Só de lembra²
+19
Fabiano
Fauntleroy
macpatinhas
Britto
Pablo Gabriel
sergiokid
LEO
ERIC_Cavalier
D@nil.B
Lucas
Edu4rd0
ro455
André Marcon
Tio Bin
Denis
PeterPassos
nidlow_forytre
MatheusG
T_thiago
23 participantes
Don Rosa - O criador da Saga do Tio Patinhas!
Lucas- Membro Super
- Mensagem nº76
Re: Don Rosa - O criador da Saga do Tio Patinhas!
Caracas,é verdade...o lance da briga da Abril com o Don Rosa...
Só de lembra²
Só de lembra²
Pablo Gabriel- Membro Pro
Agradecimentos Recebidos : 0
- Mensagem nº77
Conta como foi o lance da briga da Abril com o Rei Don Rosa ?
ro455- Membro Super
- Lema : Devagar e Sempre
- Mensagem nº78
Pablo Gabriel escreveu:Conta como foi o lance da briga da Abril com o Rei Don Rosa ?
A Abril brigou com ele, agora não pode sair hqs com o nome dele na capa
- Mensagem nº79
Por que aconteceu a briga ?
Onde ?
Em que dia ?
Onde ?
Em que dia ?
ro455- Membro Super
- Mensagem nº80
"Editoras em todo o mundo me pagam um valor pelo uso de meu nome e de minha imagem na promoção e venda dos quadrinhos que produzo. Só a Abril resiste, de maneira bastante arrogante. Quem eles pensam que eu sou? PM Agria?". Este foi o teor do e-mail que o norte-americano Don Rosa enviou a este articulista na terça feira, 14/11/06.
O quadrinhista revelou que, no ano anterior, seus advogados ameaçaram a Editora Abril com uma ação judicial por causa do lançamento dos volumes 1 e 4 de Mestres Disney, os quais eram dedicados a ele. "Não só usaram meu nome e imagem como 'roubaram' conteúdos das edições especiais que ajudei a criar e editar, e que foram publicadas na Europa pela editora Egmont", declarou.
Don Rosa afirmou que os advogados propuseram à Abril que, caso cessasse o uso de seu nome e de sua imagem, não seria impetrada nenhuma ação contra a editora. Houve aceitação do acordo, segundo o quadrinhista.
Editora Abril Procurado pelo Universo HQ, o diretor de redação Sérgio Figueiredo falou sobre o assunto. "O Sr. Don Rosa não gostaria que o nome dele fosse usado de forma proeminente, pois isso, no seu entender, representaria uma violação de direitos. Ainda que a interpretação do departamento jurídico da Editora Abril seja diferente, não foi preciso prolongar o assunto, já que a coleção Mestres Disney não alcançou o desempenho comercial que esperávamos e foi interrompida", explicou.
De acordo com Figueiredo, o próprio Don Rosa enviou as fotos por e-mail, a pedido dos editores da Abril, para a publicação em Mestres Disney. Assim, entendeu-se que havia a autorização do quadrinhista.
Saga do Tio Patinhas Há poucos dias, entretanto, Don Rosa soube, por intermédio de uma nota publicada no Universo HQ (cujo link foi a ele enviado por alguns fãs brasileiros), que a Abril irá relançar no próximo ano a Saga do Tio Patinhas (The Life and Times of Scrooge McDuck, no original), agora em formato americano e papel especial.
Foi então que o atual Mestre dos Patos resolveu expressar seu descontentamento no e-mail enviado ao UHQ. "Já instruí meus advogados a advertir novamente a Abril".
Para quem estiver receoso que, devido a esse entrevero, a republicação da Saga do Tio Patinhas possa ser abortada, Sérgio Figueiredo afirma que a série é uma seqüência de histórias em quadrinhos de propriedade da Disney, licenciada pela Abril, e que cabe exclusivamente à editora a decisão de como será editada.
"A Abril tem a licença da Disney que a permite usar histórias que criei, mas não tem o direito de usar meu nome sem minha permissão", disse Don Rosa.
