Projeto Inducks

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


+8
ro455
B.K.
Kamen Rider
Lucas
sergiokid
LEO
MatheusG
T_thiago
12 participantes

    Debate/Polemica: O positivo e o negativo das Scans de HQ?

    T_thiago
    T_thiago
    Membro Fantástico
    Membro Fantástico


    Lema : Aceita uma balinha de alcaçuz?
    Mensagens : 2753
    Agradecimentos Recebidos : 8
    Data de inscrição : 01/03/2011
    Idade : 39
    Localização : Jacareí/SP

    Debate/Polemica: O positivo e o negativo das Scans de HQ? Empty Debate/Polemica: O positivo e o negativo das Scans de HQ?

    Mensagem por T_thiago Qua Abr 06, 2011 12:22 am

    Debate/Polemica: O positivo e o negativo das Scans de HQ? 1zbqftk
    Scan da 1º HQ do Pato Donald de 1934: A Galinha Sábia!

    ATENÇÃO: POR FAVOR, LEIA TODO O TEXTO, SE POSSÍVEL ANTES DE COMENTAR!

    Scans de Quadrinhos, assim como sites de torrents, mp3 de músicas e qualquer outra forma de distribuição gratuita na internet sempre geram acaloradas discussões.

    Existe também uma certa falta de visão, por parte das empresas e por parte da sociedade também em torno do assunto.

    Afinal, quais os benefícios de malefícios que a distribuição digital gratuita na internet pode causar?

    Vou me dedicar aqui, a apenas falar sobre scans de quadrinhos. Esqueçam outros meios de entretenimento, pois cada mercado tem aspectos e fatores próprios a se considerar.

    O que as empresas sempre reclamam sobre as scans?

    - Elas prejudicam as vendas. As pessoas passam a consumir de graça pela internet e param de comprar as revistas.

    Esta é uma visão que está correta até certo ponto. Pare e pense, qual a diferença entre:

    - Você ir na banca ou livraria, ler um gibi, total ou parcialmente, e logo em seguida resolve não compra-lo;
    - Você ir nunca biblioteca, ler um gibi que está a venda, e após ler ou alugar o mesmo, não vai a banca compra-lo;
    - Pedir para o seu amigo o mesmo gibi, lê-lo e não compra-lo pois já leu emprestado;
    - Você ler este mesmo gibi na internet e por isso, resolve não compra-lo.


    Nos 4 exemplos acima, você consumiu o gibi sem gastar nada. Qual exemplo prejudica as vendas? A meu ver, todos prejudicam. Você é um fã certo? Se é um fã, tem que comprar a revista que você gosta. Se você não comprar, ainda que outros comprem, na tabela existem muito mais iguais a você que também não vão comprar!

    Existem muitas formas de degustar uma HQ de graça e não apenas por scans. O que prejudica não são os arquivos encontrados na internet, e sim essa cultura de que "tudo que é de graça, é melhor".

    Claro que por tabela, acho super errado alguém disponibilizar uma HQ na internet, que esteja a venda em bancas. ISSO É ERRADO! O produto já sai concorrendo com a internet, que é de graça.

    Mas e HQs antigas?

    Este é um dos pontos mais sensíveis nos debates a respeito de scans. Muitas empresas alegam que os potenciais consumidores, passam a ler material antigo na internet, e simplesmente aguardam que o “novo” fique velho e seja disponibilizado.

    Esse raciocínio também é não é totalmente correto. Já foi mais do que provado que a internet pode incentivar o mercado consumidor. Um exemplo é o sucesso que os mangas tem hoje em dia no Brasil.

    A Panini tem como carro-chefe de sua linha de mangas, o mangá chamado Naruto, que por tabela é um dos mangas mais escaneados mundialmente. Toda semana, os brasileiros podem acompanhar a história deste mangá pela internet, AO MESMO TEMPO, que os japoneses. E ainda assim, os fãs e potenciais consumidores, compram o mangá físico, ainda que o acompanhem pela internet.

    Por que isso ocorre?

    Acho que a melhor resposta é porque os brasileiros neste caso são fãs de Naruto. Querem colecionar os volumes encadernados japoneses e ACIMA DE TUDO, entendem que para o mercado de mangas continuar crescendo por aqui, eles precisam comprar os produtos da Editora. Se eles não fizeram, o mercado entra em queda e estes produtos param de sair por aqui.

    Mas e daí se pararem? Eles consumem de graça na internet mesmo.


    Ahh, esse é um ponto interessante. Mesmo que seja de graça na internet, os leitores tem o prazer de terem o volume impresso e também sabem que é impossível ou muito frustrante acompanhar dezenas de séries pela internet, dependendo de scantrads e fansubs. Então ele acompanha Naruto e mais dois ou três mangas online, compra eles e também passam a comprar outros mangas desconhecidos que a Editora traz junto com os mangas famosos. Kekkaishi é um excelente exemplo atualmente.

