que quando entrou. Eu mesmo só fui entender direito o site, depois de algumas duzias de visitas ao longo de semanas, porque se vc olhar ele hoje, até assusta aquele visual de website de 1995 (o visual é muito mas muito horroroso, me lembra da época em internet era Cadê, alta vista, sites de layout de duas páginas... agora coisa horrivel dos anos 90 XD). O Esquilos Scans precisa de uma repaginada total na minha opinião.

    E é como vc disse, a meta do grupo é qual? Digitalizar tudo Disney das antigas. Mas já parou pra pensar que todo mundo que acessa lá, não vê nada disso? Só o clubinho fechado tem acesso, e fica parecendo aquela ideia de site de recrutamento, "ou vc participa e faa algo, ou caia fora porque aqui vc não vai chupinhar nada", entende? Essa é uma metodologia bem arcaica de internet. É complicado. Não estou dizendo que o acesso total deveria ser publico, mas algo deveria, até para incentivar e mostrar como era (sei que tem como pegar HQs velhas disney em outros luigares tb).

    Eu gosto muito da ideia deste site americano, já viu: http://duckavenger.blogspot.com/ - Parte sendo escaneado, apresentado ao publico, para que haja o interesse e depois eles partem pra outro projeto. tem o link de contato da disney,a mensagem de "peça pra disney publicar", apoiem... etc. É um blog simples de visual, mas moderno de conceito.

    Quem sou eu pra criticar toda a infraestrutura da Esquilos Scans, estou apenas dando a minha humilde opinião. O site é velho, o layout é pouco (ou nada) convidativo, a meta do grupo é nublada para novados e toda essa sensação de clubinho fechado, não atraia a quantidade de gente que atrairia se fosse algo mais moderno e aberto a todos de forma clara e simples.

    Eu particularmente não me interesso em entrar num grupo assim... eu quero é atrair gente nova, fazer materias ao publico, poder expandir uma comunidade, e não apenas me limitar a ficar escaneando hqs velhas com a ideia de que se ninguem fizer, elas serão esquecidas. Elas já estão esquecidas, e esconde-las no submundo da internet, não ajuda muito nesse quesito.

    é o que eu acho.

    Pow! acabei escrevendo demais de novo!
    affraid
    MatheusG
    MatheusG
    Membro Pro
    Membro Pro


    Mensagens : 969
    Agradecimentos Recebidos : 7
    Data de inscrição : 28/02/2011
    Localização : São Paulo - SP

    Debate: O que nós podemos fazer para melhorar o mercado de HQs Disney no Brasil? Empty Re: Debate: O que nós podemos fazer para melhorar o mercado de HQs Disney no Brasil?

    Mensagem por MatheusG Ter Mar 22, 2011 9:18 pm

    Boa, perdi o Big Bang Theory, valeu!!! XD

    Tá, eu entendo perfeitamente sua opinião, e admito que concordo em algumas partes dela. Como a filosofia do grupo não foi criada por mim, não tenho muito mais o quê falar. Eu vou repassar as suas 'dicas' de como você acha que é o site, quem sabe a gente não muda? Estamos abertos à sugestões.

    Praticamente não tem burocracia, Thiago! Só precisa criar conta no Yahoo e voilá!
    A única exigência (que nem é tão exigente assim, já que há membros que não estão incluídos nela) é a de ter um scanner, afinal, este é o objetivo-mor do grupo.

    Nós também sugerimos, falamos com a Abril, conversamos, etc. E como é um grupo, tem tudo aquilo de inscrição e tal (que na verdade, é so fornecer o teu nome e endereço que te enviamos a carteirinha de membro), não é superlivre, pra todo mundo que quiser, é mais para fãs colecionadores MESMO do quê aqueles que compram ocasionalmente, que é a maior parte dos leitores.

    Mas enfim, acho que já acabei com a meu limite de caracteres por dia XD
    MatheusG
    MatheusG
    Membro Pro
    Membro Pro


    Mensagens : 969
    Agradecimentos Recebidos : 7
    Data de inscrição : 28/02/2011
    Localização : São Paulo - SP

    Debate: O que nós podemos fazer para melhorar o mercado de HQs Disney no Brasil? Empty Re: Debate: O que nós podemos fazer para melhorar o mercado de HQs Disney no Brasil?

    Mensagem por MatheusG Ter Mar 22, 2011 9:19 pm

    Ah, e eu não conhecia este blog não, Thiago. Vou dar uma olhada, parece bacana mesmo...
    T_thiago
    T_thiago
    Membro Fantástico
    Membro Fantástico


    Lema : Aceita uma balinha de alcaçuz?
    Mensagens : 2753
    Agradecimentos Recebidos : 8
    Data de inscrição : 01/03/2011
    Idade : 39
    Localização : Jacareí/SP

    Debate: O que nós podemos fazer para melhorar o mercado de HQs Disney no Brasil? Empty Re: Debate: O que nós podemos fazer para melhorar o mercado de HQs Disney no Brasil?