Mestres Disney Sérgio Figueiredo rebateu: "Posso adiantar que nenhuma imagem do Sr. Don Rosa será usada sem a explícita autorização dele, pois esse é o nosso procedimento padrão. Na Saga do Tio Patinhas, o nome do autor será informado no conteúdo editorial, como as regras da boa edição recomendam".
Até o fechamento desta nota, os advogados de Don Rosa não haviam recebido resposta ao e-mail enviado à Abril, segundo afirmou o quadrinhista.
Assim, ainda devem ser escritos novos capítulos dessa desagradável história de bastidores.
De uma forma ou de outra, espera-se que o resultado dessa briga de gigantes seja favorável a todas as partes envolvidas, incluindo-se aí os leitores. Os quadrinhos Disney passam por uma onda de cancelamentos em alguns países, e tudo o que os fãs brasileiros desejam são boas notícias sobre o lançamento de mais HQs com a turma de Patópolis.
O quadrinhista revelou que, no ano anterior, seus advogados ameaçaram a Editora Abril com uma ação judicial por causa do lançamento dos volumes 1 e 4 de Mestres Disney, os quais eram dedicados a ele. "Não só usaram meu nome e imagem como 'roubaram' conteúdos das edições especiais que ajudei a criar e editar, e que foram publicadas na Europa pela editora Egmont", declarou.
Don Rosa afirmou que os advogados propuseram à Abril que, caso cessasse o uso de seu nome e de sua imagem, não seria impetrada nenhuma ação contra a editora. Houve aceitação do acordo, segundo o quadrinhista.
Editora Abril Procurado pelo Universo HQ, o diretor de redação Sérgio Figueiredo falou sobre o assunto. "O Sr. Don Rosa não gostaria que o nome dele fosse usado de forma proeminente, pois isso, no seu entender, representaria uma violação de direitos. Ainda que a interpretação do departamento jurídico da Editora Abril seja diferente, não foi preciso prolongar o assunto, já que a coleção Mestres Disney não alcançou o desempenho comercial que esperávamos e foi interrompida", explicou.
De acordo com Figueiredo, o próprio Don Rosa enviou as fotos por e-mail, a pedido dos editores da Abril, para a publicação em Mestres Disney. Assim, entendeu-se que havia a autorização do quadrinhista.
Saga do Tio Patinhas Há poucos dias, entretanto, Don Rosa soube, por intermédio de uma nota publicada no Universo HQ (cujo link foi a ele enviado por alguns fãs brasileiros), que a Abril irá relançar no próximo ano a Saga do Tio Patinhas (The Life and Times of Scrooge McDuck, no original), agora em formato americano e papel especial.
Foi então que o atual Mestre dos Patos resolveu expressar seu descontentamento no e-mail enviado ao UHQ. "Já instruí meus advogados a advertir novamente a Abril".
Para quem estiver receoso que, devido a esse entrevero, a republicação da Saga do Tio Patinhas possa ser abortada, Sérgio Figueiredo afirma que a série é uma seqüência de histórias em quadrinhos de propriedade da Disney, licenciada pela Abril, e que cabe exclusivamente à editora a decisão de como será editada.
"A Abril tem a licença da Disney que a permite usar histórias que criei, mas não tem o direito de usar meu nome sem minha permissão", disse Don Rosa.
Mestres Disney Sérgio Figueiredo rebateu: "Posso adiantar que nenhuma imagem do Sr. Don Rosa será usada sem a explícita autorização dele, pois esse é o nosso procedimento padrão. Na Saga do Tio Patinhas, o nome do autor será informado no conteúdo editorial, como as regras da boa edição recomendam".
Até o fechamento desta nota, os advogados de Don Rosa não haviam recebido resposta ao e-mail enviado à Abril, segundo afirmou o quadrinhista.
Assim, ainda devem ser escritos novos capítulos dessa desagradável história de bastidores.
De uma forma ou de outra, espera-se que o resultado dessa briga de gigantes seja favorável a todas as partes envolvidas, incluindo-se aí os leitores. Os quadrinhos Disney passam por uma onda de cancelamentos em alguns países, e tudo o que os fãs brasileiros desejam são boas notícias sobre o lançamento de mais HQs com a turma de Patópolis.