    Então a internet pode ajudar o mercado. As empresas precisam saber trabalhar com estas tendências, ao invés de tentarem impedir o fluxo do mesmo. Conteúdo gratuito existirá enquanto a internet existir. Nunca se conseguirá interromper este fluxo.

    A Marvel por exemplo, lá nos Estados Unidos, disponibiliza em seu portal oficial, toneladas de HQs de décadas de publicação, todas de graça, servido de biblioteca atual para os leitores. Assim, potenciais novos fãs vão ao site, conhecem os personagens, entendem melhor a cronologia, as historias e passam a comprar os quadrinhos nas bancas.

    A Disney Italiana, no site oficial da Topolino, disponibiliza os começos de algumas séries em quadrinhos, para que os leitores de lá não fiquem perdidos quando forem comprar a continuidade de tais historias nas revistas que estiverem nas bancas. Donald Duplo tem sua primeira historia, disponibilizado gratuitamente por lá.

    Mas o que é errado em scans?

    - Como eu disse mais acima, quando alguém disponibiliza uma HQ recente demais. Que pode ser encontram a venda com facilidade. Apesar disso não impedir que a pessoa vá e compre a revista, a pratica ainda é mau vista, como malandragem. Vou ler de graça assim não preciso comprar. É muito melhor neste caso, que os sites apresentem prévias das HQs, mostrando elas parcialmente, para que o leitor e interessado decida por si próprio se vale a pena comprar.
    - Quando alguém tenta lucrar com essa prática, seja cobrando mensalidades por acesso ao seu site ou coagindo seus seguidores a doares quantias em dinheiro, para que ele mantenha o site e continue distribuindo HQs. Esse tipo de prática, visando lucro, é passível de processo compra direitos autorais. A Obra não é sua, para tentar levar vantagem sobre a mesma.
    - Também acho errado todo site que não conscientiza seus seguidores de que apesar do conteúdo gratuito, é preciso adquirir os produtos originais. Ajudar e dar força ao mercado. Existem muitos sites por aqui que até pregam o contrário, dizendo “não comprar, se pode ter de graça”. ISSO É MUITO ERRADO! A conscientização precisa existir e ela não é hipocrisia. Fansubs vivem dizendo em seus animes, não comprem ou vendam estes episódios, porque sabem que é uma coisa de fã pra fã. Que deve ser de graça, e que deve-se apoiar produtos originais.



    Finalizando

    Sei que a matéria ficou grande, que existem centenas de coisas que vocês já sabiam. Mas eu acho importante frisar alguns pontos. Muita gente é radical quando trata-se de conteúdo gratuito na internet e até mesmo empresas acabam tento essa visão ultrapassada.

    É preciso criar um meio termo. Seria ótimo se as empresas distribuíssem elas mesmos material antigo, a nível de desgutação aos seus leitores? COM CERTEZA. Algumas, como mencionei na matéria, já fazem isso.

    Mas não acho que elas devam esquentar com quem faz isso pela negligencia dela mesmo em prover tal conteúdo. Claro que precisa respeitar as regras que mencionei acima. A scans devem trazer um lado benéfico ao mercado, incentivar novos leitores e não ter a proposta de ser malandra ou sacana, que acabe prejudicando as vendas. Essa é uma linha muito tênua? Sim, é verdade que é, mas não é impossível de se enxergar quando algo está errado.

    Este é COMPLETAMENTE o meu ponto de vista sobre o assunto. E o de vocês? Qual é?



    MatheusG
    MatheusG
    Membro Pro
    Membro Pro


    Mensagens : 969
    Agradecimentos Recebidos : 7
    Data de inscrição : 28/02/2011
    Localização : São Paulo - SP

    Debate/Polemica: O positivo e o negativo das Scans de HQ? Empty Re: Debate/Polemica: O positivo e o negativo das Scans de HQ?

    Mensagem por MatheusG Qua Abr 06, 2011 2:43 pm

    Bem, eu acho que você já sabe, eu sou a favor de scans, desde que sejam de publicações mais antigas!!!

    É bem mais justo ler um Pato Donald #01 na internet do que pagar 3 milhas pela revista física. Mas sou mais do que contra quando o cidadão quer ler o scan de uma publicação que está nas bancas ou saiu há pouco tempo. Isso prejudica as vendas, e vendas prejudicadas geram cancelamento, ou seja, todos saem perdendo quando lêem scans de revistas recentes!!!