    Mensagem por T_thiago Ter Mar 22, 2011 9:46 pm

    MatheusG escreveu:Praticamente não tem burocracia, Thiago! Só precisa criar conta no Yahoo e voilá!

    Ok, eu entendo, mas o meu ponto de vista é que o site faz parecer que tem. Só esse "faz parecer" já assusta qualquer novato, ou se não assusta, desistimula (e este ultimo digo por experiência própria.)

    E esse mero detalhe tem um valor altissimo no que estava expondo como ponto de vista. Razz
    ro455
    ro455
    Membro Super
    Membro Super


    Lema : Devagar e Sempre
    Mensagens : 1039
    Agradecimentos Recebidos : 0
    Data de inscrição : 27/02/2011
    Idade : 29
    Localização : Maringá/PR

    Debate: O que nós podemos fazer para melhorar o mercado de HQs Disney no Brasil? Empty Re: Debate: O que nós podemos fazer para melhorar o mercado de HQs Disney no Brasil?

    Mensagem por ro455 Ter Mar 22, 2011 11:39 pm

    MatheusG escreveu:Sim eu li tudo (valeu por acabar com minha noite, Thiago XD)

    Concordo com muuuita coisa do que vc escreveu (se for falar de cada uma esta mensagem ficará maior do que a tua XD)

    Sobre os Esquilos são totalmente aberto ao público, e na verdade, Thiago, você que gosta de escanear, seria um ótimo membro. Quase sempre tá escrito na homepage do site "Join Us", ou coisa parecida... Não precisa ser convidado, é só achar um jeito de entrar (que foi como eu fiz). A função do grupo é, em primeiro lugar, digitalizar todo o material Disney já lançado (ou o quanto pudermos!), tudo isso juntando fãs e fazendo amizades.

    Além disso, a divulgação de Disney que o grupo faz não é da forma de notícias fresquinhas, é mais um arquivo, vide as biografias de dezenas de mestres Disney que estão lá, ou as várias curiosidades do site. Ah, e tem tb o blog dos Esquilos (blogdosesquilos.blogspot.com). Dêem uma passada lá, todo dia uma tirinha nova do Donald por lá, é bem bacana.

    Daqui do fórum, eu sei que o danilolessio, o Paulo Vasconcellos, o Cláudio Juris e o Sergiokid são esquilos (mais alguém?)

    Se o número de fãs Disney por aqui fosse beeeeeeem maior, seria fácil criar um evento de encontro de fãs, mas como são poucos, e estão espalhados Brasil afora, é difícil...

    E eu ora bolas =D
    MatheusG
    MatheusG
    Membro Pro
    Membro Pro


    Mensagens : 969
    Agradecimentos Recebidos : 7
    Data de inscrição : 28/02/2011
    Localização : São Paulo - SP

    Debate: O que nós podemos fazer para melhorar o mercado de HQs Disney no Brasil? Empty Re: Debate: O que nós podemos fazer para melhorar o mercado de HQs Disney no Brasil?

    Mensagem por MatheusG Qua Mar 23, 2011 6:28 am

    ro455 escreveu:
    MatheusG escreveu:Sim eu li tudo (valeu por acabar com minha noite, Thiago XD)

    Concordo com muuuita coisa do que vc escreveu (se for falar de cada uma esta mensagem ficará maior do que a tua XD)

    Sobre os Esquilos são totalmente aberto ao público, e na verdade, Thiago, você que gosta de escanear, seria um ótimo membro. Quase sempre tá escrito na homepage do site "Join Us", ou coisa parecida... Não precisa ser convidado, é só achar um jeito de entrar (que foi como eu fiz). A função do grupo é, em primeiro lugar, digitalizar todo o material Disney já lançado (ou o quanto pudermos!), tudo isso juntando fãs e fazendo amizades.

    Além disso, a divulgação de Disney que o grupo faz não é da forma de notícias fresquinhas, é mais um arquivo, vide as biografias de dezenas de mestres Disney que estão lá, ou as várias curiosidades do site. Ah, e tem tb o blog dos Esquilos (blogdosesquilos.blogspot.com). Dêem uma passada lá, todo dia uma tirinha nova do Donald por lá, é bem bacana.

    Daqui do fórum, eu sei que o danilolessio, o Paulo Vasconcellos, o Cláudio Juris e o Sergiokid são esquilos (mais alguém?)

    Se o número de fãs Disney por aqui fosse beeeeeeem maior, seria fácil criar um evento de encontro de fãs, mas como são poucos, e estão espalhados Brasil afora, é difícil...

    E eu ora bolas =D

    Ops, hehe... sorry Embarassed Smile

    Conteúdo patrocinado


    Debate: O que nós podemos fazer para melhorar o mercado de HQs Disney no Brasil? Empty Re: Debate: O que nós podemos fazer para melhorar o mercado de HQs Disney no Brasil?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom Abr 28, 2024 6:54 am