- Mensagem nº81
Don Rosa só brigou por isso ?
E Carl Barks que teve seu nome sempre aparecendo em mensais e coleções.
ro455- Membro Super
- Mensagem nº82
Pablo Gabriel escreveu:Don Rosa só brigou por isso ?
Só por isso? Acho um grande motivo, pena que quem sai perdendo são os leitores
D@nil.B- Membro Super
- Lema : "Aprendi que tesouro é o que EU acho valioso, não os OUTROS! Assim é que a vida deve ser!" - Patinhas MacPato
Agradecimentos Recebidos : 3
- Mensagem nº83
Você gostaria que pussesem seu nome em uma publicação sem a sua autorização? Eu não. E Barks só teve seu nome aparecendo no OMD e n'A Saga do Tio Patinhas, depois disso demorou um tempinho para as histórias dele aparecerem novamente.Pablo Gabriel escreveu:Don Rosa só brigou por isso ?
Lucas- Membro Super
- Lema : "Boa safra e baixos impostos!Esse é o meu lema!"
- Mensagem nº84
D@nil.B escreveu:Você gostaria que pussesem seu nome em uma publicação sem a sua autorização? Eu não. E Barks só teve seu nome aparecendo no OMD e n'A Saga do Tio Patinhas, depois disso demorou um tempinho para as histórias dele aparecerem novamente.Pablo Gabriel escreveu:Don Rosa só brigou por isso ?
Errado
Barks teve seu nome publicado em mensais do Pato Donald sim,no fim dos anos 80 e começo dos 90,um exemplo é a edição onde é publicado "Donald Leiteiro",e "Donald na Velha Califórnia"
D@nil.B- Membro Super
- Lema : "Aprendi que tesouro é o que EU acho valioso, não os OUTROS! Assim é que a vida deve ser!" - Patinhas MacPato
- Mensagem nº85
Desculpe, eu quis dizer que Barks não teve seu nome em destaque após o incidente com Rosa.Lucas escreveu:D@nil.B escreveu:Você gostaria que pussesem seu nome em uma publicação sem a sua autorização? Eu não. E Barks só teve seu nome aparecendo no OMD e n'A Saga do Tio Patinhas, depois disso demorou um tempinho para as histórias dele aparecerem novamente.Pablo Gabriel escreveu:Don Rosa só brigou por isso ?
Errado
Barks teve seu nome publicado em mensais do Pato Donald sim,no fim dos anos 80 e começo dos 90,um exemplo é a edição onde é publicado "Donald Leiteiro",e "Donald na Velha Califórnia"
ro455- Membro Super
- Mensagem nº86
Lucas escreveu:D@nil.B escreveu:Você gostaria que pussesem seu nome em uma publicação sem a sua autorização? Eu não. E Barks só teve seu nome aparecendo no OMD e n'A Saga do Tio Patinhas, depois disso demorou um tempinho para as histórias dele aparecerem novamente.Pablo Gabriel escreveu:Don Rosa só brigou por isso ?
Errado
Mas Barks não liga pra isso, ele quer a felicidade dos leitores
Lucas- Membro Super
- Mensagem nº87
D@nil.B escreveu:Desculpe, eu quis dizer que Barks não teve seu nome em destaque após o incidente com Rosa.Lucas escreveu:D@nil.B escreveu:Você gostaria que pussesem seu nome em uma publicação sem a sua autorização? Eu não. E Barks só teve seu nome aparecendo no OMD e n'A Saga do Tio Patinhas, depois disso demorou um tempinho para as histórias dele aparecerem novamente.Pablo Gabriel escreveu:Don Rosa só brigou por isso ?
Errado
Ah,sim.Verdade.
Foi uma pena essa briga,mas,acontece,não é verdade?
ro455- Membro Super
- Mensagem nº88
Lucas escreveu:D@nil.B escreveu:Desculpe, eu quis dizer que Barks não teve seu nome em destaque após o incidente com Rosa.Lucas escreveu:D@nil.B escreveu:Você gostaria que pussesem seu nome em uma publicação sem a sua autorização? Eu não. E Barks só teve seu nome aparecendo no OMD e n'A Saga do Tio Patinhas, depois disso demorou um tempinho para as histórias dele aparecerem novamente.Pablo Gabriel escreveu:Don Rosa só brigou por isso ?