    E se for que nem o caso do DonaldDuplo, do Thiago disponibilizar os primeiros capítulos eu sou a favor, porquê é um scan de um material que saiu há anos atrás, muito não tem porquê as vendas estavam baixas, e fazendo isso, ele até poderá incentivar gente que não conhecia a série a colecioná-la.

    Então, no meu veredito, scans podem ser benéficos ou maléficos... Depende de quem usa e da forma que é usado.
    LEO
    LEO
    Membro Senior
    Membro Senior


    Mensagens : 208
    Agradecimentos Recebidos : 0
    Data de inscrição : 01/03/2011

    Debate/Polemica: O positivo e o negativo das Scans de HQ? Empty Re: Debate/Polemica: O positivo e o negativo das Scans de HQ?

    Mensagem por LEO Qua Abr 06, 2011 8:44 pm

    é uma questão q tem seus prós... e contras... porisso é POLÊMICA!!!

    eu seria hipócrita em me posicionar CONTRA os scans, já q em determinados casos faço uso deles pra saber se um material é bom ou ruim e pra ver se vale a pena acompanhar sagas mto longas (nesse caso, o scan me ajuda a ver se a história vai melhorar ou piorar)!!!

    sem falar q os scans... são a ÚNICA chance de se ler material q alguns editores TAPADOS consideram ruim (pro gosto tacanho deles, é claro)!!!

    mas a disseminação dos scans é MALÉFICA SIM pro mercado de hqs... pois com o tempo (mesmo q a LONGO PRAZO) pode significar o fim (ou pelo menos uma redução drástica) do gibi IMPRESSO!!!

    da mesma forma q a mp3 meio q fulminou o mercado de cds... os scans podem restringir ainda + o mercado de gibis com o tempo!!!

    enfim... o assunto é polêmico sim, e dessa forma: não é algo q tenha respostas ou soluções SIMPLES!!!
    T_thiago
    T_thiago
    Membro Fantástico
    Membro Fantástico


    Lema : Aceita uma balinha de alcaçuz?
    Mensagens : 2753
    Agradecimentos Recebidos : 8
    Data de inscrição : 01/03/2011
    Idade : 39
    Localização : Jacareí/SP

    Debate/Polemica: O positivo e o negativo das Scans de HQ? Empty Re: Debate/Polemica: O positivo e o negativo das Scans de HQ?

    Mensagem por T_thiago Qua Abr 06, 2011 9:02 pm

    LEO escreveu:da mesma forma q a mp3 meio q fulminou o mercado de cds... os scans podem restringir ainda + o mercado de gibis com o tempo!!!

    Eu acho que este exemplo não pode ser aplicado para qualquer mercado e sua "pirataria". Os CDs morreram porque é uma tecnologia ultrapssada MESMO e não porque as pessoas baixam musica de graça na internet. Lá fora, muitos pagam pra ter suas musicas atraves de lojas como a apple store... elas custam centavos...

    O mercado de DVD andou sofrendo nos ultimos anos com a pirataria e qual foi a reposta das empresas: BLU-RAY!! Tecnologia de ponta, melhor qualidade, toneladas de extras... enfim, mais rios de dinheiros com vendas de BDs. Essa foi uma resposta inteligente do mercado lá fora... enquanto aqui no Brasil as empresas BURRAS faziam o que? Liamm extras dos DVDs, encartam os mesmo em boxes slims.. ou até mesmo em envelopes de PAPELÃO!!! Ridículo!!

    Cada mercado é um mercado.

    Acho que as scans NUNCA irão extinguir o mercado de quadrinhos, pois as scans dependem de quadrinhos sendo produzidos pra existir, o dia que gibis começarem a serem cancelados, a consciencia vai bater, principalmente lá fora, onde fazem eventos e passeatas e mutirão quando coisas assim de cancelamento acontecem.

    As scans podem faze os gibis migrarem para o mundo digital, como já acontece com a Marvel e a Disney que vendem seus gibis online? SIM, ELES PODEM. Mas se o gibi impresso acabar, é por interesse proprio do mercado, e não proque as scans obrigaram as empresas a vender online. Por sinal, já viram a Disney Comics online? Eu acessei a loja pelo meu PSP, é lindo ler uma HQ disney pelo PSP. com os quadrinhos saltando e tal... acredito que futuramente até som (tipo trilha sonora de fundo e narração opcional) eles podem vir a se integrar em comics... é foda mesmo. Quem nunca testou, deveria ver como é.

    Da mesma forma que os games andam migrando do mundo fisico para o download. nesta geração, cada vez mais jogos são lançados apenas por download e os que saem em disco, possuem opção de ser comprado via download. é o futuro. eu PAGO por um game via download. acho mais justo do que baixar pirata. e o custo do download é muito mais baixo.