Errado
Ah,sim.Verdade.
Foi uma pena essa briga,mas,acontece,não é verdade?
Na Minha opinião foi mancada da Abril
- Mensagem nº89
Era até pro Don Rosa ter deixado sair de..graça
Deviam e pagar pro Carl Barks se cada publicação que tivesse o nome dele fosse paga ele estaria nadando na grma
Deviam e pagar pro Carl Barks se cada publicação que tivesse o nome dele fosse paga ele estaria nadando na grma
ro455- Membro Super
- Mensagem nº90
Pablo Gabriel escreveu:Era até pro Don Rosa ter deixado sair de..graça
Não sei se você sabe, mas ele está morto
- Mensagem nº91
Eu sei disso
Não me lembre desse triste fato
Não me lembre desse triste fato
Lucas- Membro Super
- Mensagem nº92
/\ LOL
É cada pérola...
É cada pérola...
Britto- Membro Senior
- Mensagem nº93
Pra mim Don Rosa é o maior mestre Disney depois de Barks. Ele sabe unir roteiro e desenhos de maneira impecável. Um gênio!
sergiokid- Membro Ultra
Agradecimentos Recebidos : 1
- Mensagem nº94
Adoro a "história por trás da estória" em grandes aventuras do Rosa. Aliás, adoro quando os mestres disney fazem isso, juntam o real e a fantasia.
Britto- Membro Senior
- Mensagem nº95
Muitas vezes fico confuso com o que é real e o que não é. Mas isso é só um atrativo a mais nas Hqs de Rosa.sergiokid escreveu:Adoro a "história por trás da estória" em grandes aventuras do Rosa. Aliás, adoro quando os mestres disney fazem isso, juntam o real e a fantasia.
Tio Bin- Membro Senior
- Mensagem nº96
Sim Isso ocorre mesmo o Que é Real E o Que é fantasia
Ou o Que Foi Certeza que ocorreu e o que Apenas Foi "boato"
Ou o Que Foi Certeza que ocorreu e o que Apenas Foi "boato"
Lucas- Membro Super
- Mensagem nº97
A mistura a perfeita,e ele consegue passar a verdadeira essência da história!
macpatinhas- Membro Junior
- Lema : Fortuna Favet Fortibus
- Mensagem nº98
Da até para aprender historia(real e fantasiosa)
Denis- Membro Super
- Lema : Autoproclamado fã N°1 de William Van Horn
- Mensagem nº99
Ninguém mais nunca notou o imperialismo presente na obra de Don Rosa?
Fauntleroy- Membro Super
- Lema : Avô Camões, pai Guimarães Rosa, filho Filipe Chamy.
Agradecimentos Recebidos : 2
- Mensagem nº100
Eu tenho umas cem revistas da Disney ainda por "desbravar", e entre as quais está... A SAGA DO TIO PATINHAS! Eu só li aquela em formatinho, a em formato americano eu comprei mas ainda está lacradinha!
sergiokid- Membro Ultra
Agradecimentos Recebidos : 1
- Mensagem nº101
Fauntleroy escreveu:Eu tenho umas cem revistas da Disney ainda por "desbravar", e entre as quais está... A SAGA DO TIO PATINHAS! Eu só li aquela em formatinho, a em formato americano eu comprei mas ainda está lacradinha!
Idem.
» A Saga do Tio Patinhas, História e Glória da Dinastia Pato ou Todos os Milhões do Tio Patinhas?
» Vendo A Saga do Tio Patinhas vol. 2 (em inglês)
» Don Rosa desenha... Brigite?!?
» William Van Horn - O buzina! Criador do Patusco!
» Ivan Saidenberg - O criador do Morcego Vermelho e outros clássicos da produção nacional!
» Vendo A Saga do Tio Patinhas vol. 2 (em inglês)
» Don Rosa desenha... Brigite?!?
» William Van Horn - O buzina! Criador do Patusco!
» Ivan Saidenberg - O criador do Morcego Vermelho e outros clássicos da produção nacional!