    A Internet possubilita o mercado evoluir, nunca tem como objetivo extinguir ou acabar com ele. O caso dos CDs é uma exceção, eles acabaram porque ficaram ultrapassados frente a venda de mp3 e de aparelhos de som pequenos para ouvir mp3... ou vc ainda acha legal um BAITA diskman no meio da calça, enquanto existem mp3 players que vc enfia no bolso e até esquece que ele está lá de tão leve e portátil que é.

    A historia do CD não deve ser usar como comparativo. é a minha opinião.
    LEO
    LEO
    Membro Senior
    Membro Senior


    Mensagens : 208
    Agradecimentos Recebidos : 0
    Data de inscrição : 01/03/2011

    Debate/Polemica: O positivo e o negativo das Scans de HQ? Empty Re: Debate/Polemica: O positivo e o negativo das Scans de HQ?

    Mensagem por LEO Qua Abr 06, 2011 9:11 pm

    tá... mesmo q o CD não possa ser um exemplo preciso do problema:

    imagina então os scans de material clássico da marvel ou mesmo da disney:

    digamos q o cara queira ler material dos anos 60... e baixa os scans pra ler:
    aí a editora desiste de lançar os encadernados das BIBLIOTECAS MARVEL (por exemplo) pq mta gente já leu e mantém os scans desse material no PC!!!

    aí tem até um PARADOXO na questão:

    a editora não lança o encadernado pq o pessoal baixa o scan... e o pessoal baixa o scan pq a editora não lança o encadernado!!!

    essa é a grande complexidade do problema....
    T_thiago
    T_thiago
    Membro Fantástico
    Membro Fantástico


    Lema : Aceita uma balinha de alcaçuz?
    Mensagens : 2753
    Agradecimentos Recebidos : 8
    Data de inscrição : 01/03/2011
    Idade : 39
    Localização : Jacareí/SP

    Debate/Polemica: O positivo e o negativo das Scans de HQ? Empty Re: Debate/Polemica: O positivo e o negativo das Scans de HQ?

    Mensagem por T_thiago Qua Abr 06, 2011 9:16 pm

    eu discordo, não há paradoxo algum!! até porque a editora lança estes encadernados!! a questão é o formato! eles dão um novo tratamento digital as historias, colocam extras, paginas editorias, explicativas, fazem aquele edição de colecionador mesmo. Não tem como as scans competir com isso!!!

    Tanto é que isso acontece aqui no Brasil e tb lá foram! Na amazon está cheio de encadernados de muitas editoras... mesmo que vc ache qualquer destas HQs no pirate bay. e vende! porque é algo que é bonito ter na prateleira, independente se vc tem as scans no pc ou não.

    o problema seria se a editora simplesmente reimprimisse a revista velha dos anos 60... do jeito que era... mas não..neste caso o tratamento de luxo e novo, + extras, faz toda a diferença! não tem paradoxo!

    a meu ver.
    sergiokid
    sergiokid
    Membro Ultra
    Membro Ultra


    Mensagens : 1655
    Agradecimentos Recebidos : 1
    Data de inscrição : 28/02/2011

    Debate/Polemica: O positivo e o negativo das Scans de HQ? Empty Re: Debate/Polemica: O positivo e o negativo das Scans de HQ?

    Mensagem por sergiokid Qua Abr 06, 2011 9:29 pm

    Não vamos esquecer tb que é TOTALMENTE diferente um scan ou um gibi impresso, em mãos.
    MatheusG
    MatheusG
    Membro Pro
    Membro Pro


    Mensagens : 969
    Agradecimentos Recebidos : 7
    Data de inscrição : 28/02/2011
    Localização : São Paulo - SP

    Debate/Polemica: O positivo e o negativo das Scans de HQ? Empty Re: Debate/Polemica: O positivo e o negativo das Scans de HQ?

    Mensagem por MatheusG Qua Abr 06, 2011 9:36 pm

    sergiokid escreveu:Não vamos esquecer tb que é TOTALMENTE diferente um scan ou um gibi impresso, em mãos.

    Exato.

    Eu NUNCA deixaria de comprar uma revista por causa de scans. Em hipótese alguma.

    Apenas recorro à scans quando não tenho acesso à determinada publicação (de preferência estrangeiras, antigas, ou raras).
    Lucas
    Lucas
    Membro Super
    Membro Super


    Lema : "Boa safra e baixos impostos!Esse é o meu lema!"
    Mensagens : 1174
    Agradecimentos Recebidos : 0
    Data de inscrição : 03/03/2011
    Idade : 28
    Localização : Curitiba/PR

    Debate/Polemica: O positivo e o negativo das Scans de HQ? Empty Re: Debate/Polemica: O positivo e o negativo das Scans de HQ?

    Mensagem por Lucas Qua Abr 06, 2011 9:53 pm

    Af que raiva esses bugs que dão ai e minha mensagem não sai...


    Então,normalmente eu compro gibis Disney não só para ler e porque eu gosto,eu quero também TER!Eu sou um colecionador!Nada mais do que normal do que querer ter.Diferente de gente que gosta,lê e descarta!Acho isso engraçado e um absurdo!
    Não é só isso!É muito bom você olhar pra sua coleção!Eu sinto orgulho e fico muito feliz,satisfeito!Gosto de cuidar,limpar,ler,reler,comprar,aumentar a coleção e comentar aqui no forum,falar com outros colecionadores,comprar pela PATONET e tudo mais(Viu o Patonet ali << Thiago?XD).

    Algo que eu não gosto é scans de Quadrinhos Antigos...Pô,eu quero ter o Gibi antigo comigo,ler devagar,ver todos os detalhes,guardar com cuidado e carinho e tudo mais,não tem graça pra mim ler pelo computador,sério mesmo.Tirando casos como aqueles indexados no site,ótimo para quem quer começar a comprar e dar uma olhada antes para ver se vale e gosta mesmo de verdade!Isso eu aprovo.

    São tantas as coisas que quero escrever,mas agora não dá tempo,amanhã eu volto aqui e do um complemento xD

    Flw braços aí
    sergiokid
    sergiokid
    Membro Ultra
    Membro Ultra


    Mensagens : 1655
    Agradecimentos Recebidos : 1
    Data de inscrição : 28/02/2011

    Debate/Polemica: O positivo e o negativo das Scans de HQ? Empty Re: Debate/Polemica: O positivo e o negativo das Scans de HQ?

    Mensagem por sergiokid Qui Abr 07, 2011 6:56 pm

    Pois é Lucas, o problema dos quadrinhos antigos são 2, ou melhor, 3:

    - O preço abusivo, pode valer 1.000 reais uma edição. Vc compraria?
    - O estado - por mais cuidadoso que o cara que te vendeu tenha sido, a revista pode e deve estar com falhas e empoeirada
    - A dificuldade de achar - Há revistas que praticamente não são achadas mais. Exemplo: disney especial 176
    Lucas
    Lucas
    Membro Super
    Membro Super


    Lema : "Boa safra e baixos impostos!Esse é o meu lema!"
    Mensagens : 1174
    Agradecimentos Recebidos : 0
    Data de inscrição : 03/03/2011
    Idade : 28
    Localização : Curitiba/PR

    Debate/Polemica: O positivo e o negativo das Scans de HQ? Empty Re: Debate/Polemica: O positivo e o negativo das Scans de HQ?

    Mensagem por Lucas Qui Abr 07, 2011 8:39 pm

    sergiokid escreveu:Pois é Lucas, o problema dos quadrinhos antigos são 2, ou melhor, 3:

    - O preço abusivo, pode valer 1.000 reais uma edição. Vc compraria?
    - O estado - por mais cuidadoso que o cara que te vendeu tenha sido, a revista pode e deve estar com falhas e empoeirada
    - A dificuldade de achar - Há revistas que praticamente não são achadas mais. Exemplo: disney especial 176


    Eu entendo,eu entendo...as primeiras edições do Donald são complicadas de achar mesmo,ainda bem que contei com o Anos de Ouro,senão ficaria complicado.Um dia eu completo a coleção do Pato Donald...xD
    sergiokid
    sergiokid
    Membro Ultra
    Membro Ultra


    Mensagens : 1655
    Agradecimentos Recebidos : 1
    Data de inscrição : 28/02/2011

    Debate/Polemica: O positivo e o negativo das Scans de HQ? Empty Re: Debate/Polemica: O positivo e o negativo das Scans de HQ?

    Mensagem por sergiokid Qui Abr 07, 2011 8:47 pm

    Eu nem penso em completar a coleção fisica do pato, quero completar apenas a partir de um certo ponto. De lá para trás, tudo scan.
    T_thiago
    T_thiago
    Membro Fantástico
    Membro Fantástico


    Lema : Aceita uma balinha de alcaçuz?
    Mensagens : 2753
    Agradecimentos Recebidos : 8
    Data de inscrição : 01/03/2011
    Idade : 39
    Localização : Jacareí/SP

    Debate/Polemica: O positivo e o negativo das Scans de HQ? Empty Re: Debate/Polemica: O positivo e o negativo das Scans de HQ?

    Mensagem por T_thiago Qui Abr 07, 2011 8:56 pm

    eu tb não gosto de O Pato Donald... acho as revistas feias demais... tudo mutilado...aquelas historias antigas de personagens que não curto muito... alias nunca pensei em completar a minha coleção... nunca tive essa meta. claro que compro em sebos em tal, mas mais como curiosidade para ler uma ou outra historia, do que para colecionar mesmo.
    sergiokid
    sergiokid
    Membro Ultra
    Membro Ultra


    Mensagens : 1655
    Agradecimentos Recebidos : 1
    Data de inscrição : 28/02/2011

    Debate/Polemica: O positivo e o negativo das Scans de HQ? Empty Re: Debate/Polemica: O positivo e o negativo das Scans de HQ?

    Mensagem por sergiokid Qui Abr 07, 2011 9:05 pm

    As coleções que quero completar são a maioria menos as 4 principais. Margarida tb n tenho muito interesse não. Esse mês comprei 150 Alm. disney. Faltam menos de 50 acho, rsrsrs


    Sobre os scans, Thiago, te mandei as 5 primeiras histórias de TNT
    Kamen Rider
    Kamen Rider
    Membro Novo
    Membro Novo


    Mensagens : 4
    Agradecimentos Recebidos : 0
    Data de inscrição : 09/04/2011

    Debate/Polemica: O positivo e o negativo das Scans de HQ? Empty Re: Debate/Polemica: O positivo e o negativo das Scans de HQ?

    Mensagem por Kamen Rider Sáb Abr 09, 2011 11:36 pm

    Os scans são o futuro, ainda mais com o Ipad chegando ai, as editoras vão ter que se adaptar a nova realidade e vender seu material na internet.
    T_thiago
    T_thiago
    Membro Fantástico
    Membro Fantástico


    Lema : Aceita uma balinha de alcaçuz?
    Mensagens : 2753
    Agradecimentos Recebidos : 8
    Data de inscrição : 01/03/2011
    Idade : 39
    Localização : Jacareí/SP

    Debate/Polemica: O positivo e o negativo das Scans de HQ? Empty Re: Debate/Polemica: O positivo e o negativo das Scans de HQ?

    Mensagem por T_thiago Sáb Abr 09, 2011 11:43 pm

    Kamen Rider escreveu:Os scans são o futuro, ainda mais com o Ipad chegando ai, as editoras vão ter que se adaptar a nova realidade e vender seu material na internet.

    não digo que seja absoluto, um futuro sem publicação impressa... eu acho que em papel, elas sempre existirão... mas num futuro... impresso e online devem coexistir..
    MatheusG
    MatheusG
    Membro Pro
    Membro Pro


    Mensagens : 969
    Agradecimentos Recebidos : 7
    Data de inscrição : 28/02/2011
    Localização : São Paulo - SP

    Debate/Polemica: O positivo e o negativo das Scans de HQ? Empty Re: Debate/Polemica: O positivo e o negativo das Scans de HQ?

    Mensagem por MatheusG Sáb Abr 09, 2011 11:46 pm

    T_thiago escreveu:
    Kamen Rider escreveu:Os scans são o futuro, ainda mais com o Ipad chegando ai, as editoras vão ter que se adaptar a nova realidade e vender seu material na internet.

    não digo que seja absoluto, um futuro sem publicação impressa... eu acho que em papel, elas sempre existirão... mas num futuro... impresso e online devem coexistir..

    Perfeita colocação. O papel pra este tipo de publicação jamais será extinto, mas as HQs no papel e as HQs digitais coexistirão...
    LEO
    LEO
    Membro Senior
    Membro Senior


    Mensagens : 208
    Agradecimentos Recebidos : 0
    Data de inscrição : 01/03/2011

    Debate/Polemica: O positivo e o negativo das Scans de HQ? Empty Re: Debate/Polemica: O positivo e o negativo das Scans de HQ?

    Mensagem por LEO Dom Abr 10, 2011 3:48 am

    se os gibis acabarem um dia....

    os livros e jornais tbm acabariam!!!

    pois seriam (da mesma forma) mídias impressas "defasadas"....

    portanto, acho difícil q isso aconteça (tão cedo ao menos)!!!

    B.K.
    B.K.
    Banido
    Banido


    Mensagens : 8
    Agradecimentos Recebidos : 0
    Data de inscrição : 11/04/2011
    Localização : Entre os seios de sua mãe!

    Debate/Polemica: O positivo e o negativo das Scans de HQ? Empty Re: Debate/Polemica: O positivo e o negativo das Scans de HQ?

    Mensagem por B.K. Seg Abr 11, 2011 9:03 pm

    Kamen Rider escreveu:Os scans são o futuro, ainda mais com o Ipad chegando ai, as editoras vão ter que se adaptar a nova realidade e vender seu material na internet.
    Opa! Mas o homem aí disse tudo!

    Turminha, você está ultrapassado.
    Porque você gosta de gibi impresso, encadernado, na estante.
    Isso te torna automaticamente um fóssil!

    Porque a porra do Ipad veio tirar o gibi do papel e coloca-lo no pendrive, no chip de memória, no Dropbox, no HD, no DVD ou na memória do seu E-Reader.

    Sei que pra vocês, velhinhos acostumados aos PAPIROS impressos em LINOTIPO, é óbvio que tal mudança é vista com maus olhos.

    Só que a Marvel, DC, Shogakukan, enfim, as grandes editoras de HQ do mundo, estão migrando de vez pro formato digital.

    Portanto, é questão de tempo que os quadrinhos migrem pra essa plataforma.

    — Por isso que os scans vem desempenhar um papel fundamental no resgate de não apenas aquelas pérolas perdidas.

    Mas pra BOTAR NA BUNDA das editoras nacionais canalhas que cancelam títulos, que fazem um trabalho porco, que colocam aqueles editorezinhos imbecis e puxadores de saco pra cuidar de títulos que eles detestam.

    Então você pode fazer beicinho, pode bater o pezinho, pode dançar com seus exemplares do Preacher, Tex e Flash Gordon.

    Porém, você está condenado à obsolescência, junto com as editoras canalhas.
    LEO
    LEO
    Membro Senior
    Membro Senior


    Mensagens : 208
    Agradecimentos Recebidos : 0
    Data de inscrição : 01/03/2011

    Debate/Polemica: O positivo e o negativo das Scans de HQ? Empty Re: Debate/Polemica: O positivo e o negativo das Scans de HQ?

    Mensagem por LEO Seg Abr 11, 2011 10:37 pm

    e o cheirinho gostoso do papel??

    isso não tem como ser digitalizado....

    ro455
    ro455
    Membro Super
    Membro Super


    Lema : Devagar e Sempre
    Mensagens : 1039
    Agradecimentos Recebidos : 0
    Data de inscrição : 27/02/2011
    Idade : 29
    Localização : Maringá/PR

    Debate/Polemica: O positivo e o negativo das Scans de HQ? Empty Re: Debate/Polemica: O positivo e o negativo das Scans de HQ?

    Mensagem por ro455 Seg Abr 11, 2011 10:39 pm

    Acho que scans são ótimos desde que as pessoas tenham cabeça para entender que scans devem ser de pelo menos uns 5,6 anos atrás, pois assim eles não atrapalham a venda dos gibis e ao contrario, podem ajudar a vende-lo!!
    ro455
    ro455
    Membro Super
    Membro Super


    Lema : Devagar e Sempre
    Mensagens : 1039
    Agradecimentos Recebidos : 0
    Data de inscrição : 27/02/2011
    Idade : 29
    Localização : Maringá/PR

    Debate/Polemica: O positivo e o negativo das Scans de HQ? Empty Re: Debate/Polemica: O positivo e o negativo das Scans de HQ?

    Mensagem por ro455 Seg Abr 11, 2011 10:40 pm

    LEO escreveu:e o cheirinho gostoso do papel??

    isso não tem como ser digitalizado....


    Isso é um dos grandes fatores, parece que é melhor, mais simples e mais gostoso de se ler de a edição for física
    MatheusG
    MatheusG
    Membro Pro
    Membro Pro


    Mensagens : 969
    Agradecimentos Recebidos : 7
    Data de inscrição : 28/02/2011
    Localização : São Paulo - SP

    Debate/Polemica: O positivo e o negativo das Scans de HQ? Empty Re: Debate/Polemica: O positivo e o negativo das Scans de HQ?

    Mensagem por MatheusG Seg Abr 11, 2011 10:45 pm

    E também, eu acho um pouco incômodo ler em uma tela...

    Além disso, e quando a gente estiver na recepção do hospital esperando ser chamado? E quando estivermos no dentista e não tiver mais as cestas com gibis pra passar o tempo?

    É, o mundo vai ficar chato...
    B.K.
    B.K.
    Banido
    Banido


    Mensagens : 8
    Agradecimentos Recebidos : 0
    Data de inscrição : 11/04/2011
    Localização : Entre os seios de sua mãe!

    Debate/Polemica: O positivo e o negativo das Scans de HQ? Empty Re: Debate/Polemica: O positivo e o negativo das Scans de HQ?

    Mensagem por B.K. Seg Abr 11, 2011 10:58 pm

    LEO escreveu:e o cheirinho gostoso do papel??

    isso não tem como ser digitalizado....


    Nem me diga!
    Eu tinha uma grande coleção de discos de vinil. O cheiro dos discos era maravilhoso.

    Só que todos os discos do mundo não se comparam a ter, ao meu alcance, todas as músicas que eu sempre desejei... E mais algumas!

    Nos filmes então... Eu baixe uma série de TV da Noruega que é sensacional! Onde é que eu ia comprar isso em DVD? Ou VHS, que seja.

    Daí você tem que obtar, véio. Ou fica com o cheirinho da saudade do passado de mimimi, ou vai buscar coisa nova.
    Eu prefiro as coisas novas. Pois elas me acrescentam novas idéias, novos pensamentos.

    E o passado cheira a mofo.
    ro455 escreveu:Acho que scans são ótimos desde que as pessoas tenham cabeça para entender que scans devem ser de pelo menos uns 5,6 anos atrás, pois assim eles não atrapalham a venda dos gibis e ao contrario, podem ajudar a vende-lo!!

    Ah sim, ajuda sim!
    O cara baixa o gibi que quer, paga menos da metade do preço do gibi impresso (quando paga), lê no Ipad e certamente vai comprar a versão impressa.

    Tanto que a Marvel lançou seu acervo digital porque quer incentivar a venda de gibis impressos. Faz sentido.
    MatheusG escreveu:E também, eu acho um pouco incômodo ler em uma tela...

    Além disso, e quando a gente estiver na recepção do hospital esperando ser chamado? E quando estivermos no dentista e não tiver mais as cestas com gibis pra passar o tempo?

    É, o mundo vai ficar chato...

    Vai nada! Você diz isso porque não brincou com um Ipad.
    Eu brinquei e estou alucinado pra comprar um!

    A leitura na tela do aparelho é ótima. É grandona, com alta resolução, se marcar tá ali com o gibi impresso.
    E o gibi eletrônico tem recursos de som, animação, HIPERLINK que te leva a outros assuntos, a outros sites...

    Você está esperando o atendimento. Puxa o aparelho e tem lá uns 16 giga de TUDO quanto é gibi, livro, MSN, Twitter, Orkut, e mesmo filmes pra você assistir.
    Se não tiver, você acessa a rede do lugar, baixa o que quiser (games, revistas, tudo) e deita e rola.

    Enquanto que com a impressão normal você tem UM gibi, no Ipad você tem acesso a centenas, milhares de gibis.
    E todo o resto de alegrias e divertimento.

    Enfim, eu entendo o apego dos senhores. Eu sentia o mesmo com o disco de vinil, as fitas cassetes e mesmo meus filmes em VHS.

    Só que o mundo muda, senhores.
    Ou você se adapta e curte as coisas novas, ou fica pra trás, ranheta, birrento e sozinho, achando que o mundo ficou chato.

    É uma escolha simples. clown
    MatheusG
    MatheusG
    Membro Pro
    Membro Pro


    Mensagens : 969
    Agradecimentos Recebidos : 7
    Data de inscrição : 28/02/2011
    Localização : São Paulo - SP

    Debate/Polemica: O positivo e o negativo das Scans de HQ? Empty Re: Debate/Polemica: O positivo e o negativo das Scans de HQ?

    Mensagem por MatheusG Seg Abr 11, 2011 11:00 pm

    B.K escreveu:Vai nada! Você diz isso porque não brincou com um Ipad.
    Eu brinquei e estou alucinado pra comprar um!

    A leitura na tela do aparelho é ótima. É grandona, com alta resolução, se marcar tá ali com o gibi impresso.
    E o gibi eletrônico tem recursos de som, animação, HIPERLINK que te leva a outros assuntos, a outros sites...

    Você está esperando o atendimento. Puxa o aparelho e tem lá uns 16 giga de TUDO quanto é gibi, livro, MSN, Twitter, Orkut, e mesmo filmes pra você assistir.
    Se não tiver, você acessa a rede do lugar, baixa o que quiser (games, revistas, tudo) e deita e rola.

    Enquanto que com a impressão normal você tem UM gibi, no Ipad você tem acesso a centenas, milhares de gibis.
    E todo o resto de alegrias e divertimento.

    Enfim, eu entendo o apego dos senhores. Eu sentia o mesmo com o disco de vinil, as fitas cassetes e mesmo meus filmes em VHS.

    Só que o mundo muda, senhores.
    Ou você se adapta e curte as coisas novas, ou fica pra trás, ranheta, birrento e sozinho, achando que o mundo ficou chato.

    É uma escolha simples. clown

    Bem, é verdade, ainda não pus as mãos em um iPad. É tão bom assim?

    Conteúdo patrocinado


    Debate/Polemica: O positivo e o negativo das Scans de HQ? Empty Re: Debate/Polemica: O positivo e o negativo das Scans de HQ?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb Abr 27, 2024 3:10 pm